Tecnologia

Como o investimento em tecnologia contribui para a sobrevivência das empresas no mercado?

Definitivamente, não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) vem caminhando para tornar-se parte importante do nosso dia a dia. No ambiente de negócios esta realidade não é diferente, e o investimento em novas soluções tem se mostrado crucial para garantir a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais ágil e competitivo.

Continua após o anúncio

Contudo, parte dos recursos de Inteligência Artificial oferecidos atualmente são limitados comparado a todo o potencial que a tecnologia pode atingir. E, da mesma forma que a IA tem muito a se desenvolver, o mercado ainda apresenta um baixo grau de maturidade no que diz respeito às possíveis aplicações da IA nos negócios

Neste sentido, é preciso que o investimento em tecnologia, especialmente em Inteligência Artificial, seja fomentado, com o objetivo de garantir que as empresas atinjam um nível de maturidade tecnológico adequado para oferecer soluções aderentes a um mercado cada vez mais exigente com relação à inovação.

Perspectivas de investimento em tecnologia

A expectativa é que esse cenário se transforme cada vez mais. De acordo com relatório recentemente divulgado pela Brasscom, os investimentos em Inteligência Artificial apresentam uma perspectiva de crescimento de 18% ao ano até 2025, com uma receita de R$ 49,7 bilhões.

Assim, levando em consideração a evolução digital, será cada vez mais improvável que as empresas consigam crescer sem o auxílio do investimento em tecnologia. Isso porque, a alta competividade do mercado e a demanda por automação como geradora de vantagem estratégica serão impeditivos para o avanço sem que haja o suporte de recursos de inovação. Aquelas que não se adequarem, perderão vantagem competitiva e apresentarão desempenho inferior aos seus concorrentes.

O mercado está acompanhando esse movimento há algum tempo e, segundo a Gartner, os gastos mundiais com TI devem crescer cerca de 4% em 2022, totalizando US$ 4,4 trilhões. Entretanto, se considerarmos todo o alcance da tecnologia, envolvendo sistemas, operações, infraestrutura cloud e segurança, é provável que esta estimativa seja superada.

Principais tendências tecnológicas para empresas

As mudanças nos modelos de trabalho e hábitos resultantes do cenário pandêmico, a necessidade de maior segurança tendo em vista as novas ameaças cibernéticas, o aumento da disponibilidade de serviços gerenciados em cloud, e a necessidade de aumento de eficiência operacional por meio do uso de dados, serão fatores que impulsionarão cada vez mais o desenvolvimento tecnológico, que tende a acelerar nos próximos anos.

Entre as principais tecnologias a serem demandadas estão cloud computing, ferramentas de cybersecurity, ferramentas de ETL (Extract Transform Load) e engenharia de dados, machine learningdeep learning, visão computacional, IoT (Internet of Things) e Edge computing.

No mercado corporativo, esses recursos serão aplicados para solucionar problemas pontuais e específicos de cada área dentro de um negócio. Mas, para isso, as companhias ainda precisam expandir seu conhecimento sobre seus problemas de negócios e como a inovação pode superá-los contando com a tecnologia adequada para gerar a solução. Compreender esse cenário será mandatório para as empresas que desejam sobreviver ao futuro. 

Por Paulo Campos 

*Imagem: Pexels


Leia também
Realidade aumentada eleva nível de integração de novos funcionários da linha de frente mesmo em mercados de trabalho mais retraídos

Realidade aumentada eleva nível de integração de novos funcionários da linha de frente mesmo em mercados de trabalho mais retraídos

Um projeto de pesquisa iniciado pela TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e...

Copa do Mundo 2022: como funciona a Rede de Distribuição de conteúdo (CDN)

Copa do Mundo 2022: como funciona a Rede de Distribuição de conteúdo (CDN)

Um dos principais eventos esportivos, a Copa do Mundo 2022, está acontecendo no Catar. Nesta edição, a transmissão...

Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm proporcionado uma verdadeira revolução, que...

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

A tendência global de virtualização das redes de telecomunicações em tecnologia de 5G está impulsionando a...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário