Vivensis é a mais nova fornecedora de parabólicas e receptores digitais para a Siga Antenado

Receptor Vivensis VX10
Imagem: Divulgação / Receptor Vivensis VX10 / Vivensis TV Sat

A empresa vai fornecer um grande lote dos equipamentos à entidade, que gerencia a troca gratuita às famílias do CadÚnico e a migração das antigas parabólicas da banda C para a faixa Ku, por conta da implementação do novo sinal 5G

Após três meses do lançamento da linha de produtos Vivensis TV Sat – composta por antena parabólica digital, receptor de TV digital Sat HD VX10 e LNB (conversor de sinal) – a fabricante de produtos e serviços eletrônicos anuncia que passa a compor o rol de fornecedores oficiais de receptores e antenas para a Siga Antenado, entidade supervisora do processo de migração das antenas parabólicas da banda C para a banda Ku, necessário à implementação do sinal 5G no Brasil.

O sócio-fundador da Vivensis, Yvan Cabral, salienta a importância da ampliação da parceria com a Siga Antenado. “Vamos fornecer receptores e novas antenas parabólicas digitais destinadas a famílias que hoje assistem TV via parabólica e que precisam trocar seus equipamentos por outros mais atualizados”, comemora o empresário.

Com o leilão do 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu que todas as antenas parabólicas do País deixarão de funcionar na mesma faixa de sinal que leva a programação dos canais abertos das emissoras de TV aos domicílios, conhecida como banda C (3,5 Ghz), para não sofrer interferência do novo sinal 5G. Sendo assim, a população que assiste TV por parabólica terá de substituir esses equipamentos por outros mais modernos, compatíveis à tecnologia da banda Ku.

Para o lançamento do VX10, em outubro de 2022, o cantor Daniel foi escolhido pela Vivensis como a nova cara da marca, vinculando sua imagem aos materiais de divulgação e mídias digitais da Vivensis TV SAT e do VX10 por todo território nacional. “Essa união perfeita entre credibilidade e carisma do artista com a qualidade e excelência de atendimento da Vivensis, foi um dos fatores mais importantes para a rápida adoção desse produto pelo mercado e vem superando todas as nossas expectativas” celebra a diretora de Marketing da Vivensis, Patricia Vital.

A iniciativa associou a experiência de 27 anos em tecnologia via satélite da empresa, além da cobertura de atendimento a 100% dos municípios brasileiros, ao forte reconhecimento nacional de 40 anos de sucesso do cantor, levando em conta sua alta afinidade e influência junto ao público-alvo de todas as idades e regiões, fortalecendo ainda mais a marca Vivensis.

Sócio-fundador da Vivensis ensina como não ficar sem sinal de TV em casa

À medida que o 5G for sendo lançado em cada município, o sinal analógico da banda C será desligado e substituído pelo sinal digital da banda Ku, de qualidade e velocidade de sinal muito superior. Além disso, a frequência Ku permite uma oferta maior de emissoras, com uma grade maior e mais diversificada de canais, comparada à grade da banda C, que hoje oferece de 27 a 30 canais.

Segundo o IBGE, 18,9 milhões de domicílios brasileiros precisarão trocar seus equipamentos de recepção via satélite. Parte desse contingente receberá os equipamentos gratuitamente, por estar inscrita em programas sociais do governo federal. E uma outra parte desses consumidores precisará comprar antena parabólica e receptor para banda Ku nas lojas especializadas do varejo.

Yvan Cabral destaca a importância da substituição desses equipamentos ser feita por meio de empresas e técnicos especializados.

“A gente sempre recomenda que o consumidor procure um técnico especializado, para que eles garantam não só a melhor performance no funcionamento inicial, como também a não suscetibilidade da antena às intempéries climáticas. O segundo ponto é que podem ocorrer configurações equivocadas, no momento da instalação, o que pode comprometer a qualidade do sinal”, adverte.

Com o sistema H265, Cabral esclarece que é preciso fazer a fixação da antena de maneira adequada e que o equipamento precisa estar na posição correta, bem nivelado, além de ser fixado com furadeira e parafusos adequados, entre outros cuidados. “São pontos que precisam ser considerados, para que não haja comprometimento da qualidade do sinal. E o instalador é o agente principal dessa mudança, pois detém conhecimento e informações necessárias”, salienta.

Para solicitar a troca dos equipamentos

O agendamento para a troca dos equipamentos já pode ser feito pelas famílias registradas no Cadastro Único, por meio da central de atendimento da Siga Antenado, no telefone 0800 729 2404, ou pelo site www.sigaantenado.com.br. A Vivensis está entre as empresas parceiras selecionadas para oferecer serviços de instalação desses kits gratuitos, oferecidos pela entidade.

A partir do agendamento confirmado na área de atuação da Vivensis, um distribuidor credenciado da empresa comparece à residência do cliente que solicitou a troca, confirma os critérios de elegibilidade para substituição gratuita e realiza a instalação dos equipamentos. Mas é preciso reforçar que o cliente deve possuir uma antena parabólica banda C, mais antiga, em pleno funcionamento.  

Após a instalação, o parceiro técnico da Vivensis demonstrará as funcionalidades do receptor e a lista de canais disponíveis, que atualmente  chega a mais de 60.

Linha Vivensis TV Sat é livre de mensalidade

A Vivensis TV SAT é totalmente livre de mensalidade e foi desenvolvida para levar qualidade de imagem gratuita e acessível para os lugares mais distantes do Brasil. A meta da marca é atender 25% do total de domicílios brasileiros que precisarão trocar seus equipamentos de recepção via satélite.

O novo receptor VX10 possui tecnologia de compressão de vídeo H265 e decodificação DVBS2X, proporcionando uma ótima qualidade de imagem e performance (com capacidade para decodificar o sinal dos satélites disponíveis em banda KU); alta definição (full HD); sintonia de canais automáticos; função de gravação; saída de áudio & vídeo (analógico), HDMI e o mais importante: é compatível com sistema SAT HD e com televisores de tubo, telas planas e smart tvs.

O equipamento foi homologado pelo laboratório da Universidade Mackenzie, é creditado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, passou por um rigoroso processo de controle de rastreabilidade de matéria prima e por outras inspeções de qualidade, cumprindo o conjunto de normas e diretrizes da Siga Antenado. Foi aprovado também pela Verimatrix, empresa especializada em segurança de conteúdo para serviço de televisão digital.

Já as antenas atendem todos os critérios da Sat HD, banda Ku e TV por assinatura, feitas de chapas de aço galvanizadas com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática a pó. Possuem alta durabilidade, resistência, com espessura e peso que garantem 100% de aprovação em testes de ventania de até 110 Km por hora.


Leia também
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial
Tecnologia: desenvolvimento de softwares e os benefícios concretos do uso da inteligência artificial

Com a crescente popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), elas tornaram-se extremamente relevantes para diversas atividades, entre elas  o […]

Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos
Inteligência Artificial está transformando o cenário do Recursos Humanos

Com o avanço da tecnologia a passos largos, a integração da Inteligência Artificial (IA) Generativa nas áreas de recursos humanos […]

Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países
Regulamentação da IA na União Europeia: especialista comenta sobre acordo e a aplicação da legislação em outro países

O texto foi aprovado pelos países-membros, mas a lei ainda deve passar pela etapa final com a validação do Parlamento […]

75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos
75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos

Muito dificilmente você passou o ano de 2023 sem ao menos acessar o ChatGPT. A ferramenta é uma inteligência artificial […]

Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro
Ética na IA: garantindo uma abordagem responsável para o futuro

A Inteligência Artificial está redefinindo a maneira como interagimos com a tecnologia e como ela molda nossa sociedade. Em diversas […]