Conveniência, agilidade e segurança devem nortear compras do Dia das Mães nos pagamentos digitais

Compra on-line
Imagem:

Novos hábitos do consumidor merecem atenção para não cair em fraudes

A conveniência, agilidade e a segurança devem nortear a compra do presente do Dia das Mães. A tendência é que o consumidor se aproprie ainda mais da tecnologia para fazer o pagamento, dando prioridade a métodos digitais. A análise tem como referência a adesão do brasileiro ao pagamento digital, em detrimento a formas convencionais. Segundo a pesquisa Pace Pulse da FIS® (NYSE: FIS), empresa líder em tecnologia financeira no mundo, 47% da população reduziu o uso do dinheiro ou cheques para transações financeiras, enquanto que os pagamentos on-line e via aplicativos móveis se destacaram entre 52% dos entrevistados.

Marcelo Góes, head de Produtos e Serviços da FIS, destaca que a tecnologia e a inovação têm promovido mudanças em todo o ecossistema financeiro e de pagamentos a fim de atender as necessidades de um consumidor que busca conveniência, agilidade e, cada vez mais, segurança no seu processo da compra. 

O aquecimento das vendas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, somado ao maior leque de produtos digitais disponibilizados podem dar vazão a ações fraudulentas. “Com o desenvolvimento de novas ferramentas digitais, os golpistas têm buscado oportunidades neste mercado, principalmente com relação à obtenção de dados de pessoas físicas e jurídicas”, comenta o executivo. Por outro lado, ele reforça que o mercado tem atuado fortemente para coibir a atuação fraudulenta com novos controles, além de novas camadas de autenticação, como a validação de um código por celular, biometria – digital, facial e voz – e ainda, com educação para o consumidor também se proteger.

E este movimento é destaque na pesquisa “O Impacto das Fraudes na Experiência do Cliente” da FICO, líder mundial em softwares de análise preditiva, que revela que a preocupação do brasileiro com fraudes envolvendo o uso meios de pagamentos em tempo real atinge apenas 6% da população frente ao índice global que não ultrapassa 7%. 

Como evitar golpes nos pagamentos on-line – Embora haja um trabalho rigoroso do mercado para prevenção de fraudes nos pagamentos digitais e serviços financeiros é importante que o consumidor se projeta para evitar golpes. Por essa razão, atenção às regras básicas de segurança são essenciais para que o usuário tenha uma experiência bem-sucedida no uso da tecnologia para efetuar suas compras.

Góes recomenda o uso de senhas fortes, não anotar senhas no celular, não enviar senhas pelo Whatsapp, efetuar compras em sites conhecidos e certificados, não abrir/compartilhar links e vídeos de desconhecidos, tomar cuidado ao acessar senhas e ao manipular o smartphone em locais públicos. “São atitudes básicas, mas que é sempre bom reforçar. E todas estas regras se aplicam também ao uso do Whatsapp como canal de meios de pagamentos”, orienta.

Os bancos e muitas outras instituições financeiras já trabalham com diversos mecanismos de prevenção a fraudes. A evolução das biometrias de tokens, por exemplo, tem sido um trunfo para os agentes de meios de pagamentos; além disso, as empresas estão empenhadas em educar o seu cliente para que ele saiba se proteger e não caia em ciladas. “Todos temos uma importante participação neste processo de transações em pagamentos digitais. Mas com tecnologia e com cuidados no dia a dia é possível reduzir fortemente a atuação de golpistas”, conclui. 

*Imagem: Pixabay

 


Leia também
Dakhia fortalece a segurança e a inovação em fábricas com a implementação do Next-Generation Firewall da Blockbit
Dakhia fortalece a segurança e a inovação em fábricas com a implementação do Next-Generation Firewall da Blockbit

A Blockbit, empresa especializada no mercado de cibersegurança, e a Dakhia, indústria de compostos de plásticos de engenharia, anunciam parceria […]

Dia dos Pais: 5 dicas para proteger e-commerces de ciberataques
Dia dos Pais: 5 dicas para proteger e-commerces de ciberataques

O Brasil é um alvo recorrente de ataques de ransomware, com mais de 100 bilhões de tentativas em 2022

Casos de sucesso sobre segurança da informação na saúde e a integridade dos dados dos pacientes marcam fórum promovido pelo Hospital Sírio-Libanês
Proteção contra malware: 4 recomendações e cenários para aprimorar as estratégias de segurança ainda em 2023
Proteção contra malware: 4 recomendações e cenários para aprimorar as estratégias de segurança ainda em 2023

Proteja seus ativos digitais com estratégias de segurança aprimoradas contra malwares e golpes exploratórios de chatbots e IA

Mais de 10 milhões de senhas vazadas mensalmente no Brasil, revela plataforma de cibersegurança
Mais de 10 milhões de senhas vazadas mensalmente no Brasil, revela plataforma de cibersegurança

Aumento alarmante de credenciais vazadas de usuários brasileiros em 2023 revela a necessidade urgente de investigação cibernética abrangente e camadas de segurança robustas