Cibersegurança para e-commerces: por que é preciso proteger seu site de ataques?

Cibersegurança para e-commerces
Imagem:

Compreender a necessidade de segurança para e-commerces é o primeiro passo para garantir que o seu negócio ficará fora do radar dos hackers. Dado que e-commerces são comércios virtuais, em que toda a operação acontece de forma on-line, a proteção de todos os dados e das transações ali presentes são essenciais para o bom funcionamento.

O universo on-line é vasto e tem crescido exponencialmente a cada dia. À medida que as ameaças cibernéticas se tornam cada vez mais agressivas, as empresas precisam tomar atitudes ainda mais assertivas para fortalecerem suas medidas de segurança, daí a importância da conscientização sobre o tema.

Para manter a segurança da operação, é necessário atentar-se a algumas questões, como o registro do domínio do site – primeiro ponto a ser verificado. O domínio nada mais é que o endereço pelo qual o seu e-commerce será encontrado. Por meio dele, hackers que desejam fazer um sequestro de domínio conseguem tirar lojas do ar ou alterar dados.

O segundo ponto é rever periodicamente as pessoas que possuem acesso ao e-commerce e a todas as informações contidas na plataforma. É sempre importante reconsiderar quem são elas e se há a necessidade de continuarem com esse acesso, já que as informações são preciosas.

Por fim, outro ponto-chave é a hospedagem. Se você tem um site, os arquivos hospedados ficam disponíveis na internet. É dessa forma que os visitantes podem navegar e fazer suas compras. Por isso, no e-commerce, proteger todas as informações envolvidas é de extrema importância. Estamos falando de dados como CPF, endereço, cartões etc. Em caso de vazamentos, podem gerar grandes transtornos.

Por conta disso, determinações como a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD) são criadas. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a internet não é uma terra sem leis. No caso da LGDP, seu principal objetivo é proteger os direitos de privacidade dos usuários, tratando seus dados da melhor forma possível, inibindo a ação inadequada de terceiros.

Ter um e-commerce sem segurança é como ter um comércio de rua sem portas. Nesse sentido, contar com soluções modernas e seguras é o que separa negócios que sofrerão ou não ataques cibernéticos e, consequentemente, diferentes tipos de danos.

Quanto mais a internet avança, maiores devem ser os cuidados para que a vida on-line não represente perigos, seja para o empreendedor, seja para os clientes, que confiam seus dados aos serviços de uma empresa. 

 

Por Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN 

*Imagem: Pexels


Leia também
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]

O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas

Atualmente, não há dúvidas de que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o mundo dos negócios. […]