Plataformas digitais estão ajudando na construção de indústrias mais sustentáveis, indica pesquisa

Imagem de  um notebook no escritório
Imagem:

Em um mundo cada vez mais pautado pela urgência climática, a maneira como consumimos, fabricamos e protegemos o meio ambiente está no centro das atenções. Neste cenário, a Dassault Systèmes reforça e destaca o papel que as novas tecnologias de digitalização podem representar como uma opção prática para se explorar ambientes virtuais, verificar novas opções de fabricação e reduzir impactos ao planeta, antes mesmo de a produção física começar.  

De acordo com a mais recente pesquisa feita pela Dassault Systèmes, o novo ambiente tecnológico e digital pode ajudar a gerar mais de 60% de economia de tempo para as empresas que utilizam a simulação 3D. Além disso, a análise indica a redução de cerca de 40% nos estoques e de até 50% no tempo gasto com os ciclos de produção.   

Isso significa que, ao utilizar as experiências virtuais, como a simulação 3D e a colaboração em plataformas digitais, a manufatura cada vez mais terá condições de enfrentar seu maior desafio de ruptura dos últimos séculos, conquistando de fato as novas abordagens para ajudar a construir um planeta mais sustentável.  

A partir de plataformas colaborativas, a indústria poderá expandir sua participação, antes limitada a quatro paredes, para uma verdadeira rede global de valor agregado. À medida que as companhias demandam respostas mais ágeis e precisas, por exemplo, soluções digitais e a simulação 3D permitirão ajudar a reduzir custos, diminuindo o uso de matérias-primas, aumentando o reuso de materiais e, ainda, melhorar a performance e o tempo de chegada de produtos ao mercado, sempre de forma íntegra para proteger o meio ambiente.  

Por meio de plataformas digitais 3D e de ambientes Cloud pode aumentar a produtividade e minimizar problemas nos produtos antes mesmo de a produção iniciar. Teremos novos sistemas para integrar empresas com fornecedores e com o mercado como um todo.   

Com isso, eventuais práticas inadequadas serão ajustadas prontamente, sempre protegendo os dados e os interesses dos clientes e da sociedade. A simulação digital também trará ganhos imensuráveis, inclusive eliminando maquetes físicas por estudos prévios digitais, capazes de acompanhar o comportamento dos produtos antes de eles estarem disponíveis no mundo real. Dessa forma, essas companhias terão a oportunidade de aumentar o desempenho,  confiabilidade e segurança na criação de protótipos com novos materiais, mais ecológicos e baratos.  

1 – https://discover.3ds.com/optimize-production-flows-and-remove-bottlenecks-pharmaceutical-manufacturing 

 


Leia também
Futurecom 2023: Engetron apresenta linhas de nobreaks modulares integrados à Internet das Coisas
Futurecom 2023: Engetron apresenta linhas de nobreaks modulares integrados à Internet das Coisas

Novas linhas levam mais confiabilidade e estabilidade de energia para aplicações críticas A Engetron, empresa brasileira líder em fabricação de nobreaks, […]

IA vs. Profissionais de TI: Quem dominará o futuro do setor?
IA vs. Profissionais de TI: Quem dominará o futuro do setor?

Já não é mais segredo para ninguém que a Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais repercutidos no mundo […]

5 maneiras para o ChatGPT poder ajudar nas empresas
5 maneiras para o ChatGPT poder ajudar nas empresas

De acordo com o especialista da Harness, ferramenta não deve substituir as pessoas, mas aprimorar sua forma de trabalhar A […]

Como preparar sua casa para o calor que deve chegar?
Como preparar sua casa para o calor que deve chegar?

Com a expectativa de altas temperaturas no Brasil nos próximos meses, é preciso atenção para aliar conforto e segurança O […]

GitHub Copilot Chat é liberado para todas as pessoas
GitHub Copilot Chat é liberado para todas as pessoas

Em julho deste ano, o GitHub anunciou a versão beta pública do GitHub Copilot Chat para todas as pessoas que utilizam o […]