HDMI: o que é e para que serve?

Lateral da TV com entrada HDMI
Imagem: Divulgação / TCL

Na última década, o HDMI se tornou o tipo de cabo mais comum entre os consumidores de eletrônicos para conectar dispositivos, desde TVs até consoles de videogame e soundbars. Apesar do uso parecer simples, nem todas as pessoas entendem o que é um HDMI e quais tipos existem. Pensando nisso, a TCL, um dos players dominantes na indústria global de TV e marca líder em eletrônicos de consumo, trouxe todos os detalhes que você precisa saber e como escolher o correto, de acordo com as suas necessidades.

Dentre os pontos positivos desse conector digital, podemos destacar a qualidade de áudio e vídeo e a compatibilidade com conexões analógicas, o que significa que você pode conectar dispositivos mais antigos aos mais novos sem a necessidade de adaptadores ou conversores. Para os que jogam videogame, um dos principais benefícios do HDMI é que ele transporta sinais de vídeo e áudio de alta definição em um único cabo, para que o usuário não precise se preocupar em ter portas suficientes em sua TV ou console de jogos. Isso torna a instalação mais fácil do que as conexões analógicas mais antigas, que exigiam cabos separados para áudio e vídeo. 

Mas, afinal, o que significa HDMI?

O HDMI, sigla para High-Definition Multimedia Interface (ou Interface Multimídia de Alta Definição, em português), é um padrão de cabo de conexão universal que transmite áudio e vídeo em alta qualidade de um dispositivo para outro. A saída de vídeo fornece resolução de 4K a 120 FPS e resolução de 8K a 60 FPS. 

A primeira versão foi lançada em 2002 para substituir os cabos analógicos de áudios e vídeos como o conector DVI, que somente suporta vídeo digital. A versão mais recente do cabo HDMI é a 2.1, lançada em 2017.

A maioria dos dispositivos eletrônicos como TVs, consoles de videogame, computadores e players de Blu-Ray possuem entrada HDMI e oferecem uma maneira fácil, conveniente e de alta qualidade para os usuários conectarem e desfrutarem de conteúdo multimídia com alta definição. 

Tipos de cabo HDMI

Os cabos HDMI são finos e planos e estão disponíveis em diferentes cores, comprimentos e materiais. O tamanho e a compatibilidade com os dispositivos é o que diferencia os diversos tipos de conectores.

  • Tipo A: esse é o conector padrão mais comum usado pela maioria dos aparelhos e televisões.
  • Tipo B: o conector Tipo B possui funcionalidades similares ao Tipo A, porém tem apenas 15 pinos ao invés de 19, sendo mais robusto e menos comum, geralmente encontrado em equipamentos profissionais e de alta performance.
  • Tipo C: esse tipo de HDMI, também conhecido como conector de Mini HDMI, ocupa muito menos espaço e serve para conectar controles de videogame, por exemplo.
  • Tipo D: conhecido como Micro HDMI, esse conector é ainda menor que o Tipo C. No entanto, geralmente é usado apenas para conectar dispositivos portáveis, como smartphones e tablets.

Quais são os formatos e dispositivos compatíveis?

O HDMI é um tipo de conexão que permite conectar diferentes dispositivos a uma TV que tenha essa entrada. Ele suporta várias resoluções e taxas de quadros, o que significa que você pode conectar praticamente qualquer dispositivo à TV. Por exemplo, o padrão atual para HD é 1080p/60Hz, que oferece uma resolução de 1920×1080 pixels a 60 quadros por segundo, enquanto as TVs mais recentes de 4K UHD suportam uma resolução ainda maior, de 3840×2160 pixels a 60Hz/120Hz.

Além disso, o HDMI também suporta diferentes formatos de áudio, como canais PCM, Dolby Digital, Dolby Atmos e DTS. Assim como vários formatos de vídeo incluindo 8K Ultra HD, 4K Ultra HD, vídeo 3D com óculos ativos ou passivos, resolução Full HD 1080p e resolução HD 720p. 

 

*Fonte: TCL 

 


Leia também
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial

Com a crescente popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), elas tornaram-se extremamente relevantes para diversas atividades, entre elas  o […]

Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos
Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos

Com o avanço da tecnologia a passos largos, a integração da Inteligência Artificial (IA) Generativa nas áreas de recursos humanos […]

Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países
Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países

O texto foi aprovado pelos países-membros, mas a lei ainda deve passar pela etapa final com a validação do Parlamento […]

75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos
75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos

Muito dificilmente você passou o ano de 2023 sem ao menos acessar o ChatGPT. A ferramenta é uma inteligência artificial […]

Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro
Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro

A Inteligência Artificial está redefinindo a maneira como interagimos com a tecnologia e como ela molda nossa sociedade. Em diversas […]