Primeiro Reality Show de eletricistas estreia em outubro no Brasil

Reality Show Eletricista Independente
Imagem:

Episódios serão transmitidos a partir do dia 17 pelo YouTube; programa celebra Mês do Eletricista e tem como objetivo capacitar os empreendedores do setor

Valorizar a profissão de eletricista e ajudar os profissionais a compreenderem – comercial e tecnicamente – as necessidade do setor, capacitando-os para que possam se diferenciar dentre os demais empreendedores é o objetivo do programa “Eletricista Independente”, primeiro reality show desse segmento no Brasil, que estreia em outubro, no YouTube.

Produzido pela Sala da Elétrica, empresa de cursos e treinamentos comandada pelo engenheiro eletricista, professor e palestrante Everton Moraes, o programa é dividido em quatro episódios em que três eletricistas autônomos receberão mentoria para se desenvolverem em diversas áreas.

O eletricista independente é, hoje em dia, muito desvalorizado. Infelizmente, quando se faz necessário um serviço de eletricidade em uma residência, as pessoas contratam profissionais muitas vezes desqualificados, aventureiros e sem qualificação técnica porque acham caro um serviço de instalação elétrica”, afirma Everton Moraes, que idealizou o reality. 

Nós constatamos que os eletricistas que decidem atuar de forma autônoma enfrentam inúmeras dificuldades, em especial no início da carreira, por acharem equivocadamente que ser bom tecnicamente é um diferencial e que isso é o suficiente para ter clientes”, continuou.

Segundo ele, enquanto no Brasil esse tipo de profissional parece ser invisível, em outros países da Europa, como na França, Espanha e Itália, o eletricista autônomo ou independente é respeitado e valorizado, recebendo bons salários. “Quando fiz uma pesquisa sobre o tema, a resposta que veio foi de um ganho de R$2 mil por mês. Em alguns países, esse tipo de profissional ganha em torno de 1.500 euros em uma empresa, ou seja, quase R$9 mil. Os mais experientes chegam a ganhar 2.125 euros”, comparou. 

Everton, que assumirá o papel de mentor no programa, explica que o reality show desenvolverá uma nova visão a respeito do eletricista, ajudando não apenas os participantes, mas também outros profissionais do setor a desenvolverem premissas básicas como a importância da qualificação técnica, saber fazer uma visita técnica, orçamento e precificação adequados, atrair clientes e, claro, manter a carteira ativa. 

Vamos mostrar uma oportunidade oculta no olhar do eletricista que é a venda ativa para ex-clientes e fazer com que eles consigam entender de fato como prover recursos para manter o seu maior legado: sua família”, garantiu Everton. 

 

O reality show “Eletricista Independente”, estreia no YouTube no dia 17 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Eletricista. O programa, com quatro episódios, será transmitido pelo canal Sala da Elétrica.

Durante a primeira temporada, três profissionais serão acompanhados pelo engenheiro eletricista, professor, palestrante e mentor do time, Everton Moraes. “Nós vamos juntos reescrever a história da valorização do eletricista independente”, afirmou.

Cada episódio terá duração em média de 20 a 30 minutos e contará com uma sala de reuniões, onde Everton fará a mentoria. “Nossa ideia é ajudá-los a sair da zona de conforto e, para isso, trabalharemos quatro pilares”, explicou. 

Os pilares são:

  • Qualificação técnica decisiva: a importância de se capacitar constantemente;
  • Orçamento incontestável: precificação, visita técnica, elaboração e apresentação do orçamento;
  • Máquina de atração de clientes: atrair clientes além da indicação e dos pequenos reparos;
  • Fechamento inevitável: técnicas de vendas.

Muitos eletricistas acabam, no dia a dia, entrando 100% na briga de preço e assumem uma crença que a única forma de fechar um serviço é dando desconto. Eles não percebem que precisam desenvolver outros pilares e que é preciso estar preparado para todo e qualquer desafio que aparecer”, diz Everton. “Sem estar verdadeiramente preparado você não será visto como profissional de valor”, concluiu.

Quem são os participantes do “Eletricista Independente”

Três eletricistas aceitaram o desafio de participar da primeira edição do reality show “Eletricista Independente”, que será exibido pelo canal Sala de Elétrica, no YouTube: 

Participante Flaviano Rodrigues Correia 

Flaviano Rodrigues Correia, 45 anos – São Bernardo do Campo-SP 

 

Yohanny José Colmenarez 

Yohanny José Colmenarez, 36 anos, Venezuelano – morador de Pardinho-SP 

 

Robson dos Santos  

Robson dos Santos, 33 anos – São Paulo-SP

Durante o programa, eles serão incentivados a mostrar sua capacidade em conseguir vender um serviço ativamente, entregar o serviço se responsabilizando pela compra do material e melhorar a postura na apresentação ao cliente.

A estreia, no dia 17, será focada na instrução dos participantes. O segundo episódio, que vai ao ar dia 19, terá as vendas ativas como tema. A importância da visita técnica, precificação e orçamento será tratada no terceiro episódio, que será exibido no dia 21. O final da primeira edição do reality show “Eletricista Independente” vai ao ar no dia 24 de outubro e mostrará os três participantes executando tudo o que aprenderam durante o programa.

Automação residencial é tema central de primeira edição de reality 

O tema escolhido para a primeira edição do reality é automação residencial. Durante os episódios, o público poderá conferir toda tecnologia e novidades desse segmento. 

O reality desenvolve uma visão a respeito do eletricista entender como usar a base de ex-clientes para vender um serviço, neste caso de casa inteligente – mais especificamente automação de iluminação residencial -, que pode ser uma oportunidade para aumentar seus ganhos e conseguir, enfim, ter uma clientela mais ativa”, explicou Everton. “O caminho é tornar-se um eletricista classe A”, resumiu.

automação residencial é um conjunto de tecnologias capaz de programar eventos em uma casa e tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos, como iluminação, sistema de ar-condicionado, automação de cortinas e persianas, ambientação com sistema personalizado de som, iluminação e temperatura, controle de fechaduras eletrônicas, controle de consumo, sensores de presença, entre outros serviços. 

A tecnologia presente na casa inteligente proporciona inúmeras facilidades no dia a dia dos moradores, oferecendo mais praticidade através do controle e do gerenciamento remoto, feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como um smartphone ou tablet.

Entre as vantagens dessa tecnologia estão a segurança e a sustentabilidade. Além de facilitar a vida dos moradores, é possível criar uma casa totalmente personalizada conforme o estilo, necessidades e hábitos.

Eletricista Independente: patrocinadores

reality show “Eletricista Independente” promete ser um grande diferencial no setor e, desde sua primeira edição, conta com apoiadores de peso. Entre os patrocinadores desta iniciativa pioneira estão:

Fluke | Desde a sua fundação em 1948, a Fluke tem ajudado a definir e a crescer um mercado de tecnologia único, desde instalações eletrônicas nas indústrias, manutenção e serviços, até medição de precisão e controle de qualidade, as ferramentas Fluke ajudam a manter negócios e indústrias funcionando ao redor do mundo.

Steck | empresa brasileira do grupo Schneider e líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial. Conta, hoje, com mais de 50 linhas de produtos que oferecem qualidade e transmitem confiança ao consumidor e exporta para 18 países.

Prysmian | líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, oferece uma ampla gama de serviços e know-how no negócio. Anualmente, o Grupo fabrica milhares de quilômetros de cabos e sistemas subterrâneos e submarinos para transmissão e distribuição de energia, bem como cabos de média e baixa tensão para os setores de construção e infraestrutura. Também produz fibras ópticas, cabos de cobre e sistemas de conectividade para transmissão de voz, vídeo e dados para o setor de telecomunicações.

Phillips | atuando em diversos segmentos, a empresa tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de uma inovação significativa e visa impactar 2,5 milhões de vidas, por ano, até 2030, incluindo 400 milhões em comunidades carentes. A divisão Lighting – patrocinadora do reality- atua com as soluções de iluminação conectada, levamos a iluminação mais além, para um mundo totalmente digital no qual as pessoas, os lugares e os dispositivos estão conectados.

PJNeblina | empresa do Grupo Mater, formada pela unificação das marcas Elétrica Neblina e Elétrica PJ, que atua na distribuição do mercado da energia. Em atividade há mais de 57 anos, a empresa oferece diversas categorias de produtos e serviços para a distribuição elétrica, automação industrial, iluminação, energia solar, entre outras especializações e ferramentas. 

Desperta Leão: aprendizado profissional compartilhado 

Desperta Leão 

O reality show “Eletricista Independente” não é a primeira iniciativa do engenheiro eletricista Everton Moraes na capacitação de profissionais do setor. Fundador e CEO da Sala da Elétrica, empresa voltada para cursos e treinamentos, ele também está à frente do movimento Desperta Leão, uma comunidade focada no aprendizado profissional compartilhado.

O movimento tem em seu principal público os próprios alunos da Sala da Elétrica, que partilham da dor comum relacionada à subvalorização profissional e frustrações que resultam dessa adversidade em suas vidas pessoais. 

Desperta Leão atua como uma plataforma social, onde os participantes têm espaço de troca de conhecimento entre profissionais de diferentes níveis de experiência e também desempenham o papel de motivar o cliente para que possam seguir em sua jornada profissional com inspiração e confiança. 

Para Everton, o movimento beneficia as empresas, principalmente por aumentar sua zona de impacto no mercado. “A comunidade envolve profissionais de diferentes níveis de senioridade, o que proporciona um enriquecimento do grupo pela constante troca de experiência. Além do conhecimento, todos temos um importante papel de motivar os outros companheiros”, afirmou.

Entre os pilares do leão, que servem de diretrizes para as ações do movimento, estão:

  • Ser fiel aos seus princípios;
  • Reconhecer o seu valor;
  • Acreditar que você é capaz;
  • Honrar as suas cicatrizes;
  • Viver como um verdadeiro leão. 

Sobre Everton Moraes 

Everton Moraes 

Engenheiro eletricista, professor, palestrante e instrutor de treinamentos há dezessete anos, fundador da Sala da Elétrica, Everton Moraes já atuou em grandes empresas do Brasil como SENAI, Scania, Pirelli, Toledo, entre outras. 

Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos da Sala da Elétrica, empresa que fundou com o objetivo de transformar a vida de outros profissionais do setor. “Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais”, disse.

Everton acredita que o eletricista deve ser reconhecido como verdadeiro mantenedor de lares e que através de sua habilidade pode contribuir para um ambiente seguro, onde a sociedade viva melhor e sem o perigo da eletricidade.

Sobre a Sala da Elétrica

Com a missão de transformar a vida dos profissionais da área elétrica, preparando-os para os novos desafios e oportunidades do seu dia a dia, a Sala da Elétrica oferece cursos e treinamentos on-line e presenciais, onde os alunos têm acesso a um rico conteúdo sobre instalações elétricas, comandos elétricos, CLP (Controladores Lógicos Programáveis) e automação industrial. 

Os cursos e treinamentos permitem aos alunos aprenderem através de vídeos aulas, simuladores de realidade virtual e softwares dedicados ao seu aprendizado com a melhor e maior tecnologia de ensino on-line, em um ambiente de realidade virtual pioneiro.

Entre os cursos oferecidos estão: 

  • Imersão Eletricista Classe A
  • Certificação Eletricista Industrial
  • Formação Eletricista Instalador
  • Máquinas e Comandos Elétricos
  • CLP (Controladores Lógicos Programáveis) Online
  • Instalações Elétricas na Prática

A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente dedicados para sempre oferecer os melhores conteúdos, acessibilidade, comunicação e atendimento e teve sua dedicação reconhecida com os prêmios:

  • IX Prêmio Abracopel de Jornalismo Segurança nas Instalações Elétricas – vencedor categoria Internet – Áudio
  • X Prêmio Abracopel de Jornalismo – vencedor categoria Internet Vídeo
  • XI Prêmio Abracopel de Jornalismo – vencedor categoria Internet Vídeo
  • XII Prêmio Abracopel de Jornalismo – menção honrosa
  • XIII Prêmio Abracopel de Jornalismo – menção honrosa
  •  

Serviço:

Reality Show “Eletricista Independente” 

Estreia: 17 de Outubro de 2022

Onde: Canal Sala de Elétrica | YouTube https://www.youtube.com/c/ProfEvertonMoraes 

*Imagens: Divulgação /  Eletricista Independente /  Sala da Elétrica


Leia também