Segurança Conteúdo patrocinado

Filmes On-line: Saiba Como se Proteger das Ameaças

Mulher mexendo no computador

Assistir filmes on-line é uma das práticas mais perigosas da internet. É preciso ficar atento para manter seus dispositivos fora de perigo

Apesar de não ser uma prática aconselhada, você, com certeza, já teve vontade de assistir algum filme ou série na internet de forma gratuita.

Muitos sites oferecem essa possibilidade que, em um primeiro momento, chega a ser tentadora. Mas, não se engane! Em alguns casos o feito pode sair mais caro que a encomenda, isso porque os links acessados costumam esconder ameaças e vírus que danificam a vida útil do computador.

Pensando nisso, criamos esse post para explicar como você deve se proteger ao assistir filmes on-line. Confira! 

Principais Riscos 

Antes de falar dos riscos, vale ressaltar que vários sites que faziam a veiculação de filmes de maneira gratuita foram tirados do ar, isso aconteceu por conta dos direitos autorais das peças audiovisuais.

A pirataria afeta a bilheteria dos filmes originais, ou seja, uma produção que teve vários custos com a gravação perde acessos para essas plataformas. Além disso, existem outros riscos que estão diretamente ligados a quem está atrás da tela. Como: 

Invasão de Privacidade 

Cadeado no teclado de notebook 

A maioria dos sites não possui qualquer tipo de uso de políticas de privacidade, isso pode gerar a coleta indevida de dados do internauta.

Os arquivos armazenados no navegador servem para identificar o usuário, inclusive sua localização e outras páginas de acesso.

Alguns sites solicitam a realização de um cadastro, contendo e-mail, telefone e outros dados pessoais. Isso pode se tornar um problema mais tarde, já que as informações são utilizadas para disparar propagandas massivas e fazer envios de SMS sem a autorização do usuário. 

Download de Filmes, Torrents e Legendas 

Os downloads não são menos perigosos. Ao baixar um filme, um plug-in pode ser instalado no seu computador, o que ocasiona o roubo de senhas e dados. No caso dos torrents, não é possível saber se o arquivo é verdadeiro ou não, tornando-se um risco para o dispositivo.

As legendas podem esconder programas maliciosos que, quando baixados, são executados na máquina, e alguns sites chegam a pedir senha e login do usuário, e no final oferecem um arquivo falso para download. 

Como se Proteger 

A maneira mais segura de manter seus dispositivos protegidos é contratar o melhor antivírus do mercado, assim você fica imune a todos os riscos citados acima. Além de avisar sobre sites suspeitos, o programa elimina todas as ameaças de forma definitiva.

Outra dica importante é assinar canais oficiais de streaming que ofereçam o serviço de maneira segura, com qualidade e eficiência. 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários! 

Imagens: Pixabay (janeb13) | Pixabay (TheDigitalWay) 

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Falando Tech. 

 


Leia também
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas
O papel do CISO para transformar a cibersegurança em uma alavanca de reputação para as empresas

Atualmente, não há dúvidas de que a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o mundo dos negócios. […]

Ciberataque: por que o tempo de resposta é essencial?
Ciberataque: por que o tempo de resposta é essencial?

No universo cada vez mais interconectado dos negócios digitais, a segurança da informação se tornou uma frente estratégica para proteger […]

Além da segurança e da proteção: liberando o potencial dos analíticos
Além da segurança e da proteção: liberando o potencial dos analíticos

A tecnologia de segurança é um investimento. Como acontece com todos os investimentos empresariais, é importante considerar a melhor forma […]

Segurança cibernética corporativa: quando a ameaça é interna
Segurança cibernética corporativa: quando a ameaça é interna

A cibersegurança tornou-se uma prioridade mundial em um cenário cada vez mais conectado, moderno e ágil. A preocupação é tanta […]

Como driblar as ameaças cibernéticas em meio à bagunça digital
Como driblar as ameaças cibernéticas em meio à bagunça digital

As organizações têm como uma de suas maiores preocupações a segurança digital de seus sistemas e dados. Mas será que […]