Conveniência, agilidade e segurança devem nortear compras do Dia das Mães nos pagamentos digitais

Compra on-line
Imagem:

Novos hábitos do consumidor merecem atenção para não cair em fraudes

A conveniência, agilidade e a segurança devem nortear a compra do presente do Dia das Mães. A tendência é que o consumidor se aproprie ainda mais da tecnologia para fazer o pagamento, dando prioridade a métodos digitais. A análise tem como referência a adesão do brasileiro ao pagamento digital, em detrimento a formas convencionais. Segundo a pesquisa Pace Pulse da FIS® (NYSE: FIS), empresa líder em tecnologia financeira no mundo, 47% da população reduziu o uso do dinheiro ou cheques para transações financeiras, enquanto que os pagamentos on-line e via aplicativos móveis se destacaram entre 52% dos entrevistados.

Marcelo Góes, head de Produtos e Serviços da FIS, destaca que a tecnologia e a inovação têm promovido mudanças em todo o ecossistema financeiro e de pagamentos a fim de atender as necessidades de um consumidor que busca conveniência, agilidade e, cada vez mais, segurança no seu processo da compra. 

O aquecimento das vendas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, somado ao maior leque de produtos digitais disponibilizados podem dar vazão a ações fraudulentas. “Com o desenvolvimento de novas ferramentas digitais, os golpistas têm buscado oportunidades neste mercado, principalmente com relação à obtenção de dados de pessoas físicas e jurídicas”, comenta o executivo. Por outro lado, ele reforça que o mercado tem atuado fortemente para coibir a atuação fraudulenta com novos controles, além de novas camadas de autenticação, como a validação de um código por celular, biometria – digital, facial e voz – e ainda, com educação para o consumidor também se proteger.

E este movimento é destaque na pesquisa “O Impacto das Fraudes na Experiência do Cliente” da FICO, líder mundial em softwares de análise preditiva, que revela que a preocupação do brasileiro com fraudes envolvendo o uso meios de pagamentos em tempo real atinge apenas 6% da população frente ao índice global que não ultrapassa 7%. 

Como evitar golpes nos pagamentos on-line – Embora haja um trabalho rigoroso do mercado para prevenção de fraudes nos pagamentos digitais e serviços financeiros é importante que o consumidor se projeta para evitar golpes. Por essa razão, atenção às regras básicas de segurança são essenciais para que o usuário tenha uma experiência bem-sucedida no uso da tecnologia para efetuar suas compras.

Góes recomenda o uso de senhas fortes, não anotar senhas no celular, não enviar senhas pelo Whatsapp, efetuar compras em sites conhecidos e certificados, não abrir/compartilhar links e vídeos de desconhecidos, tomar cuidado ao acessar senhas e ao manipular o smartphone em locais públicos. “São atitudes básicas, mas que é sempre bom reforçar. E todas estas regras se aplicam também ao uso do Whatsapp como canal de meios de pagamentos”, orienta.

Os bancos e muitas outras instituições financeiras já trabalham com diversos mecanismos de prevenção a fraudes. A evolução das biometrias de tokens, por exemplo, tem sido um trunfo para os agentes de meios de pagamentos; além disso, as empresas estão empenhadas em educar o seu cliente para que ele saiba se proteger e não caia em ciladas. “Todos temos uma importante participação neste processo de transações em pagamentos digitais. Mas com tecnologia e com cuidados no dia a dia é possível reduzir fortemente a atuação de golpistas”, conclui. 

*Imagem: Pixabay

 


Leia também
10 tendências para o mundo da cibersegurança
10 tendências para o mundo da cibersegurança

Há alguns anos a segurança cibernética é um tema de extrema importância e de interesse global, ainda mais com a […]

Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil
Especialistas apontam que infraestrutura crítica também pode ser alvo de ataques cibernéticos no Brasil

Palo Alto Networks destaca que ataques à infraestrutura crítica podem causar a suspensão de serviços essenciais, como assistência médica, energia […]

VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança
VPN para jogos on-line: muito além da cibersegurança

Os jogos on-line não são mais apenas um passatempo, tornaram-se parte integral da cultura contemporânea, conectando milhões de jogadores em […]

Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024
Gartner revela 8 previsões de cibersegurança para 2024

O Gartner anuncia oito das principais previsões de cibersegurança para 2024 e os próximos anos. Entre as principais previsões, a […]

Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft
Cibersegurança: Check Point Software anuncia nova colaboração com a Microsoft

Anúncio demonstra o uso das soluções Check Point Infinity AI Copilot com o Microsoft Azure OpenAI Service para definir novos […]