Startup

A startup Hand Talk vence competição e recebe R$ 3 milhões do Google para investir em inteligência artificial

Continua após o anúncio

O Google anunciou na terça-feira(07/05) que a startup brasileira Hand Talk é uma das 20 organizações selecionadas para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org. Além do investimento, as empresas escolhidas também ganharão créditos e consultoria do Google Cloud e mentorias dos especialistas de IA (inteligência artificial) do Google. Os benefícios foram concedidos por meio do Google AI Impact Challenge, programa que investe em organizações sociais, instituições de pesquisa e empresas de impacto social, tendo como objetivo combinar inteligência artificial a mudanças sociais. Mais de 2.600 organizações se aplicaram.

A Hand Talk receberá a quantia de aproximadamente três milhões de reais (750 mil dólares), para investir no serviço de tradução para língua de sinais. A startup brasileira trabalha com a tradução da língua portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais), em busca de trazer acessibilidade para a comunidade surda. 

Fundada em 2012, a Hand Talk foi premiada pela ONU como o Melhor Aplicativo Social do Mundo. Com a missão de quebrar barreiras entre surdos e ouvintes, a startup é comandada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual.

Os serviços consistem em dois produtos principais. O primeiro deles é o Tradutor de Sites, um plugin que traduz os textos dos websites das empresas para a língua de sinais. Além disso, há também seu Aplicativo, que funciona como um tradutor de bolso, traduzindo texto e voz automaticamente do português para Libras. O app conta com um dicionário de sinais educativos, que auxilia estudantes surdos durante o processo de aprendizagem e possui mais de dois milhões de downloads.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem cerca de 360 milhões de pessoas surdas no mundo todo, e 80% delas não compreendem as línguas faladas e escritas de seus respectivos países. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias como a da Hand Talk apresenta-se tão importante, já que assim, as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes podem ser quebradas.

Com o investimento do Google AI Challenge, o objetivo é focar na internacionalização da Hand Talk, iniciando pelo serviço de tradução do inglês para ASL (Língua Americana de Sinais).

“Nós recebemos milhares de aplicações para o Google AI Impact Challenge e estamos empolgados pelo fato da Hand Talk ter sido selecionada para receber esse fundo de investimento. A Inteligência Artificial pode ter muito valor para o setor de impacto social, e nós esperamos ver os frutos desse trabalho”, diz Jacquelline Fuller, Presidente do Google.org. 

Para quem ainda não conhece, o Google.org, é a Organização Filantrópica do Google, que apoia organizações sem fins lucrativos com propósitos humanitários ao redor do mundo por meio de aplicações radicais e orientadas por dados, a fim de resolver os maiores desafios do mundo contemporâneo.


Leia também
Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos

Conselheira de startup que forneceu robô bombeiro para a Petrobras mostra caminhos para captar investimentos

Apesar dos olhares atentos de investidores estrangeiros no Brasil, não é só com o dinheiro de fora do país que as...

Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

O aprimoramento de ferramentas e processos é capaz de gerar inovação no ambiente corporativo, permitindo que os executivos...

Startup paulista lança 1º sistema de segurança cibernética 100% on-line e na nuvem do Brasil

Startup paulista lança 1º sistema de segurança cibernética 100% on-line e na nuvem do Brasil

Ameaças cibernéticas não são coisas de filmes de ação. Na vida real, diariamente, milhares de empresas...

Buser anuncia serviço de localização de ônibus em tempo real

Buser anuncia serviço de localização de ônibus em tempo real

A startup Buser, maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil, está inovando novamente ao...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário