Internet das Coisas e 5G: tendências para o 2° semestre no setor tech

Internet das Coisas e 5G
Imagem: Freepik

De acordo com pesquisa, o setor brasileiro de tecnologia da informação e comunicação crescerá 5% em 2023

O avanço do mundo tech impacta cada vez mais a rotina de empresas e a população como um todo. Segundo um novo levantamento da consultoria IDC (Instituto de Desenvolvimento Corporativo do Brasil), o mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação (TIC) crescerá 5% em 2023, chegando ao valor de US$80 bilhões.

A indústria tech está em constante mudança e, neste ano, a tecnologia vem apresentando rápida evolução e fazendo com que as empresas passem a reavaliar suas estratégias de negócios para se manterem à frente e atender às necessidades dos consumidores.

“O investimento em tecnologia é hoje uma obrigação de toda empresa que queira crescer e se destacar no mercado. O caminho também passa por executar de maneira efetiva tendências que se apresentaram e continuam relevantes”, explica Leonardo Oliani, CEO da Astéria, empresa de soluções digitais personalizadas.

Diante deste cenário, o especialista listou quais são as tendências de maior destaque no segmento tech neste ano, entre elas:  

  • Inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem se consolidado como uma tendência transformadora, contribuindo para a melhoria de processos, aprimoramento da experiência do cliente e impulsionando a inovação em diversos segmentos da economia.
O recurso envolve o agrupamento de várias tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas ao aprendizado, solução de problemas, compreensão da linguagem e tomada de decisões.

À medida que a tecnologia continua evoluindo, espera-se que a IA desempenhe um papel ainda mais relevante e impactante no dia a dia.

  •  5G e a IoT

O ecossistema de IoT(Internet das coisas), aliado ao 5G apoiará as empresas a criarem soluções cada vez mais customizadas para seus clientes. Com o 5G, as empresas terão maior capacidade na transmissão de dados, conexão avançada de dispositivos por quilômetro quadrado e uma latência ou tempo de pergunta e resposta muito menor

Atualmente, o 5G fornece conectividade global, confiável e segura para mais de 6 bilhões de dispositivos móveis de banda larga. Até 2025, o número de assinantes de IoT celular deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,6% para atingir 3,74 bilhões no final do período.

  • Gamificação 

A gamificação usa de mecanismos dos jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. Trata-se de uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes, que resulta em resultados concretos para as empresas.

  • ESG alinhado ao setor tech

Um exemplo bem atual é que por meio da tecnologia é possível proporcionar mais segurança nos estádios de futebol, implementando o cadastro de validação biométrica (reconhecimento de rosto) dos torcedores, que auxilia na identificação de autores de possíveis delitos, demonstrando um compromisso com a parte social do ESG.

Outro exemplo é no uso do monitoramento ambiental. Empresas que operam em setores que impactam diretamente o meio ambiente, como mineração, agricultura ou indústria, podem usar tecnologias avançadas para monitorar e mitigar os efeitos negativos de suas atividades no ecossistema.

“O ESG é uma medida fundamental que precisa abranger todas as regiões e setores no Brasil. Seja na governança ou nos cuidados com o meio ambiente, a tecnologia estará presente com um papel transformador e em muitos casos ela possibilitará o avanço das empresas para modelos mais sustentáveis”, finaliza Leonardo Oliani.


Leia também
Indústria 4.0: como se destacar no mercado em 2024?
Indústria 4.0: como se destacar no mercado em 2024?

A transformação digital não é mais um assunto novo no Brasil, mas o tema foi impulsionado no período pós-pandemia e […]

Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público
Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público

Profissionais contratados vão iniciar suas atividades em janeiro de 2024. Expectativa da empresa é convocar todos os aprovados até março […]

Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas
Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

A Acer revela, em uma conferência de imprensa em Dubai, a sua visão de “tecnologia consciente” para tecnologia concebida e […]

Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024
Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024

A Dynatrace, líder em observabilidade e segurança unificadas, revela tendências tecnológicas para 2024. Em um mundo no qual a Inteligência Artificial […]

Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década
Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década

A Indústria 4.0 engloba uma série de tecnologias avançadas que atuam na automação e impactam diretamente a produtividade de diversos […]