Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes

Tecnologia UV-C
Imagem: Divulgação

Através de produtos cientificamente eficazes, Meister Safe esteriliza ambientes para prevenir doenças respiratórias

Segundo dados levantados entre 2017 a 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que por ano, aproximadamente 650 mil pessoas morreram por conta de problemas respiratórios, sendo uma das condições que mais matam no mundo. Dados também indicam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com problemas alérgicos provenientes dos ácaros da poeira doméstica. 

A qualidade do ar é um dos principais agravantes para o alto número de pessoas que sofrem com condições respiratórias. Pensando nisso, a startup Meister Safe usou energia limpa para criar produtos que deixem o ar do ambiente mais seguro.

A startup utiliza a tecnologia UV-C, livre do uso de produtos químicos, para matar os microorganismos. A tecnologia não deixa resíduos no ambiente e possui a característica de ser germicida, ou seja, elimina vírus, bactérias, fungos e ácaros, principais microorganismos responsáveis por algumas doenças como gripe, influenza, covid-19, tuberculose, além de matar também os causadores das alergias respiratórias. 

“A Meister Safe é uma empresa que desenvolve produtos e projetos, baseando-se em ciência, segurança e resultados. O aval da ANVISA para o emprego de desinfecção do ar com tecnologia ultravioleta do tipo C, que mata os germes, é o grande diferencial da Meister Safe”, comenta a sócia-fundadora Paula Machado.

Paula ainda explica que é UV-C, a base da tecnologia Meister Safe que também ocorre de maneira natural no meio ambiente. “O sol produz radiação UV-A e UV-B, que são bem conhecidas por todos, e o sol produz UV-C também, só que esta não consegue chegar à Terra por ser barrada pela camada de ozônio. Como o UV-C tem um poder sensacional e gigantesco de matar germes, o Homem criou lâmpadas que imitam a luz do sol que serão colocadas no local que se deseja desinfetar. Os germes quando são atingidos pela luz morrem diretamente”, explica.

Para facilitar o processo e não deixar escapar nenhum microorganismo, a Meister Safe desenvolveu aparelhos que sugam constantemente o ar do ambiente, forçando a micro-vida a passar pela luz que está dentro do equipamento. A Meister Safe também possui equipamentos que podem ser instalados de forma acoplada ao aparelho de ar condicionado tipo split, que o cliente já possui, sem precisar adquirir um novo para ter a oportunidade de ter esse benefício em salas, dormitórios, consultórios médicos, etc.

Todos os equipamentos são comandados por IoT e monitorados para entregarem resultado, qual seja: ambientes saudáveis, sem odores e seguros.


Leia também
5 requisitos para uma startup atrair investimentos
5 requisitos para uma startup atrair investimentos

De acordo com especialista, fatores como robustez do planejamento, relacionamento com o ecossistema, propósitos e boa estrutura são essenciais Um […]

Inteligência artificial: vantagens para as startups
Inteligência artificial: vantagens para as startups

IA na startup: automatize tarefas, aprimore a experiência do cliente e tome decisões melhores. Considere desafios e segurança

Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário
Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário

O serviço líder de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, Diferente, lança aplicativo móvel

Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras
Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras

Softwares de gestão de frota corporativa que lançam mão de recursos como a inteligência artificial promovem direção defensiva e controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos, mitigando problemas.

Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos
Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos

A Unidroid, startup que fornece soluções robóticas, é um desses exemplos, a empresa participou e venceu recentemente um edital para fornecer tecnologia para a Petrobras, a maior estatal brasileira.