Segurança da Informação: pragmatismo e estratégia para a inovação das empresas

Computador e Cadeado
Imagem:

A transformação digital proporciona muitos avanços para as empresas. Alguns especialistas dizem que o aumento de performance gerado pela conectividade é um dos principais ganhos, com a comunicação móvel se acentuando a cada dia. Outros, por sua vez, citam a Computação em Nuvem como a base para maior disponibilidade das informações. Seja qual for a tecnologia adotada, o fato é que a inovação coloca os dados como o elemento central dos rumos dos negócios.

Hoje, independentemente do segmento de indústria e do porte da companhia, os dados digitais são ativos imprescindíveis para a tomada de decisões em todas as áreas de uma corporação. Segundo análises de consultorias especializadas, por exemplo, a proporção de dados on-line trafegando na web cresce de maneira exponencial, atingindo milhares de terabytes a cada minuto – e muitas dessas informações têm o poder para mudar o futuro das organizações.

Por isso mesmo, não é de se estranhar que a proteção dos dados seja um ponto igualmente sensível para os líderes de qualquer mercado. Temos de admitir que nunca em nossa história falamos tanto sobre prevenção e proteção de registros. Pesquisas globais destacam a cibersegurança como uma das três prioridades básicas dos grandes Chief Executive Officers (CEOs) para o futuro e, evidentemente, isso não é por acaso.

Dados são, hoje, o mais valioso ativo que uma organização pode ter. São a matéria prima para a geração de informações relevantes que fazer a diferença no momento de decidir e são a chave para decisões rápidas e certas. Um ativo como este não pode ser desperdiçado ou perdido.

Essa afirmação parece óbvia, mas nem todos os líderes entendem que investir em cibersegurança é realmente uma prioridade. Vários executivos ainda mantêm uma crença de que pensar de forma pragmática sobre a proteção das informações equivale a perder tempo e deixar de investir em inovações.

Para o sucesso dos negócios, porém, é fundamental abandonar essa visão. Tempos de transformação contínua exigem das lideranças uma postura ousada, que entenda a inovação como um fator de diferenciação que inclui as estratégias de segurança. Não podemos propor a construção de uma estrutura inovadora para um prédio, por exemplo, sem pensar na sustentação de cada parte do edifício. E essa mesma lógica vale para o processo de consolidação das empresas nessa nova era digital.

Investir em cibersegurança, portanto, não é deixar de pensar em inovações ou na transformação da área de TI. Ao contrário. Um projeto maduro, especialmente em nossos dias, deve ser capaz de contemplar esse requisito para extrair o valor real das informações, bem como das tecnologias mais disruptivas – que são alimentadas pelos dados.

Para isso, as ações preventivas precisam ser aplicadas desde a base das conexões e redes, passando por security by design no desenvolvimento de aplicações, por exemplo, e por políticas de segurança robustas, oferecendo, assim, um ambiente de alta confiabilidade e disponibilidade para que os usuários consigam utilizar o máximo da tecnologia como ferramenta de produtividade e transformação dos negócios. Em um mundo cada vez mais móvel, empresas de todos os formatos não podem abrir mão de estar sempre conectadas – e tampouco podem trabalhar com medo.

Com a repentina mudança para o trabalho remoto para proteger seus colaboradores enquanto continuam a servir seus clientes, mais as operações dependem de mais serviços on-line, com os recursos baseados em cloud computing e digital workplace, aumentando o risco de ataques cibernéticos. Logo, as companhias precisam estar preparadas para prevenir incidentes e garantir que as funções críticas dos negócios estejam operando sem interrupção. São bilhões de ações e recursos que precisam ser monitorados e analisados ininterruptamente dentro da rede de dados das empresas. Isso exige dos líderes um novo olhar para a segurança, com soluções que permitam reduzir as ameaças em todas as condições e possibilidades.

Nenhuma empresa está imune às ameaças, mas os líderes podem trabalhar com correção e foco para não deixar esses riscos atrapalharem o real potencial do uso dos dados nos negócios. É preciso evoluir de maneira constante, construindo as melhores condições para que a transformação digital dos negócios realmente gere valor. Somente assim as organizações poderão oferecer inovação real aos seus clientes de forma segura e consistente. 

Por: Gilberto Caparica, Vice-presidente de Operações e Breno Barros, Vice-presidente de Inovação & Marketing da Qintess 

*Imagem: Pixabay


Leia também
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]

O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas

Atualmente, não há dúvidas de que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o mundo dos negócios. […]