E o metaverso? Especialista comenta o que esperar dessa tecnologia em constante evolução

Metaverso
Imagem: Freepik

O termo “metaverso” refere-se a um conceito que combina “meta” (além ou transcendent) com “universo”, representando um espaço virtual tridimensional e imersivo, onde os usuários podem interagir entre si e com objetos digitais, de maneira semelhante ao mundo real. O metaverso é frequentemente descrito como uma evolução da internet, mas de uma forma mais interativa.

A ideia do metaverso tem sido explorada em filmes, livros e jogos há décadas, mas, recentemente, ganhou mais atenção devido aos avanços tecnológicos em áreas como RV, RA, inteligência artificial e blockchain. Empresas de tecnologia e jogos estão trabalhando em direção a criar um metaverso interconectado e expansivo, onde os limites entre o mundo virtual e o mundo real se tornem cada vez mais fluidos.

Felipe Coimbra, CEO da Nexus Tecnologia, empresa de projetos em realidade virtual, comenta sobre os empecilhos: “O conceito de metaverso ainda está em constante evolução, esse ecossistema digital 3D já começou a ser explorado por grandes empresas em ativações pontuais”, afirma. “Porém, o metaverso não envolve apenas avanços tecnológicos, mas também considerações de infraestrutura, segurança, acessibilidade e aceitação cultural”, completa.

Com base em um estudo do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) divulgou, posteriormente, um artigo que relaciona as tecnologias mais importantes de 2022, o qual mostra o metaverso em 2º lugar. A tecnologia detém 62% de importância, atrás apenas do 5G, com 66%. Além disso, a pesquisa expõe o metaverso como a terceira principal atuante em 2023.

Para Coimbra, essa tecnologia pode ser benéfica em diversos aspectos: “O metaverso é interessante, até mesmo para o comércio. As pessoas criam, compram e vendem ativos digitais. Isso inclui roupas para avatares, propriedades virtuais, objetos colecionáveis e muito mais. A tecnologia de blockchain pode desempenhar um papel importante na autenticidade e rastreabilidade desses ativos”, comenta.

Além de aspectos comerciais, um dos pontos ressaltados pelo metaverso é a convergência de tecnologias. A incorporação de uma convergência mais profunda de tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e blockchain. Isso pode levar a capacidade de criar, compartilhar e interagir com ativos digitais de maneiras novas.

A Nexus Tecnologia foi pioneira no desenvolvimento de um metaverso educacional para o grupo SER educacional, usando uma plataforma própria que mescla realidade virtual com navegação em web3.0 para simular ambientes de sala de aula com avatares dos alunos e professores. Essas tecnologias, podem, ainda, possibilitar a “presença” de pessoas em eventos que estejam ocorrendo em diferentes partes do mundo, através da experiência virtual holográfica e imersão digital.

“A expectativa financeira do metaverso é gigante. As projeções de que o mercado do metaverso pode chegar a US$ 800 bilhões (ou até US$ 1 trilhão) em receita até 2024 indicam um crescimento substancial em um curto período de tempo. Isso sugere que as empresas e os desenvolvedores estão fazendo investimentos consideráveis nesse espaço e que a demanda por experiências de metaverso está aumentando”, finaliza o CEO.


Leia também
Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público
Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público

Profissionais contratados vão iniciar suas atividades em janeiro de 2024. Expectativa da empresa é convocar todos os aprovados até março […]

Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas
Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

A Acer revela, em uma conferência de imprensa em Dubai, a sua visão de “tecnologia consciente” para tecnologia concebida e […]

Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024
Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024

A Dynatrace, líder em observabilidade e segurança unificadas, revela tendências tecnológicas para 2024. Em um mundo no qual a Inteligência Artificial […]

Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década
Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década

A Indústria 4.0 engloba uma série de tecnologias avançadas que atuam na automação e impactam diretamente a produtividade de diversos […]

Huawei debate inovação tecnológica para governos durante Tech Gov Fórum SP
Huawei debate inovação tecnológica para governos durante Tech Gov Fórum SP

A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, em parceria com […]