BLOCKBIT lista três passos para aumentar a segurança de dados nos ambientes empresariais

BLOCKBIT lista três passos para aumentar a segurança de dados nos ambientes empresariais
Imagem:

A data de 28 de janeiro marca o Dia Mundial da Privacidade de Dados e um momento de preparação, no Brasil, para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada no ano passado e que estabelece multas pesadas para as empresas que não protegerem adequadamente as informações de seus clientes. “As ameaças cibernéticas estão em todos os lugares e as companhias muitas vezes não estão preparadas para identificar golpes nem possuem uma política de segurança que efetivamente evite o sequestro de dados dos seus clientes”, afirma Cleber Ribas, Vice-Presidente da BLOCKBIT, empresa global de produtos de cibersegurança que protege organizações de todos os portes contra ameaças, vulnerabilidades e ataques.

Segundo Ribas, atuar preventivamente, além de evitar as sanções previstas na legislação, é uma estratégia para otimizar tempo e recursos das empresas. Estimativas globais apontam que as companhias levam, em média, 23 dias para resolver um ataque de ransomware e 50 dias para mitigar uma ameaça interna – relativa a colaboradores, parceiros, terceiros, etc. Tudo isso vem resultando no aumento dos orçamentos destinados à segurança: o custo médio anual global já ultrapassa US$ 11,7 milhões, segundo levantamentos do mercado.

“Em muitos casos as empresas não conseguem identificar a atividade suspeita imediatamente, e quanto maior o tempo para descobrir o incidente, maior o estrago”, diz o executivo. Para auxiliar as empresas a aprimorar a segurança dos seus ambientes e proteger a integridade e a privacidade dos dados que estão sob sua guarda, Ribas lista três passos simples:

1) Gerencie vulnerabilidades e brechas em configurações

Em primeiro lugar, conheça seu ecossistema e identifique possíveis brechas. Utilize ferramentas modernas para monitorar e diagnosticar o status de segurança dos dispositivos de rede e das aplicações web, avaliando eventos de segurança, assegurando a conformidade dos sistemas com regulamentações gerais, e apontando medidas e responsáveis para remediação dos riscos.

2) Simplifique a gestão de múltiplos dispositivos

O mercado já dispõe de ferramentas que integram tecnologias para mitigar riscos, alinhando economia de tempo, redução de custos e segurança eficiente em diversas camadas do ecossistema de TI empresarial. Conheça seus ativos, suas segmentações e seus usuários. Além disso, classifique as informações e reúna logs de todas as atividades e erros. Com uma visão holística de tudo o que acontece no seu ambiente, será mais fácil identificar um incidente de perda de dados.  Esse é um investimento inteligente para empresas de qualquer porte.

3) Previna a ocorrência de eventos de segurança em sua rede com diversas camadas

Para mais segurança, é importante adotar diversas camadas de proteção, monitorando o comportamento de usuários e do tráfego de dados em sua infraestrutura, identificando atividades suspeitas em tempo real. Dessa forma, é possível descobrir antecipadamente quais seriam as ameaças desconhecidas, analisando seu comportamento, atividades e impacto em ambiente real.

Caso a empresa seja vítima de um ataque, Ribas destaca que é crucial entender como o evento aconteceu, qual foi a brecha explorada, que tipo de técnica foi usada, quais segmentos e informações foram alvos. “Mapear todo o estado do incidente é fundamental para colocar o seu plano de resposta em ação. No curto prazo, para contenção imediata, é preciso isolar os segmentos de rede cujos dispositivos foram contaminados, evitando maiores danos a outros servidores e serviços”, afirma. Para uma correção mais profunda, será necessário mapear as vulnerabilidades que colocaram o sistema em risco e resolver as falhas de configuração.

 


Leia também
10 tendências para o mundo da cibersegurança
10 tendências para o mundo da cibersegurança

Há alguns anos a segurança cibernética é um tema de extrema importância e de interesse global, ainda mais com a […]

Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]