Metodologia reforça transformação digital da indústria de mineração

Indústria de mineração
Imagem:

Hoje, toda a cadeia de mineração está se vendo diante de uma crescente complexidade para se planejar e gerenciar as plantas de maneira cada vez mais eficiente. Ao mesmo tempo, as empresas continuam a ter que lidar com temas como segurança, excelência operacional, sustentabilidade, uso de fontes de energia renovável para reduzir a emissão de CO2, redução de custos e a busca por novos materiais para extração. Para trazer respostas mais adequadas para estes desafios, Dassault Systèmes tem trabalhado em uma solução focada no Planejamento Estratégico de Minas (RSMP – de Robust Strategic Mine Planning, em inglês). 

A solução RSMP da Dassault Systèmes oferece análise contínua de cenários, gestão virtual de ativos e ferramentas de gerenciamento de informações para otimizar os processos de planejamento, construção ou expansão, manutenção e operação de minas. Para isso, promove como diferencial, a integração de diferentes tecnologias de simulação digital, engenharia de requisitos, governança de dados, processos e colaboração entre equipes por meio da plataforma 3DEXPERIENCE. 

Para simplificar a tomada de decisão dos gestores, a metodologia Robust Strategic Mine Planning integra simulação digital e avaliação inteligente de milhares de cenários simultaneamente. Os clientes que já experimentam a metodologia obtiveram benefícios amplos, incluindo ganhos entre 10% e 50% em NPV (Net Present Value).  

Baseada no método de “Design Robusto” (também conhecido como “Método Taguchi”), que vem sendo aplicado com sucesso em muitos outros setores, RSMP busca agregar maior qualidade ao design dos processos de produção e gestão de minas, reduzindo o efeito da variabilidade nos resultados gerais da produção. 

A metodologia da Dassault Systèmes utiliza a inovação e o potencial analítico de tecnologias de simulação virtual e de controle real das operações para avaliar a volatilidade de fatores externos sujeitos a diferentes configurações de design. A plataforma 3DEXPERIENCE, integrada a todo o portfólio da Dassault Systèmes para mineração, consegue avaliar milhares de variáveis ??econômicas, geológicas e geomecânicas de forma recorrente, destacando quais são as melhores opções para a construção, expansão ou otimização de plantas de mineração. 

Outro ponto importante é que RSMP, em conjunto com demais soluções da Dassault Systèmes, permite a avaliação preditiva, com projeções de cenários para o futuro e de gestão de todos os ativos relacionados à produção. O foco é criar uma base de acompanhamento e de desenvolvimento que seja útil para todo o ciclo de vida dos ativos de mineração. Dessa forma, queremos nos posicionar como um parceiro estratégico capaz de ajudar as mineradoras e todo o setor a extrair o máximo de suas operações, agregando mais confiabilidade, sustentabilidade e governança em suas instalações. 

*Imagem: Dassault Systèmes

 


Leia também
Líderes de Data & Analytics devem usar a inteligência coletiva para impulsionar valor para os negócios, diz Gartner
Líderes de Data & Analytics devem usar a inteligência coletiva para impulsionar valor para os negócios, diz Gartner

Os analistas discutem o papel em evolução dos líderes de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics […]

O que eu, mulher, já vivi no mercado de Tecnologia
O que eu, mulher, já vivi no mercado de Tecnologia

Que mulher nunca ouviu alguma dessas frases no seu dia a dia de trabalho? “Lá vem a (nome da mulher) […]

5G: o impulso para uma América Latina conectada
5G: o impulso para uma América Latina conectada

Com o aumento do uso de smartphones e outros dispositivos móveis, acompanhados da disponibilidade generalizada de internet de alta velocidade, […]

Anatel realiza apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2023
Anatel realiza apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2023

Os resultados, com base na avaliação de 72 mil consumidores, permitem saber, por unidade da federação, a satisfação e percepção […]

4 eficiências operacionais que a IA traz para as empresas
4 eficiências operacionais que a IA traz para as empresas

Automatização, otimização de processos e redução de falhas humanas são alguns avanços nas rotinas empresariais A Inteligência Artificial (IA) está […]