Tecnologia

Dassault Systèmes lança solução de Avaliação do Ciclo de Vida na Plataforma 3DEXPERIENCE para transformar o processo de inovação sustentável

Combinação de tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) com recursos de avaliação do ciclo de vida oferece novas maneiras de configurar requisitos desde o início do processo e medir a sustentabilidade das decisões antes de implementá-las

Continua após o anúncio

Dassault Systèmes anuncia o lançamento da "Sustainable Innovation Intelligence", sua solução de avaliação do ciclo de vida, que permite às empresas minimizar os impactos ambientais dos produtos, materiais e processos que criam, ajudando a impulsionar a economia circular. Completamente incorporada à plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e abrangendo toda a cadeia de valor, a solução baseada em Nuvem integra, de forma exclusiva, o banco de dados ecoinvent sobre os impactos de mais de 18.000 processos industriais e agrícolas, em design virtual, desenvolvimento de produtos, engenharia de manufatura, operações e logística.

"Construir coletivamente uma economia sustentável requer transformar o processo de inovação sustentável, desde a extração de matérias-primas até a utilização, reutilização e reciclagem", diz Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. "Seja nos segmentos de Manufatura, Infraestrutura e Cidades ou Ciências da Vida, as experiências das ciências de dados que combinam recursos de LCA (avaliação de ciclo de vida) com tecnologias de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins) oferecem às empresas novas maneiras de inovar, entendendo como suas decisões afetam os recursos naturais, os ecossistemas e a saúde. Por meio de nossa plataforma 3DEXPERIENCE, nosso objetivo é ajudar as empresas a contribuírem para a 'Década de Ação' das Nações Unidas e prosperarem ao fazê-lo". 

Muitas empresas estão trabalhando para reduzir as emissões de acordo com a ciência climática e pretendem desenvolver mais modelos de negócios circulares até 2030, redesenhando suas linhas de produtos e sistemas de manufatura. No entanto, a maioria das soluções de negócios disponíveis no mercado atualmente ainda continuam focadas em medir a pegada da economia do passado, retroativamente. Para impulsionar a inovação sustentável disruptiva, as empresas precisam integrar os princípios do ecodesign no pensamento preventivo (upstream thinking) sobre seus futuros produtos e processos, antes que haja qualquer impacto ambiental no mundo real. Os universos virtuais oferecem esta oportunidade.  

Ao combinar dados de Life Cycle Assessment (Avaliação de Ciclo de Vida) com tecnologias de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins), a solução "Sustainable Innovation Intelligence" capacitará especialistas em Avaliação de Ciclo de Vida, designers industriais, engenheiros de produto e engenheiros de manufatura a criarem ciclos de vida circulares, estabelecendo requisitos de sustentabilidade desde o início e conduzindo-os de forma colaborativa ao longo das fases de design, desenvolvimento de produto e engenharia de manufatura. A solução integra o fornecimento de materiais, projeto, manufatura, operações, logística, vendas, marketing e gerenciamento do fim de vida, fornecendo percepções em tempo real que permitem que as equipes identifiquem problemas ou melhorias virtualmente, antes de agirem sobre eles, e garantam a rastreabilidade e a confiabilidade.  

A solução "Sustainable Innovation Intelligence" baseia-se no banco de dados de inventário do ciclo de vida da Associação ecoinvent - sem fins lucrativos, cujos conjuntos de dados medem e fornecem informações sobre os recursos naturais retirados do meio ambiente, a poluição lançada na água e no solo, as emissões lançadas no ar, os produtos solicitados de outros processos e, os produtos, coprodutos e resíduos produzidos em diversos setores aos níveis global e regional.  

"Nossa parceria com a Dassault Systèmes é a primeira com uma empresa de software em que nosso banco de dados é utilizado no início dos processos de engenharia de produto e manufatura para avaliações de sustentabilidade", afirma Emilia Moreno Ruiz, Diretora Interina da Associação ecoinvent. "A Avaliação de Ciclo de Vida traz as métricas necessárias para avaliar os impactos ambientais em todo o ciclo de vida do produto. Integrar isto com a tecnologia de Gêmeo Virtual abre novas possibilidades para lidar com estes impactos desde o início".  

*Imagem: Divulgação/Dassault Systèmes 

 


Leia também
Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm proporcionado uma verdadeira revolução, que...

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

A tendência global de virtualização das redes de telecomunicações em tecnologia de 5G está impulsionando a...

Tecnologia deve ter o objetivo de escalar negócios

Tecnologia deve ter o objetivo de escalar negócios

Para que um negócio se desenvolva de forma plena, as empresas precisam reinventar se e aprimorar se de tempos em tempos. Nesse sentido, o uso...

Gartner prevê sete tecnologias disruptivas que afetarão as vendas até 2027

Gartner prevê sete tecnologias disruptivas que afetarão as vendas até 2027

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, recomenda que os líderes de vendas trabalhem para reconhecer,...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário