Enviar documentos por fax é realmente seguro?

Por: Colaborador externo Leitura 1 min 05 Jan, 2019 Segurança 1 4.487

Pode parecer um pouco que antiquado o uso de fax atualmente, mas em algumas empresas o fax ainda é utilizado, segundo um artigo do blog Kaspersky Lab .
No artigo, eles relatam 8 curiosidades sobre o fax. Inclusive, se o uso de fax é realmente seguro ou não.
Segundo eles, as máquinas de fax podem ser usadas sim para hackear uma rede corporativa.
“Na DEF CON 26, os pesquisadores Yaniv Balmas e Eyal Itkin apresentaram um divertido relatório intitulado “What the Fax?,” no qual demonstram como hackear uma máquina de fax por meio de uma conexão telefônica. A cobaia do estudo foi uma multifuncional barata produzida pela HP.

Continua após o anúncio

Apesar de ter demorado algum tempo para estudar o firmware do aparelho, Balmas e Itkin eventualmente encontraram uma vulnerabilidade em um módulo do sistema operacional do dispositivo responsável por processar arquivos JPEG recebidos por fax. Com essa vulnerabilidade, foram capazes de controlar completamente a multifuncional por meio de um fax recebido. Para demonstrar as potenciais consequências, os pesquisadores usaram o exploit EternalBlue (bastante conhecido depois dos casos WannaCry e NotPetya) para infectar um computador conectado à mesma rede do dispositivo.
A equipe notificou devidamente à HP das suas descobertas. Felizmente, a empresa levou a vulnerabilidade à sério, atribuiu-lhe um status “crítico”, e imediatamente lançou um firmware corrigido para os dispositivos suscetíveis.

A propósito, a lista inclui quase uma centena de modelos, então se você usa uma multifuncional com uma máquina de fax integrada produzida pela HP, recomendamos que dê uma olhadinha e, provavelmente, atualize seu firmware. Enquanto fizer isso, pense se realmente ainda precisa de um meio de comunicação da Idade da Pedra. Talvez seja hora de deixar o passado?”

Achei muito interessante esse artigo. Vou deixar o link logo abaixo para quem quiser conferir o artigo completo. Vale a pena!
https://www.kaspersky.com.br/blog/fax..

Um forte abraço!

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    1 Comentário

  • Muito interessante! Um inocente fax usado para hackear a rede! Imagino que os mais antigos podem ser uma fonte segura de mandar mensagens sem serem rastreadas... Às vezes os políticos podem estar recorrendo a tecnologias antigas como essa! Hahaha... Abraços! amtonline.com.br

  • Equipe Falando Tech para Adriano Matos

    Bem lembrado! Vai saber, não é mesmo? Não podemos duvidar de nada. ; ) Obrigado por comentar! Abraço!

Comentar

*O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ