No Dia Mundial da Saúde conheça os cuidados que permanecerão após pandemia

Telemedicina
Imagem:

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril e propõe o debate sobre modificações que serão mantidas após a pandemia

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril e foi instaurado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, comemorado pela primeira vez em 1950.

Nesses 72 anos, o Dia Mundial da Saúde foi marcado por iniciativas, nacionais e internacionais, para conscientizar e difundir informações sobre saúde.

Em 2022, após dois anos de pandemia da Covid-19, ganham destaque na data as medidas de enfrentamento e superação à crise sanitária global, em grande medida pelo avanço da vacinação, mas também pelas condutas adotadas nas instituições de saúde nos últimos  anos.

Quais cuidados foram adotados para enfrentamento da pandemia?

Atualmente, a pandemia da Covid-19 apresenta números em queda em grande parte dos países devido ao avanço dos esforços de vacinar a população.

A melhora da situação sanitária já faz alguns países falarem sobre endemia, que é quando a população começa a conviver com uma patologia, sem apresentar picos significativos de contágio e óbitos, como ocorre com a dengue no Brasil.

Essas novas discussões colocam em destaque um período de transição para o fim da pandemia, mas especialmente, sobre o que nesse período será mantido.

A pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas nas instituições de saúde, como:

  • maior atenção aos cuidados sanitários e de higiene em todas as instalações médicas;

  • aumento no investimento na saúde para abarcar o crescimento da demanda do período;

  • uso de máscara em todos os ambientes compartilhados;

  • incorporação de novas tecnologias, como big data, blockchain, inteligência artificial e outras;

  • serviços de saúde a distância, por meio de serviços de telemedicina, como a telerradiologia e o telecomando;

  • redução dos deslocamento e trânsito em instituições de saúde;

  • reformulação de processos de triagem e encaminhamento dos pacientes;

  • acesso domiciliar à serviços de saúde, como realização de exames;

  • maior autonomia do paciente, como em métodos de autoteste.

As mudanças no contexto da saúde, apesar de muitas delas terem sido pensadas comparadas a enfrentar a pandemia da Covid-19, mostraram-se eficientes para outros fins, como qualidade de vida dos profissionais da saúde, protagonismo do paciente e ampliação do acesso aos serviços.

Assim, em 2022, o Dia Mundial da Saúde incentiva um novo debate: quais transformações serão mantidas no setor? 

Quais modificações permanecerão após a pandemia da Covid-19?

Ainda não é possível prever exatamente quais são as mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19 que serão incorporadas de forma permanente à sociedade, mas existem alguns indicativos.

Rotatividade de pessoas

A Covid-19, assim como outras infecções respiratórias altamente transmissíveis, passará a fazer parte do cotidiano e uma das medidas mais indicadas para reduzir a transmissão dessas doenças é reduzir as aglomerações, principalmente nas instituições de saúde.

Dessa forma, mais locais devem investir em alternativas para controlar a rotatividade de pessoas, evitando ambientes lotados.

Um exemplo nesse sentido é a entrega de laudos e exames por canais digitais, evitando o deslocamento de pacientes e acompanhantes até a instituição de saúde.

Alterações de infraestrutura

Algumas transformações de infraestrutura também foram necessárias na área da saúde, como mais janelas e portas para promover uma melhor ventilação dos espaços.

A tendência é que essas alterações, priorizando espaços abertos, bem ventilados e com distanciamento entre pessoas sejam valorizadas em projetos futuros.

Medidas de higiene

A higiene dos ambientes sempre foi uma demanda na área da saúde, mas com a pandemia da Covid-19 ela foi mais difundida, especialmente entre os pacientes.

Assim, a expectativa é que os ambientes de saúde mantenham rotinas rígidas de higienização, inclusive com a disponibilização de álcool em gel para higiene dos circulantes.

Home office

O home office foi um grande aliado no enfrentamento à pandemia e, na área da saúde, foi viável principalmente para profissionais de tarefas administrativas e médicos atendendo de casa.

Como em outros setores, o home office deve continuar devido aos benefícios à qualidade de vida dos profissionais sem comprometer os níveis de produtividade das instituições.

Tecnologia

Diversas tecnologias foram incorporadas na área da saúde para melhorar o fluxo de processos durante a pandemia, como o prontuário eletrônico para centralizar as informações dos pacientes e viabilizar o monitoramento contínuo de sinais vitais por meio do big data, por exemplo.

A expectativa é que as tecnologias continuem como importantes aliadas na modernização da saúde, o que impacta desde a realização de procedimentos, como por meio da cirurgia robótica, até a gestão hospitalar, como ocorre com a incorporação de sistemas integrados.

Telemedicina

Uma das primeiras transformações promovidas pela pandemia no Brasil foi a autorização, inicialmente em caráter emergencial, da telemedicina para monitoramento médico à distância.

Além dessa mudança, alguns serviços já consolidados foram anteriormente ampliados no período da pandemia, como a telerradiologia e o telecomando.

O telecomando, por exemplo, pressupõe todo um sistema para que um técnico a distância possa realizar exames de alta complexidade, como a ressonância magnética.

Assim, a tecnologia também contribuiu na difusão dessa categoria de serviço que está entre aqueles que devem permanecer após a pandemia. 

*Imagem: Pexels


Leia também
Veja como a tecnologia está democratizando e auxiliando o setor de saúde
Veja como a tecnologia está democratizando e auxiliando o setor de saúde

A presença da tecnologia no dia a dia médico, portanto, é um caminho sem volta. Clínicas, hospitais e demais organizações de saúde devem buscar formas de melhorar ainda mais o acesso da população a serviços de qualidade.

A Influência dos Algoritmos em Nossos Comportamentos, Opiniões e Decisões
A Influência dos Algoritmos em Nossos Comportamentos, Opiniões e Decisões

O mundo está totalmente imerso nas tecnologias, fazendo com que todos estejam de alguma forma interligados, facilitando a comunicação, negociações e o conhecimento do mundo de uma maneira rápida, sem precisar sair da sua casa.

Nomofobia ou no-mobile: conheça o medo de ficar sem celular e os riscos causados pelo vício no aparelho
Nomofobia ou no-mobile: conheça o medo de ficar sem celular e os riscos causados pelo vício no aparelho

Pesquisa revela que 20% dos brasileiros não conseguem ficar 30 minutos longe do celular. Leia no blog!