A cibersegurança e o mundo do ‘Novo Normal’

Hacker
Imagem:

Já imaginou sua empresa sendo obrigada a ficar uma semana inteira paralisada? Esse, no caso, foi o tempo em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ficou fora do ar durante o mês de novembro. No ano que ficará marcado pelo avanço de um vírus que ameaçou o planeta, um dos principais pilares do judiciário brasileiro foi impactado, na prática, por um ataque de outro tipo de vírus: o cibernético. 

No entanto, por mais impactante que seja imaginar que a justiça de nosso País pode ser bloqueada por ataques hacker, o fato é que eventos como esse – o de interrupção de serviços por conta de cibercrimes – não chega a ser nenhum caso especial. Vimos isso claramente durante a realização das eleições municipais, quando uma série de ataques prejudicaram a apuração dos votos e tentaram derrubar os servidores do Tribunal Superior Eleitoral (STE), em Brasília. 

Por isso mesmo, na verdade, a grande notícia para você, em todos esses casos, é justamente essa: em um mundo hiperconectado como o nosso, os riscos do cibercrime estão por aí e podem, sim, impactar qualquer pessoa ou organização. Pesquisas indicam que mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques e fraudes virtuais foram realizados no Brasil, entre janeiro e setembro de 2020 – pouco menos de 1 bilhão somente no terceiro trimestre. 

Agora, pense nessa realidade e lembre-se de nossa atual necessidade de promover o distanciamento remoto, com a adoção de novos modelos de trabalho remoto. Segundo análises feitas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), quase metade das empresas brasileiras adotaram algum tipo de política de trabalho à distância durante a pandemia. É muito – ainda mais se considerarmos que a maioria dessas operações não tinham a qualquer experiência com o teletrabalho.  

Esse é um cenário que exigirá mais atenção das empresas, sem dúvida, no que tange à segurança das informações. Mas calma, pois não se trata de acabar com o teletrabalho ou com o uso da conectividade como um fator de negócios. Ao contrário. 

Assim como bem disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, a  transformação digital das organizações exigirá de todos nós uma nova consciência, com o aprimoramento tecnológico e de processos que permitam a real mitigação das ameaças e a extração do real potencial das inovações das plataformas e serviços de TI (seja em um ambiente local ou remoto). 

Em outras palavras, é preciso que as empresas entendam que a digitalização das operações e rotinas de trabalho deverá vir acompanhada de novas prioridades e ações – principalmente no que tange a Segurança das Informações. Por mais que os colaboradores estejam em suas casas (ou dispersos em qualquer localidade) usando tecnologias disruptivas e de alta colaboração, é importante que os gestores de TI e negócios entendam que é fundamental proteger os dados com soluções adequadas para esse tipo de tarefa. 

Como fazer isso? As companhias devem, em primeiro lugar, reforçar a orientação de seus colaboradores, ajudando-os a evitar tentativas de fraude que miram o usuário final como porta de entrada das corporações. O Brasil é recordista no número de ataques de phishing, quando as pessoas têm seus dados roubados por meio de comunicações falsas – e é fundamental ensinar todos os times e colaboradores sobre esses riscos. A cibersegurança é cada vez mais uma responsabilidade de todos, e isso precisa ser deixado claro. 

Outra medida importante é garantir que os profissionais tenham acesso às ferramentas atualizadas, com recursos que maximizem a proteção dos registros. Uma forma de conciliar esse cenário é adotar soluções de comunicação criptografada – entre o computador do teletrabalhador e a rede local da empresa -, por meio do uso de VPN e sistemas para a autenticação do acesso dos usuários. Além disso, é sempre indicado manter um antivírus atualizado e incluir firewalls que permitam a gestão do conteúdo navegado dentro do ambiente corporativo. 

Com a pandemia, investir em conectividade e em digitalização de processos deixou de ser apenas uma questão de se preparar para o futuro. Agora, diante das restrições impostas pela crise do coronavírus, implementar modelos de trabalho à distância e ferramentas de colaboração se transformaram em temas fundamentais para a manutenção das operações na maior parte das companhias. Essas propostas, contudo, não podem vir desacompanhadas de medidas de segurança que garantam maior visibilidade e proteção às informações sigilosas e chaves para o sucesso das companhias. 

O futuro chegou rápido para quem imagina um mundo hiperconectado e sempre disponível. Há de se considerar, agora, o que sustenta e protege o avanço dessa comunicação constante e cada vez mais rápida. Não é questão de evitar a transformação, mas de protegê-la, cercando os times e colaboradores com as soluções que a indústria de cibersegurança está constantemente desenvolvendo.  

Por Anderson França, CEO da Blockbit 

*Imagem: Pexels


Leia também
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]

O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas

Atualmente, não há dúvidas de que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o mundo dos negócios. […]