Saiba mais sobre o cross connect, um dos modelos mais confiáveis de conexão para Data Centers

Data Centers
Imagem:

Modelo de conectividade tem como benefício a redundância de conexão e a relação custo-benefício

Quando se fala em Data Centers, o assunto conectividade é um dos primeiros a vir à tona. Considerado um dos mais básicos e, ao mesmo tempo críticos aspectos das operações de centros de dados, o desempenho de conexão pode ser influenciado por uma série de mecanismos e metodologias. O modelo cross connect, ou conexão cruzada, é um dos possíveis caminhos para aumentar a eficácia das conexões de rede em Data Centers. 

O mecanismo consiste em uma conexão física direta entre diferentes pontos dentro das instalações de um Data Center, permitindo que a transferência de dados seja realizada de forma mais rápida e eficiente. Dessa forma, é possível conectar um rack de Colocation a diversos serviços, como um ISP, operadora de telecomunicações, provedor de rede ou provedor de nuvem diretamente no ambiente de TI do cliente. Todo o processo é realizado por meio de hardwares (cabos, cordões e jumpers), que são conectados fisicamente entre os racks. 

“A principal vantagem do modelo cross connect é a confiabilidade do método. Por não depender da internet pública e nem de nenhum equipamento ativo, podemos garantir conexões que não são suscetíveis a problemas de latência ou congestionamento, além de uma velocidade maior e constante em um ambiente totalmente controlado. O objetivo é eliminar quaisquer complicações que possam ser encontradas pelo cliente durante o uso das redes disponibilizadas,” comenta Fernando Ribeiro, Coordenador de Sistemas da ODATA. 

As vantagens vão além: o uso da cross connect reduz drasticamente o potencial de falhas, já que considera apenas os pontos mais fortes das redes conectadas. A perda de dados e suscetibilidade a ataques cibernéticos também é mitigada em conexões cruzadas, já que dispensa o uso de redes públicas, que são mais vulneráveis a interferências externas. Os dados são transferidos de forma segura, com chances reduzidas de perdas e exposições da dados através do uso de redes privadas. Desse modo, as chances de perda financeira também são drasticamente reduzidas. 

A segurança é um forte ponto a favor do uso do método cross connect, pois ainda que os dados armazenados e compartilhados sejam propriamente protegidos por métodos como criptografia ou monitoramento e limitação de direitos de acesso, o uso de redes públicas expõe o conteúdo a uma série de possibilidades de ataques. “Este método pode ser utilizado como uma solução híbrida por meio da realização de uma conexão cruzada entre o serviço do fornecedor de nuvem e a rede privada do cliente, resultando em uma diminuição significativa nas chances de exposição de dados”, comenta Ribeiro. 

A conexão cruzada aparece, portanto, como uma alternativa mais segura e econômica para a transferência de dados e demais operações em Data Centers de Colocation. Além disso, o ambiente de TI das empresas se torna mais confiável e controlado, bem como oferece um melhor desempenho para as constantes operações de redes que ocorrem dentro dos Data Centers. 

*Imagem: Freepik


Leia também
Líderes de Data & Analytics devem usar a inteligência coletiva para impulsionar valor para os negócios, diz Gartner
Líderes de Data & Analytics devem usar a inteligência coletiva para impulsionar valor para os negócios, diz Gartner

Os analistas discutem o papel em evolução dos líderes de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics […]

O que eu, mulher, já vivi no mercado de Tecnologia
O que eu, mulher, já vivi no mercado de Tecnologia

Que mulher nunca ouviu alguma dessas frases no seu dia a dia de trabalho? “Lá vem a (nome da mulher) […]

5G: o impulso para uma América Latina conectada
5G: o impulso para uma América Latina conectada

Com o aumento do uso de smartphones e outros dispositivos móveis, acompanhados da disponibilidade generalizada de internet de alta velocidade, […]

Anatel realiza apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2023
Anatel realiza apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2023

Os resultados, com base na avaliação de 72 mil consumidores, permitem saber, por unidade da federação, a satisfação e percepção […]

4 eficiências operacionais que a IA traz para as empresas
4 eficiências operacionais que a IA traz para as empresas

Automatização, otimização de processos e redução de falhas humanas são alguns avanços nas rotinas empresariais A Inteligência Artificial (IA) está […]