Além da segurança e da proteção: liberando o potencial dos analíticos

Além da segurança e da proteção
Imagem: divulgação / Axis Communications

A tecnologia de segurança é um investimento. Como acontece com todos os investimentos empresariais, é importante considerar a melhor forma de otimizá-lo para aproveitá-lo ao máximo. Como se pode olhar além da segurança e usar seus equipamentos e recursos tecnológicos atuais para criar valor em outras áreas?

Veja os analíticos, por exemplo. Seu sistema de segurança gera continuamente informações que podem ser usadas para fins não necessariamente relacionados à segurança. Os analíticos podem ser usados para melhorar ou manter a eficiência e a produtividade, automatizar processos e aumentar a lucratividade.

Esses casos de uso, por si só, podem ser extremamente valiosos, especialmente quando se trata de gerenciar operações comerciais diárias ou monitorar um ambiente para obter informações acionáveis. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e a entender não apenas o que está acontecendo em uma determinada situação, mas também o que pode acontecer no futuro. Este artigo explica como usar os analíticos para melhorar os resultados, as experiências e a tomada de decisões.

Use os analíticos para obter informações práticas

As câmeras de videomonitoramento são geralmente instaladas principalmente para fins de segurança. No entanto, essas câmeras podem oferecer um valor real. Elas não apenas mostram o que está acontecendo em um local – o que é naturalmente útil para fins de segurança – mas essas imagens também podem fornecer informações adicionais acionáveis que podem ser úteis para serem aproveitadas. O que é importante ter em mente aqui é que uma câmera em um local pode ter vários usos.

Por exemplo, as câmeras permitem ver o fluxo de pessoas ou veículos em uma determinada área. Isso é útil do ponto de vista da segurança, pois permite que o movimento seja monitorado e que os incidentes que exigem atenção sejam detectados rapidamente. No entanto, ele também fornece informações úteis e práticas que podem ajudá-lo a aprimorar suas operações. Seja para saber a direção do fluxo ou o tempo gasto em uma determinada área, pode-se usar essas informações para otimizar e melhorar os processos. Você está observando um fluxo de pessoas em um local ou os veículos estão presos em uma fila por um tempo incomumente longo? Nesses casos, os analíticos podem alertar as equipes de trabalho para gerenciar a situação de forma eficaz, seja aumentando o número de funcionários nos horários de pico ou desviando o tráfego para evitar gargalos.

Esse tipo de informação também pode servir para rastrear a ocupação e ver tendências. Por exemplo, é possível ter uma visão rápida do número de veículos em um determinado local em um determinado momento para medir quanto tempo eles tendem a permanecer estacionados ou quantos veículos usam instalações como compartimentos de carga. Esses analíticos podem ajudá-lo a planejar o futuro, por exemplo, se precisar de mais opções de estacionamento na sua área para minimizar o tráfego e melhorar o fluxo. Isso pode ser feito visualizando os dados em painéis para ver as tendências. Mesmo que os dados não mostrem nada fora do comum, eles são muito valiosos, pois mostram que as operações estão funcionando sem problemas e conforme o esperado.

Use os analíticos para automatizar

O uso dos analíticos pode ser particularmente eficaz quando se trata de automatizar processos em resposta às informações obtidas. A análise pode melhorar as operações diárias otimizando a alocação de recursos e, ao mesmo tempo, mantendo ou melhorando a qualidade do seu serviço, ou produto.

Por exemplo, ao abrir e fechar automaticamente as portas do prédio durante o horário de funcionamento, pode facilitar o fluxo de visitantes e funcionários e minimizar a aglomeração nos pontos de entrada. O analítico também pode ser útil para compartilhar mensagens de voz em tempo real em casos de longas filas, ou se uma pessoa estiver esperando em uma área ligeiramente escondida da visão da equipe, e até mesmo para notificar a equipe de limpeza sobre o número de pessoas que entraram ou saíram de um espaço. Além disso, pode aproveitar a análise para otimizar o estacionamento e a movimentação de veículos; o uso do monitoramento de ocupação pode informar automaticamente os motoristas sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento. Cada um desses casos depende de percepções automatizadas para informar e melhorar as operações em tempo real.

Esse é um exemplo importante de como as câmeras, os analíticos e outras funções, como áudio e sinalização digital, podem ser combinadas para otimizar as operações e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das pessoas nas proximidades.

Use os analíticos para economizar custos

Aproveitar os recursos analíticos do seu sistema de câmeras de segurança existente é uma maneira de gerar mais valor a partir do seu investimento inicial. Há muitos custos associados a um sistema, portanto, é importante considerar seu valor. Em vez de usá-lo apenas para fins de segurança, há outros casos de uso que podem beneficiá-lo.

Além disso, ao adotar uma abordagem de TCO (Total Cost of Ownership, custo total de propriedade), é possível capturar todos os custos associados à solução durante todo o ciclo de vida e estimar melhor o ROI (Return on Investment, retorno sobre o investimento) geral. Como vimos, os analíticos podem ser particularmente valiosos quando se trata de economia de custos, seja melhorando o gerenciamento da força de trabalho com anúncios em tempo real ou otimizando a eficiência com o suporte de processos automatizados.

Tudo isso contribui para o valor agregado geral do sistema e garantirá um retorno real ao longo do tempo.

Reflexões finais

Quando se trata de analíticos, as oportunidades são infinitas. Há muito valor a ser obtido com analíticos que vão além do escopo da segurança tradicional.

E, à medida que a tecnologia amadurece, os analíticos podem lidar com cenários mais desafiadores com maior precisão. Isso pode ser especialmente valioso para você no futuro, e vale realmente a pena aproveitar esse conhecimento agora para obter o melhor da tecnologia de segurança que já tem em mãos.

*Por Luis Bonilla, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Engenharia de Vendas para a América Latina da Axis Communications


Leia também
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]

O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas

Atualmente, não há dúvidas de que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o mundo dos negócios. […]