Reconhecimento facial na logística: como a tecnologia possibilita ganho de eficiência nas operações

Reconhecimento facial na logística
Imagem: Divulgação / Trimble

O ganho de eficiência na logística é um objetivo que acompanha todas as ações dos gestores de frota. No mercado atual, cada vez mais voltado à performance, a tecnologia é um importante recurso para alcançar a meta de tornar o negócio mais produtivo e rentável. Dentro deste cenário, a ferramenta de reconhecimento facial vem desempenhando um papel importante por unir ganho de produtividade ao mesmo tempo em que mitiga fraudes e aumenta o conforto para motoristas.

Ao eliminar a necessidade de cartões de acesso ou senhas, o reconhecimento facial em câmeras embarcadas nos caminhões simplifica e agiliza os processos de entrada e saída, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência operacional. Basta a câmera capturar o rosto para identificar o motorista.

No Brasil, as principais empresas de diferentes segmentos vêm adotando essa tecnologia para promover agilidade nos processos. A Trimble Transportation Latam é a companhia que oferece o serviço mais adotado entre os principais players logísticos.

“Pode parecer um ato simples que o motorista fique em um ângulo que a câmera consiga captar. Mas isso tem uma importância grande quando você observa em um contexto amplo. Com esse recurso, você confirma a identidade do motorista, reduz erros por esquecimento de crachá e evita a chance de burlar a ferramenta. Ou seja, em pequenas operações já se ganha muito mais eficiência”, explica Rony Neri, gerente da Trimble Transportation Latam.

Como funciona

O reconhecimento do condutor é feito por meio das soluções de vídeo da Trimble, equipadas com Inteligência Artificial, que são capazes de reconhecer uma série de características do rosto do motorista e comprovar a identidade.

A câmera é do tipo Driver Status Monitoring (DSM), que reconhece o rosto do motorista mesmo em diferentes ângulos e também identifica sinais de fadiga e distrações ao volante.

Para que o motorista seja identificado e autorizado a seguir viagem, a imagem capturada dele é comparada com um banco de imagens do condutor. Quando o índice é de 90% de compatibilidade, ele é autorizado a seguir. Já caso o reconhecimento não chegue a 90%, a empresa recebe a imagem e pode fazer a identificação manual.

O reconhecimento facial melhora a experiência do motorista, que não precisa ficar atrelado à necessidade de estar com o crachá, lembrando senha e nem ficar com um apito sonoro contínuo a cada vez que ele for dar a partida até que digite a senha correta.

“Reconhecimento facial não é apenas uma questão de conveniência. Ele também aprimora muito a segurança e a precisão dos processos logísticos. Com algoritmos avançados e câmeras apropriadas, a identificação facial é extremamente confiável, dificulta qualquer tentativa de fraude e reduz o número de equipamentos que o motorista precisa manusear na cabine, visto que o mesmo produto  é responsável por videomonitoramento e identificação de motoristas”, explica Leandro Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Software da Trimble Transportation.

Além dos benefícios operacionais, a implementação do reconhecimento facial é uma iniciativa que se alinha com as ações de sustentabilidade das empresas de logística. Ao eliminar a necessidade de cartões físicos ou papéis para anotações de horários dos trajetos, há uma redução do impacto ambiental. Além disso, a automatização dos processos por meio do reconhecimento facial contribui para a redução de erros humanos, evitando retrabalhos e custos adicionais. 

 

*Fonte: Trimble


Leia também
Marco Legal dos Jogos Eletrônicos irá impulsionar a indústria e a economia criativa no Brasil
Marco Legal dos Jogos Eletrônicos irá impulsionar a indústria e a economia criativa no Brasil

A indústria de jogos eletrônicos é destaque como um dos setores de maior crescimento no cenário global. No Brasil, durante […]

Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]