JavaScript foi a linguagem de programação mais utilizada pelos brasileiros em 2023

Developer No-code
Imagem: Freepik

O GitHub analisou o uso regional das linguagens de programação para entender como o mundo está desenvolvendo software na plataforma

GitHub, a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anunciou que as cinco linguagens mais utilizadas pela comunidade brasileira na plataforma em 2023 foram JavaScript, Python, TypeScript, Java e Shell. As informações são do Innovation Graph, a plataforma de dados abertos e insights do GitHub que monitora tendências globais e locais no desenvolvimento de software.

Saiba mais sobre as top cinco linguagens de programação abaixo:

#1 JavaScript 

JavaScript conquistou o título de linguagem de programação mais popular pelo terceiro ano consecutivo. É uma linguagem utilizada principalmente para desenvolvimento web, permitindo elementos interativos em sites, como animações, validação de formulários e conteúdo dinâmico. É versátil e também pode ser utilizada para aplicativos móveis e programação no lado do servidor (Node.js).

#2 Python

Python é uma linguagem de programação versátil utilizada em diversos domínios devido à sua facilidade de aprendizado, legibilidade e ampla gama de aplicações, sendo uma excelente escolha tanto para programadores novatos quanto experientes. Pode ser utilizada para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, automação e scripts, além de desenvolvimento simples de jogos.

#3 TypeScript 

TypeScript é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que estende o JavaScript ao adicionar tipos estáticos. Isso auxilia na detecção prévia de erros, tornando o código mais robusto e legível, especialmente em projetos maiores. Integra-se facilmente com código JavaScript existente e oferece ferramentas avançadas de desenvolvimento para melhor compreensão e manutenção do código. Este é o primeiro ano em que o TypeScript ultrapassou o Java desde o seu lançamento em 2017 no ranking mundial.

#4 Java

A versatilidade, segurança e desempenho do Java a tornam a escolha preferida para várias aplicações em diferentes domínios. Pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicativos móveis, software empresarial, aplicações web e desktop, sistemas embarcados e IoT, além de jogos.

#5 Shell 

A linguagem de programação Shell é principalmente utilizada para automação de tarefas e interação com sistemas operacionais. Ela possibilita a criação de scripts para executar sequências de comandos do sistema, realizar tarefas repetitivas, manipular arquivos e processos, gerenciar fluxos de dados e controlar programas. O aumento do uso do Shell em todo o mundo indica uma expansão duradoura em operações e trabalho de infraestrutura como código no desenvolvimento open source.

Notavelmente, o JavaScript foi classificado como a linguagem mais utilizada tanto no Brasil quanto globalmente, enquanto Python, TypeScript e Java estavam todas entre as cinco linguagens mais populares em todo o mundo. Um aspecto específico para o Brasil foi que a linguagem Shell estava entre as cinco primeiras, enquanto em escala global, ela ocupou a nona posição. A quinta linguagem de programação mais popular em todo o mundo foi o C#, que ficou em nono lugar no ranking brasileiro.

A inteligência artificial tem o potencial de democratizar o campo da programação

Assim como em muitos outros países, a indústria de tecnologia no Brasil enfrenta uma escassez de trabalhadores altamente qualificados. De acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025 o mercado demandará 797.000 novos profissionais de TI. No entanto, as universidades no Brasil provavelmente não conseguirão atender a essa demanda, já que pouco mais de 50.000 pessoas se formam no setor a cada ano.

Embora aprender novas linguagens de programação possa parecer assustador ou complexo, ferramentas de codificação de IA como o GitHub Copilot estão ajudando a reduzir as barreiras de entrada no desenvolvimento de software. Facilitando a jornada de aprendizado, a IA pode ajudar as pessoas desenvolvedoras a estudar novas linguagens de programação e possibilitar uma tradução sem esforço entre diferentes linguagens, permitindo que aprendam qualquer linguagem de programação que desejarem.

De fato, 57% das pessoas desenvolvedoras acreditam que as ferramentas de codificação de IA ajudam a aperfeiçoar suas habilidades em linguagens de programação, oferecendo oportunidades para aprimoramento e redução do esforço cognitivo. Além disso, ferramentas como o GitHub Copilot Chat estão tornando possível para as pessoas desenvolvedoras receberem orientações em tempo real diretamente no editor, possibilitando o surgimento da linguagem natural como a nova linguagem de programação universal.

“No GitHub, acreditamos que a inteligência artificial transformará a maneira como o mundo desenvolve software, resultando em um aumento da produtividade e, o mais importante, em profissionais mais felizes. Ao se integrarem perfeitamente aos workflows existentes das pessoas desenvolvedoras, ferramentas de IA como o GitHub Copilot Chat podem permitir que até mesmo aqueles sem experiência técnica contribuam e explorem uma carreira no desenvolvimento de software, apoiando a economia global”, afirma Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil.


Leia também
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial

Com a crescente popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), elas tornaram-se extremamente relevantes para diversas atividades, entre elas  o […]

Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos
Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos

Com o avanço da tecnologia a passos largos, a integração da Inteligência Artificial (IA) Generativa nas áreas de recursos humanos […]

Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países
Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países

O texto foi aprovado pelos países-membros, mas a lei ainda deve passar pela etapa final com a validação do Parlamento […]

75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos
75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos

Muito dificilmente você passou o ano de 2023 sem ao menos acessar o ChatGPT. A ferramenta é uma inteligência artificial […]

Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro
Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro

A Inteligência Artificial está redefinindo a maneira como interagimos com a tecnologia e como ela molda nossa sociedade. Em diversas […]