Segurança

Segurança da Informação: 15 soluções que sua empresa precisa ter

Prevenção, proteção e recuperação são as ações essenciais que as soluções de segurança cibernética devem cumprir para que os negócios não sejam comprometidos

Usar soluções de segurança da informação é crucial para evitar que uma empresa seja vítima de golpes e vazamentos de dados — crimes crescentes que têm potencial de causar prejuízos significativos. Não à toa, o estudo Global Digital Trust Insights Survey 2022, da consultoria PWC, aponta que 83% das empresas brasileiras pretendem aumentar o investimento em cibersegurança neste ano.

Afinal, episódios como o ocorrido com o grupo Americanas S.A. em fevereiro podem causar prejuízos enormes. Neste caso, os serviços da empresa ficaram três dias fora do ar devido a um incidente de segurança, registrando quase R$ 3,5 bilhões em perdas. 

Continua após o anúncio

Neste caso, a empresa conseguiu se recuperar e atingir crescimento de 22% no primeiro trimestre. No entanto, a história não costuma ser a mesma para negócios de menor porte. Segundo estudo da Microsoft, 61% das pequenas empresas que sofrem ataques digitais ficam incapazes de operar, o que pode até levá-las à falência.

Ou seja: o investimento em soluções de segurança da informação é crucial para garantir a proteção de todos os dados da empresa.

Quais os tipos de soluções de segurança da informação

Quando se fala em segurança da informação, prevenção, detecção, resposta e recuperação de ataques são as principais estratégias que devem integrar os planos para as decisões técnicas e de negócios. Para uma abordagem mínima para contenção e erradicação de ameaças, as empresas devem investir nos seguintes tipos de ferramentas: 

Firewall

Realiza o bloqueio de acesso de usuários não autorizados a um dispositivo. Embora alguns sistemas já venham com o firewall pré-instalado, é possível contratar e incrementar o sistema com o objetivo de fortalecer a proteção da rede e evitar invasões de hackers.

Antivírus

Evita ataques aos computadores da rede ao analisar, reconhecer e impedir a invasão de códigos maliciosos. Também barra ataques em curso e repara danos já efetuados. A atualização do antivírus é de extrema importância para seu pleno desempenho. Novos códigos maléficos surgem diariamente e é crucial ter a solução devidamente atualizada para garantir a proteção da empresa.

Antispyware

Evita que os scripts spyware porventura instalados na máquina capturem informações sem autorização ou monitorem o comportamento e dados do usuário. Neste caso, o risco está relacionado não à perda de dados, mas sim da privacidade.

Anti-phishing

Protege a empresa do phishing, golpe mais comum de ser recebido por e-mail e que consiste no sequestro de informações de login para o acesso de dados da empresa por parte de scripts maliciosos ou até mesmo sistemas.

Anti-ransomware

Protege as organizações dos ataques de ransomware, malware que criptografa arquivos e exige pagamento de resgate. Também recupera com segurança os dados criptografados, assegurando a continuidade das operações.

VPN

VPN significa "Virtual Private Network" (Rede Privada Virtual). Ela estabelece uma conexão de rede protegida quando o usuário precisa usar redes públicas, tornando mais difícil para terceiros rastrear as atividades online.

Gerenciador de senhas

Armazena dados de login e gera senhas complexas, estimulando o usuário a ter uma senha exclusiva e forte para as diversas contas on-line. 

Principais softwares de tecnologia da informação para empresas

Com o objetivo de conseguir usabilidade, efetividade e custo adequado ao orçamento da empresa, é essencial avaliar as funcionalidades de cada solução. Em alguns casos, é necessário combinar mais de um software de tecnologia da informação. As principais opções do mercado são:

1. Strati Guardian Powered by Sophos

Indicado para empresas de porte médio, o Strati Guardian Powered by Sophos é um software modular capaz de proteger os ativos, identificar comportamentos suspeitos ou ataques, responder aos eventos de segurança e recuperar os danos.

2. McAfee Endpoint Security

O produto de uma das principais empresas de cibersegurança do mundo conta com três módulos: firewall, prevenção contra ameaças e controle da web. Desta forma, é possível monitorar ações suspeitas, fazer varreduras contra ameaças e classificar a segurança dos sites.

3. SolarWinds Security Event Manager 

Esta ferramenta robusta pode detectar e monitorar uma série de eventos de rede, mas o destaque é em relação ao monitoramento, detecção e mitigação do link internet contra-ataques DDoS. Mantém logs de IPs de invasores e até bloqueia IPs. 

4. Bitdefender GravityZone Business Security

O Bitdefender GravityZone tem como diferencial a detecção e remoção de malware e também a personalização do tipo de proteção para cada dispositivo da rede. Ele também faz a análise de risco, criptografia em disco e controle de apps e dispositivos.

5. Endpoint Protector

O software de prevenção de perda de dados (DLP) fornece proteção ao conteúdo sensível, controle de dispositivos externos, criptografia de dados e varreduras para proteger e endpoints do Windows, macOS e Linux, além de dispositivos móveis iOS e Android para negócios de pequeno e médio porte.

6. Sophos Intercept X

A plataforma antivírus profissional para os sistemas Windows, Mac e Linux impede casos de malwares, phishing, ransomwares e ataques de vírus. Ela também permite combinar a proteção com análise full time de comportamento das máquinas e detecção de tráfego potencialmente malicioso.

7. Kaspersky Endpoint Security 

A solução da Kaspersky é baseada em nuvem e pode ser contratada para 10 ou mais dispositivos. Ela faz o bloqueio de ransomware, malware sem arquivo, ataques de dia zero e outras ameaças em desktop e servidores Windows, Mac OS, celulares iOS e Android e no Microsoft Office 365.

8. Avast Business Antivirus Pro

O Avast Business Pro protege a corporação contra vírus e firewall de rede. Com ele, também é possível proteger e-mails e navegar na internet e fazer download em um ambiente virtual separado. Conta, ainda, com um triturador de dados para excluir permanentemente os arquivos.

9. Acronis Cyber Protect

O Acronis Cyber Protect Ransomware foi pensado para ser uma proteção contra um tipo de malware específico: o ransomware. Ele integra de forma nativa cibersegurança, proteção de dados e gestão para proteção de endpoints, sistemas e dados. 

10. TorGuar

O serviço de VPN do TorGuard oferece velocidade e banda ilimitada por meio de mais de 3.000 servidores em 50 países. Os pacotes são customizados de acordo com o tamanho da empresa, com opções de 8 conexões e acessos criptografados, com servidor e até 30 endereços IP dedicados. 

11. 1Password

O 1Password é fácil de configurar e vem com recursos para administradores e membros da equipe, como autenticação de dois fatores (2FA) avançada, compartilhamento seguro de senhas e monitoramento da dark web. Com os cofres de senhas, é possível guardar senhas específicas em cofres e dar acesso  apenas a determinados membros da equipe.

12. Mimecast

Solução anti-phishing, o Mimecast evita ataques baseados em código e possui recursos para detectar links e anexos maliciosos, eliminando-os ou tornando-os seguros a partir de métodos como sandboxing. 

13. Perimeter

O Perimeter é uma solução VPN conhecida por oferecer protocolos de criptografia de grau militar e proteção Wi-Fi automática. É adequada para empresas que necessitam de servidores escaláveis ilimitados e IPs dedicados. As aplicações são na nuvem.

14. Cisco Ransomware Defense

Esta solução protege contra ransomware com uma abordagem de plataforma integrada em diversos pontos de controle essencial, como e-mail, web, rede e endpoint, detectando e protegendo rapidamente e em escala graças à inteligência de ameaças e pesquisa do Talos, centro de cibersegurança e pesquisa da empresa. 

15. Ironscales  

A plataforma é um serviço anti-phishing que busca fortalecer a segurança do sistema de e-mail da empresa por meio de detecção e análise dinâmica. Ele realiza o bloqueio ou sinaliza e-mails potencialmente suspeitos. Seu diferencial é o treinamento voltado ao usuário final, a fim de conscientizá-lo para fortalecer a defesa contra o phishing. 

Independentemente de qual software de segurança da informação for escolhido, sua empresa terá maior proteção de dados. Desta forma, será possível priorizar todas as informações fornecidas pelo sistema de gestão financeira para alavancar os negócios. 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
Relatório Norton Consumer Cyber Safety Pulse: Como sua privacidade e segurança podem estar em risco

Relatório Norton Consumer Cyber Safety Pulse: Como sua privacidade e segurança podem estar em risco

A Norton Labs, a equipe global de pesquisa da NortonLifeLock, lança seu relatório trimestral “Consumer Cyber Safety Pulse...

Ransomware: retomada em tempo recorde é essencial para minimizar impactos

Ransomware: retomada em tempo recorde é essencial para minimizar impactos

Mesmo com os esforços coletivos da indústria de cibersegurança, de governos e empresas, os ataques de ransomware se tonaram...

Sequestro de dados: Brasil já é o quinto país do ranking do cibercrime

Sequestro de dados: Brasil já é o quinto país do ranking do cibercrime

Num passado recente, o lugar mais protegido de uma empresa era a sala cofre, local destinado a armazenar itens valiosos e documentos importantes....

Como evitar o transtorno com roubo de smartphones e dados

Como evitar o transtorno com roubo de smartphones e dados

Um smartphone, que hoje tem valor médio de R$2 mil, está entre os maiores problemas de segurança pública do país....

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário