Tecnologia

Plataformas digitais estão ajudando na construção de indústrias mais sustentáveis, indica pesquisa

Em um mundo cada vez mais pautado pela urgência climática, a maneira como consumimos, fabricamos e protegemos o meio ambiente está no centro das atenções. Neste cenário, a Dassault Systèmes reforça e destaca o papel que as novas tecnologias de digitalização podem representar como uma opção prática para se explorar ambientes virtuais, verificar novas opções de fabricação e reduzir impactos ao planeta, antes mesmo de a produção física começar.  

Continua após o anúncio

De acordo com a mais recente pesquisa feita pela Dassault Systèmes, o novo ambiente tecnológico e digital pode ajudar a gerar mais de 60% de economia de tempo para as empresas que utilizam a simulação 3D. Além disso, a análise indica a redução de cerca de 40% nos estoques e de até 50% no tempo gasto com os ciclos de produção.   

Isso significa que, ao utilizar as experiências virtuais, como a simulação 3D e a colaboração em plataformas digitais, a manufatura cada vez mais terá condições de enfrentar seu maior desafio de ruptura dos últimos séculos, conquistando de fato as novas abordagens para ajudar a construir um planeta mais sustentável.  

A partir de plataformas colaborativas, a indústria poderá expandir sua participação, antes limitada a quatro paredes, para uma verdadeira rede global de valor agregado. À medida que as companhias demandam respostas mais ágeis e precisas, por exemplo, soluções digitais e a simulação 3D permitirão ajudar a reduzir custos, diminuindo o uso de matérias-primas, aumentando o reuso de materiais e, ainda, melhorar a performance e o tempo de chegada de produtos ao mercado, sempre de forma íntegra para proteger o meio ambiente.  

Por meio de plataformas digitais 3D e de ambientes Cloud pode aumentar a produtividade e minimizar problemas nos produtos antes mesmo de a produção iniciar. Teremos novos sistemas para integrar empresas com fornecedores e com o mercado como um todo.   

Com isso, eventuais práticas inadequadas serão ajustadas prontamente, sempre protegendo os dados e os interesses dos clientes e da sociedade. A simulação digital também trará ganhos imensuráveis, inclusive eliminando maquetes físicas por estudos prévios digitais, capazes de acompanhar o comportamento dos produtos antes de eles estarem disponíveis no mundo real. Dessa forma, essas companhias terão a oportunidade de aumentar o desempenho,  confiabilidade e segurança na criação de protótipos com novos materiais, mais ecológicos e baratos.  

1 - https://discover.3ds.com/optimize-production-flows-and-remove-bottlenecks-pharmaceutical-manufacturing 

 


Leia também
Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Confira as 10 tendências tecnológicas mais promissoras para 2023

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm proporcionado uma verdadeira revolução, que...

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

Indústria de telecomunicações se movimenta no ecossistema de 5G

A tendência global de virtualização das redes de telecomunicações em tecnologia de 5G está impulsionando a...

Tecnologia deve ter o objetivo de escalar negócios

Tecnologia deve ter o objetivo de escalar negócios

Para que um negócio se desenvolva de forma plena, as empresas precisam reinventar se e aprimorar se de tempos em tempos. Nesse sentido, o uso...

Gartner prevê sete tecnologias disruptivas que afetarão as vendas até 2027

Gartner prevê sete tecnologias disruptivas que afetarão as vendas até 2027

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, recomenda que os líderes de vendas trabalhem para reconhecer,...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário