5G: conectividade para transformar o futuro dos negócios na era digital

5G
Imagem:

Todo fim e começo de ano é a mesma coisa: fazemos uma retrospectiva do que passou e, ao mesmo tempo, buscamos as tendências para ajudar a impulsionar o novo ciclo. Nesse cenário, as empresas não são exceção. Este, afinal, é um período bastante importante para definição de estratégias e análises. A verdade, porém, é que um tema tem se repetido nas listas há um bom tempo: o 5G.

Mas, se é verdade que ele parece cada vez mais próximo, também é fato que ainda estamos longe de perceber o real potencial que a quinta geração das conexões de Internet Móvel trará, de fato, às companhias. Por quê? Simples: estamos falando de um ganho exponencial na capacidade de interação entre máquinas, maior capacidade para transformar o Big Data em insights verdadeiramente precisos e muito mais velocidade para a tomada de decisões.

De acordo com analistas do Gartner, a grande diferença entre o 5G e as outras gerações de conexão móvel é o foco que a transformação da tecnologia tem. Em outras palavras, enquanto as anteriores focavam mais no usuário em si, a capacidade desta nova era se concentra diretamente no poder de mobilidade e de inteligência trazida às aplicações, dispositivos, sistemas e tudo o que cerca este vultuoso ecossistema de Tecnologia da Informação digital.

Isso não significa excluir as pessoas da evolução, evidentemente. Ao contrário. A grande transformação o 5G para o mudo está justamente na habilidade de construir ambientes mais inteligentes, integrados e eficientes, que retornarão em ganhos de todos os tipos para os indivíduos – sejam eles clientes, colaboradores etc.

A inovação trazida pelas redes 5G vai além da velocidade na conexão com a Internet. Mais do que isso, este avanço tecnológico significa o impulso a uma nova rota de transformação para o modo como planejamos, conduzimos e propomos os negócios. Em tempos marcados pela demanda por agilidade e eficiência, a evolução das conexões tem tudo para significar o início de uma nova era de oportunidades para o uso inteligente da tecnologia, como um agente para melhorar a rotina em nossas cidades e a eficácia das iniciativas nas empresas, por exemplo.

Estamos falando de enormes possibilidades para ampliar a inteligência das fábricas e melhorar a capacidade de resolver questões como gerenciamento remoto de plantas fabris, gerenciamento completo e preditivo de estoques, gestão de espaços de maneira digital, automação inteligente e muito mais. Com o 5G, caminhamos para integrar sistemas complexos, reduzindo custos, mitigando as chances de erros e maximizando os investimentos em logística, atendimento e produção, entre outros.

Não por acaso, também de acordo com projeções do Gartner, a indústria de 5G deverá crescer 39% em 2021, totalizando US$ 19,1 bilhões – contra US$ 13,7 bilhões registrado em 2020. O número é grandioso, mas vale destacar que a tendência é que esse mercado ainda cresça muito mais nos próximos anos, à medida que o uso de recursos compatíveis com a nova geração de Internet Móvel ganhe escala e que a procura por serviços inteligentes amadureça junto aos consumidores – sejam eles clientes finais ou grandes organizações. 

Para tanto, é importante destacar o crescimento de outras áreas que demandarão e ganharão, efetivamente, com a consolidação do 5G. Áreas como a de aplicações de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) e ligada ao uso da Inteligência Artificial (IA) são exemplos de segmentos que certamente puxarão as iniciativas para quinta geração da conexão móvel. Com a nova conexão móvel, essas tendências tecnológicas deverão se tornar ainda mais efetivas e trazer maior visibilidade às operações, acelerando a automação de processos e a análise de dados como arma para a melhora contínua da eficiência operacional de seus negócios.

Não por acaso, uma pesquisa da EY indicou que quase 70% dos líderes da área de telecomunicações acreditam que as redes 5G, o IoT e a Inteligência Artificial serão os principais propulsores da transformação digital nas empresas na próxima década. Os executivos de hoje devem entender que a mudança trazida por essas soluções inteligentes é o que guiará a sustentação de seus negócios no futuro. Esse é o único horizonte possível nesse momento.

Com maior velocidade e eficiência, as companhias poderão ascender a uma nova era de digitalização, incluindo a adoção de serviços específicos para o aprimoramento de suas operações. Dessa forma, devemos ver um crescimento dos negócios XaaS (Everything as a Service, em inglês), com serviços customizados para o atendimento das empresas. O objetivo será potencializar a rede de sensores e sistemas instalados gerando mais rentabilidade e eficiência aos negócios.

Em curto prazo, estaremos diante de uma malha hiperconectada, que incluirá desde carros autônomos até equipamentos domésticos e sensores de automação industrial. Isso significa que o 5G representará uma oportunidade para acelerar a transformação das fábricas, integrando e permitindo que novas tecnologias possam ser aplicadas às produções, agregando mais agilidade e dinamismo aos contatos e às ofertas de serviços, produtos e de atendimento.

A quinta geração da conexão móvel será o ponto de partida para mudanças de impacto que ainda estamos apenas começando a descobrir. O que sabemos é que essas alterações valerão a pena – ainda que exijam de nós muito mais atenção à segurança e à tecnologia que utilizamos. Com o apoio dos parceiros certos e da mentalidade voltada à inovação, as companhias têm muito a ganhar com o 5G, criando, de fato, uma rede conectada, inteligente e única.  

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND 

*Imagem: Pexels

 


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]