Veja como a tecnologia está democratizando e auxiliando o setor de saúde

Medicina High-tech
Imagem:

Robôs que ajudam em cirurgias, próteses que simulam braços e pernas e equipamentos que podem substituir órgãos. Quando se fala em tecnologia na área da saúde, esses são os exemplos mais futurísticos – e comuns – que vêm à mente. A influência das soluções tecnológicas na área médica, não precisa parecer obra de ficção científica. Pelo contrário, é possível ser bem mais simples e igualmente eficiente com ferramentas que melhoram o dia a dia de pacientes e profissionais.  

Não à toa, o investimento em digitalização e plataformas de tecnologia na área da saúde segue em franco crescimento. Apenas na América Latina, a IDC estima que o setor deve movimentar US$ 1,9 bilhão entre 2021 e 2022. Destaca-se, por exemplo, o investimento em inteligência artificial e soluções em cloud – esta de acordo com projeções da Deloitte.  

A presença da tecnologia no dia a dia médico, portanto, é um caminho sem volta. Clínicas, hospitais e demais organizações de saúde devem buscar formas de melhorar ainda mais o acesso da população a serviços de qualidade. Como? Confira alguns exemplos:  

1 – Processos mais rápidos e eficientes nas consultas  

Um dos principais incômodos em uma consulta médica é o tempo desperdiçado para realizar um bom atendimento. Atrasos quase sempre são inevitáveis, o que gera desconforto e prejudica a experiência tanto do paciente quanto do médico. Graças à tecnologia, é possível automatizar diversos processos inerentes ao dia a dia do profissional, como preenchimento de exames e receitas. Assim, ele ganha mais tempo para se dedicar à pessoa e consegue melhorar a prestação de serviço.   

2 – Análise acurada de dados 

Os grandes bancos de dados estão amplamente presentes no ambiente corporativo pois ajudam às tomadas de decisão. No setor da saúde, não é diferente. Com mais informações dos pacientes migrando para sistemas tecnológicos, utilizá-las passa a ser uma vantagem para melhorar o diagnóstico e o tratamento como um todo. Diversas soluções conseguem combinar esses dados e cruzá-los com outras fontes, como conteúdos clínicos para gerar insights ao médico.  

3 – Telemedicina e uso de dispositivos móveis 

A pandemia de covid-19 obrigou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a aprovar o uso da telemedicina no Brasil em 2020 em “caráter excepcional”. Agora, é impossível se desfazer de uma vantagem como essa. Afinal, a pessoa pode realizar uma consulta com o médico de confiança sem se deslocar até o consultório. Para que isso seja possível, as plataformas evoluíram rapidamente, permitindo não só a comunicação eficiente, como também a integração de dispositivos móveis, como os wearables, que podem enviar informações importantes diretamente para o médico.  

4 – Compartilhamento seguro de exames 

Outra vantagem que a tecnologia trouxe para facilitar o acesso das pessoas é o compartilhamento de exames e receitas em canais digitais. Por muito tempo, era preciso pegar laudos impressos, imagens e demais exames e levá-los até a clínica para análise médica. Hoje, essas informações são encaminhadas diretamente pelo laboratório ao consultório. Essa transferência de informações vai se popularizar ainda mais com a presença da tecnologia blockchain no setor, permitindo que dados sensíveis possam navegar na web com criptografia e segurança.  

5 – Pacote completo de serviços médicos 

Por fim, até mesmo a presença de fintechs, com soluções que combinam o setor com o mercado financeiro, estimula a democratização aos serviços de saúde. Isso porque é possível criar um pacote completo que integra diversos serviços médicos, como consultas, exames, planos odontológicos, entre outros, para as empresas oferecerem a seus colaboradores. Assim, a pessoa consegue acessar diferentes especialidades e funções com o mesmo programa, sem ficar presa aos profissionais disponíveis em um determinado plano.  

Por Matheus Moretti Rangel, CGO da Niky

*Imagem: onlyyouqj no Freepik


Leia também
A Influência dos Algoritmos em Nossos Comportamentos, Opiniões e Decisões
A Influência dos Algoritmos em Nossos Comportamentos, Opiniões e Decisões

O mundo está totalmente imerso nas tecnologias, fazendo com que todos estejam de alguma forma interligados, facilitando a comunicação, negociações e o conhecimento do mundo de uma maneira rápida, sem precisar sair da sua casa.

No Dia Mundial da Saúde conheça os cuidados que permanecerão após pandemia
No Dia Mundial da Saúde conheça os cuidados que permanecerão após pandemia

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril e foi instaurado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, comemorado pela primeira vez em 1950.

Nomofobia ou no-mobile: conheça o medo de ficar sem celular e os riscos causados pelo vício no aparelho
Nomofobia ou no-mobile: conheça o medo de ficar sem celular e os riscos causados pelo vício no aparelho

Pesquisa revela que 20% dos brasileiros não conseguem ficar 30 minutos longe do celular. Leia no blog!