COMEXPORT busca startups de tecnologia voltada ao comércio exterior

Rodrigo Guerra, CFO da COMEXPORT
Imagem:

No primeiro trimestre, a empresa investiu em duas empresas e quer criar um ecossistema de comextec que contribua com o desenvolvimento tecnológico do mercado de comércio exterior

A COMEXPORT, maior empresa de comércio internacional direto e indireto, concluiu no primeiro trimestre de 2022 o aporte financeiro em duas startups de tecnologia voltada ao comércio exterior: Talura e Cheap2Ship. Ambas as startups participaram de rodada de investimento seed e agora fazem parte do ecossistema de Comextec (empresas de tecnologia voltada ao comércio exterior) que a COMEXPORT começa a criar. 

“Buscamos empresas que tenham boas ideias, equipe engajada e com iniciativa, para que possam, a partir de uma parceria com a COMEXPORT, não somente receber investimento, mas usufruir de quase 50 anos de experiência em comércio exterior, incluindo conhecimento jurídico, contábil e em gestão”, explicou Rodrigo Guerra, CFO da COMEXPORT. “Nós queremos desenvolver um ecossistema que possa beneficiar todos os nossos clientes, assim como o mercado como um todo”, complementou. 

A Talura é uma plataforma marketplace de fretes internacionais que começou a operar em 2021 e que mantém sede em São Paulo. A partir da plataforma, empresas podem fazer cotações de fretes para importações e exportações para o mundo inteiro. E a catarinense Cheap2Ship, fundada em 2017, produz um software para negociação de fretes que reúne todos os fornecedores num mesmo ambiente.  

“O investimento nos possibilitará melhorar nossa solução e tornar a experiência de exportadores, importadores e agentes de cargas digital, simples e humanizada”, disse Marcelo Brandão, fundador da Talura. “Fomos muito bem recepcionados pelo time da COMEXPORT e já tivemos abertura para diversas parcerias comerciais e tecnologias da trading. Os insights trazidos pelos sócios e colaboradores da COMEXPORT são fundamentais no dia a dia para nosso crescimento e amadurecimento da empresa como um todo”, apontou. 

Em 2022, a Cheap2Ship completa 5 anos e, segundo o fundador Jociano Motta, nesse momento, um investimento aliado a conhecimento de mercado seria essencial para a próxima fase de crescimento da startup. “Por isso, optamos por uma parceria com uma empresa que é referência no setor em que atua”, disse Jociano Motta, fundador da Cheap2Ship. “Uma vez que estamos conectados a um dos maiores players do mercado no setor, nosso leque de oportunidades se expande a todo o globo, fazendo assim com que nosso crescimento seja alavancado de forma exponencial”, complementou. 

“Continuamos em busca de startups que possam se juntar a nós e que possamos fazer novos aportes, principalmente nos segmentos de aduana, fechamento de câmbio, financiamento para importação e rastreamento de cargas”, comentou Guerra. “Um ponto fundamental para nós é que a pessoa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da startup seja sócia do empreendimento”, concluiu. 

Por se tratar de rodadas seed, é importante que as startups que queiram se candidatar a novos aportes estejam com sinais de validação de seus produtos, já estejam com o produto no mercado e com suas soluções conhecidas. 

As startups que desejam se aproximar da COMEXPORT podem entrar em contato via [email protected]

 

*Imagem: Divulgação/Rodrigo Guerra, CFO da COMEXPORT


Leia também
5 requisitos para uma startup atrair investimentos
5 requisitos para uma startup atrair investimentos

De acordo com especialista, fatores como robustez do planejamento, relacionamento com o ecossistema, propósitos e boa estrutura são essenciais Um […]

Inteligência artificial: vantagens para as startups
Inteligência artificial: vantagens para as startups

IA na startup: automatize tarefas, aprimore a experiência do cliente e tome decisões melhores. Considere desafios e segurança

Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário
Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário

O serviço líder de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, Diferente, lança aplicativo móvel

Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes
Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes

Saiba como a startup Meister Safe usa energia limpa para criar produtos que protegem a saúde respiratória em ambientes internos.

Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras
Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras

Softwares de gestão de frota corporativa que lançam mão de recursos como a inteligência artificial promovem direção defensiva e controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos, mitigando problemas.