Software République revela seus primeiros marcos para a mobilidade inteligente, segura e sustentável

Mobilidade Inteligente
Imagem:

A Software République, um ecossistema de inovação aberto para mobilidade inteligente, segura e sustentável, apresenta seus primeiros marcos – um ano após seu lançamento pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales.  

Em apenas alguns meses, a Software République deu passos importantes para promover inovações dedicadas a enfrentar os desafios da mobilidade. O ecossistema permitiu a criação e reforço de projetos colaborativos entre diferentes stakeholders do setor privado (startups, pequenas e médias empresas, grandes grupos), setor público (autoridades locais) e acadêmico (escolas, universidades).  

Os marcos incluem: 

– Criação de um “GIE” (Grupo de Interesse Econômico – ou Groupement d’Intérêt Economique, em francês) para desenvolver a Software République e supervisionar a incubação de projetos no ecossistema colaborativo. 

– Lançamento da incubadora Software République em março de 2022, com um programa de suporte customizado para acelerar projetos conjuntos e apoiar startups. Cinco startups estão atualmente em incubação: AngokaGeoflexParcoorVianova e Wattpark

– Quatro projetos finalizados, além dos mais de 30 atualmente em andamento, incluindo: 

Uma solução de cibersegurança para “detectar e responder”

A cibersegurança é um dos maiores desafios da mobilidade. A Orange – por meio de sua subsidiária Orange Cyberdefense -, o Grupo Renault e a Thales, em conjunto com a startup Parcoor, anunciam a elaboração conjunta de uma solução para detectar tentativas de ciberataques, analisá-las e fornecer uma resposta rápida, com medidas que protejam o veículo. Esta solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, será implementada em veículos Renault a partir de 2025. O projeto é apoiado pelo BPIfrance. 

Uma ferramenta para os territórios modelarem o fluxo de veículos 

A segurança e o fluxo de trânsito são grandes desafios para as cidades. A Dassault Systèmes, a Orange e o Grupo Renault estão desenvolvendo uma ferramenta para modelar o fluxo de veículos.  Um projeto piloto foi lançado na região de Corrèze, na França. Esta ferramenta fornece aos territórios dados importantes sobre trânsito, condições de infraestrutura e segurança para que possam otimizar as despesas de manutenção e construção.  

Um projeto para uma estação de carregamento bidirecional inteligente e segura

Em resposta aos desafios de segurança, soberania e integração da rede de carregamento de carros elétricos, a Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales estão lançando um projeto de desenvolvimento conjunto focado na inteligência das estações de carregamento em colaboração com a Mobilize, uma marca do Grupo Renault. O projeto será apresentado até o final de 2022.  

Criação da Software République Academy para atender às necessidades em habilidades de segurança cibernética

Para atender às crescentes necessidades relacionadas a habilidades de recrutamento e segurança cibernética, os seis parceiros anunciaram dois programas de treinamento com início em setembro de 2022. O primeiro combinará uma seleção de módulos de treinamento de segurança cibernética de parceiros para o ecossistema da Software République. O segundo, em parceria com a escola francesa de cibersegurança Ecole 2600 e a escola francesa de engenharia de tecnologias digitais EFREI, criará dois programas de aprendizagem para níveis de ensino superior de três a cinco anos.   

Até 2025, a Software République pretende lançar 10 novas ofertas de produtos e serviços, incubar mais de 50 startups e propor serviços para pelo menos 50 territórios. 

 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
5 requisitos para uma startup atrair investimentos
5 requisitos para uma startup atrair investimentos

De acordo com especialista, fatores como robustez do planejamento, relacionamento com o ecossistema, propósitos e boa estrutura são essenciais Um […]

Inteligência artificial: vantagens para as startups
Inteligência artificial: vantagens para as startups

IA na startup: automatize tarefas, aprimore a experiência do cliente e tome decisões melhores. Considere desafios e segurança

Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário
Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário

O serviço líder de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, Diferente, lança aplicativo móvel

Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes
Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes

Saiba como a startup Meister Safe usa energia limpa para criar produtos que protegem a saúde respiratória em ambientes internos.

Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras
Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras

Softwares de gestão de frota corporativa que lançam mão de recursos como a inteligência artificial promovem direção defensiva e controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos, mitigando problemas.