Startup

Software République revela seus primeiros marcos para a mobilidade inteligente, segura e sustentável

A Software République, um ecossistema de inovação aberto para mobilidade inteligente, segura e sustentável, apresenta seus primeiros marcos – um ano após seu lançamento pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales.  

Em apenas alguns meses, a Software République deu passos importantes para promover inovações dedicadas a enfrentar os desafios da mobilidade. O ecossistema permitiu a criação e reforço de projetos colaborativos entre diferentes stakeholders do setor privado (startups, pequenas e médias empresas, grandes grupos), setor público (autoridades locais) e acadêmico (escolas, universidades).  

Os marcos incluem: 

Continua após o anúncio

- Criação de um "GIE" (Grupo de Interesse Econômico – ou Groupement d'Intérêt Economique, em francês) para desenvolver a Software République e supervisionar a incubação de projetos no ecossistema colaborativo. 

- Lançamento da incubadora Software République em março de 2022, com um programa de suporte customizado para acelerar projetos conjuntos e apoiar startups. Cinco startups estão atualmente em incubação: AngokaGeoflexParcoorVianova e Wattpark

- Quatro projetos finalizados, além dos mais de 30 atualmente em andamento, incluindo: 

Uma solução de cibersegurança para "detectar e responder"

A cibersegurança é um dos maiores desafios da mobilidade. A Orange – por meio de sua subsidiária Orange Cyberdefense -, o Grupo Renault e a Thales, em conjunto com a startup Parcoor, anunciam a elaboração conjunta de uma solução para detectar tentativas de ciberataques, analisá-las e fornecer uma resposta rápida, com medidas que protejam o veículo. Esta solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, será implementada em veículos Renault a partir de 2025. O projeto é apoiado pelo BPIfrance. 

Uma ferramenta para os territórios modelarem o fluxo de veículos 

A segurança e o fluxo de trânsito são grandes desafios para as cidades. A Dassault Systèmes, a Orange e o Grupo Renault estão desenvolvendo uma ferramenta para modelar o fluxo de veículos.  Um projeto piloto foi lançado na região de Corrèze, na França. Esta ferramenta fornece aos territórios dados importantes sobre trânsito, condições de infraestrutura e segurança para que possam otimizar as despesas de manutenção e construção.  

Um projeto para uma estação de carregamento bidirecional inteligente e segura

Em resposta aos desafios de segurança, soberania e integração da rede de carregamento de carros elétricos, a Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales estão lançando um projeto de desenvolvimento conjunto focado na inteligência das estações de carregamento em colaboração com a Mobilize, uma marca do Grupo Renault. O projeto será apresentado até o final de 2022.  

Criação da Software République Academy para atender às necessidades em habilidades de segurança cibernética

Para atender às crescentes necessidades relacionadas a habilidades de recrutamento e segurança cibernética, os seis parceiros anunciaram dois programas de treinamento com início em setembro de 2022. O primeiro combinará uma seleção de módulos de treinamento de segurança cibernética de parceiros para o ecossistema da Software République. O segundo, em parceria com a escola francesa de cibersegurança Ecole 2600 e a escola francesa de engenharia de tecnologias digitais EFREI, criará dois programas de aprendizagem para níveis de ensino superior de três a cinco anos.   

Até 2025, a Software République pretende lançar 10 novas ofertas de produtos e serviços, incubar mais de 50 startups e propor serviços para pelo menos 50 territórios. 

 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos

Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos

Apesar dos olhares atentos de investidores estrangeiros no Brasil, não é só com o dinheiro de fora do país que as...

Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

O aprimoramento de ferramentas e processos é capaz de gerar inovação no ambiente corporativo, permitindo que os executivos...

Startup paulista lança 1º sistema de segurança cibernética 100% on-line e na nuvem do Brasil

Startup paulista lança 1º sistema de segurança cibernética 100% on-line e na nuvem do Brasil

Ameaças cibernéticas não são coisas de filmes de ação. Na vida real, diariamente, milhares de empresas...

Buser anuncia serviço de localização de ônibus em tempo real

Buser anuncia serviço de localização de ônibus em tempo real

A startup Buser, maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil, está inovando novamente ao...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário