Especialista lista cinco passos para ajudar novas empresas a entender bots e inteligência artificial

Bots e inteligência artificial
Imagem: BlackJack3D / Getty Images / Canva

A tecnologia chegou com força e com ela a automação com bots e IA estão cada vez mais presentes, fazendo com que empresas precisem adotar uma abordagem mais estratégica e proativa do que o habitual. Segundo dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mais de 500 mil empresas foram fechadas no último quadrimestre de 2022, o que nos faz entender como estar atrelado com as novas tendências da tecnologia é importante. 

Vale destacar que a aplicação de recursos de IA se torna cada vez mais imperativo na escalada dos negócios no que tange a satisfação dos clientes. Isso porque vivemos na era da super velocidade e ferramentas de IA e bots conseguem sanar dúvidas e demandas dos consumidores de maneira eficiente e rápida, inclusive por meio da personalização de mensagens, fator humano extremamente relevante.

“Se preparar para o novo momento da tecnologia, com bots e IA na automação de processos, envolve uma abordagem estratégica, investimento em capacitação, foco em segurança e privacidade, além de uma mentalidade aberta para essas mudanças”, comenta o especialista Bruno Ukoski, CTO e co-fundador do Agidesk, plataforma de gestão de processos de atendimento que transforma a rotina de trabalho das empresas por meio de dados.

Para auxiliar que novas empresas mergulhem no universo de IA e bots, Bruno listou cinco passos essenciais. Confira: 

Entenda as necessidades específicas da sua empresa: Antes de pensar em implementar qualquer tecnologia, é fundamental entender quais as necessidades específicas de sua empresa, bem como, quais processos se adaptam. “Comece por identificar as tarefas repetitivas de alto volume e suscetíveis a erros, pois estas sempre podem ser automatizadas”, explica Bruno. 

Promova a colaboração entre equipes: a automação não é apenas uma iniciativa do TI, ela impacta em todas as áreas da empresa. Portanto, garanta que as equipes envolvidas em processos-chaves estejam sempre alinhadas e participem do processo de implementação. “Essa colaboração entre diferentes departamentos dentro da empresa é essencial para o sucesso da automação”, afirma Bruno.

Invista em treinamento: é necessário capacitar os funcionários para trabalharem com as novas tecnologias e isso inclui o treinamento sobre como interagir com os bots, entender os resultados gerados pela Inteligência Artificial e realizar ajustes quando necessário. Além disso, é importante explicar que a automação melhora a eficiência e libera os colaboradores para exercer atividades mais estratégicas. 

Mantenha o foco na segurança e privacidade dos dados: com a automação, uma grande quantidade de dados é processada e compartilhada, portanto certifique-se de implementar medidas adequadas de segurança cibernética e garantir a conformidade com as leis de proteção de dados, evitando assim, possíveis violações e vazamentos. 

Prepare-se para mudanças culturais: a automação pode mudar a dinâmica do trabalho em uma empresa e alguns funcionários podem sentir medo ou resistência em relação às mudanças. É importante comunicar claramente os benefícios da automação e mostrar como ela pode ser uma aliada para todos em todos os aspectos. 

“Ao seguir esses passos, as empresas estarão bem mais preparadas para tirar proveito das vantagens oferecidas por essas tecnologias e fortes o suficiente para enfrentar os desafios que surgirem no caminho. Para quem ainda não se atentou às novidades, vale entender que os dados e, consequentemente, a IA são o novo petróleo. Pense nisso!”, finaliza Bruno Ukoski. 


Leia também
Indústria 4.0: como se destacar no mercado em 2024?
Indústria 4.0: como se destacar no mercado em 2024?

A transformação digital não é mais um assunto novo no Brasil, mas o tema foi impulsionado no período pós-pandemia e […]

Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público
Serpro convoca os primeiros 200 aprovados no concurso público

Profissionais contratados vão iniciar suas atividades em janeiro de 2024. Expectativa da empresa é convocar todos os aprovados até março […]

Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas
Acer revela visão de “tecnologia consciente” para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

A Acer revela, em uma conferência de imprensa em Dubai, a sua visão de “tecnologia consciente” para tecnologia concebida e […]

Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024
Dynatrace divulga tendências tecnológicas para 2024

A Dynatrace, líder em observabilidade e segurança unificadas, revela tendências tecnológicas para 2024. Em um mundo no qual a Inteligência Artificial […]

Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década
Indústria 4.0: O salto tecnológico do Brasil na última década

A Indústria 4.0 engloba uma série de tecnologias avançadas que atuam na automação e impactam diretamente a produtividade de diversos […]