O blog Falando Tech usa cookies de navegação. Ao continuar a navegação, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade.
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas
Líderes empresariais precisam adaptar-se às regulamentações em constante mudança devido ao crescimento do trabalho remoto.
Redação
2.750 5 min. de leitura 19/03/2024 às 10h43
À medida que a tendência do trabalho remoto tem se consolidado, os líderes empresariais precisam de preparar os seus negócios para evoluir com as regulamentações em constante mudança.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Para termos uma ideia do avanço do trabalho remoto, dados da Deel, empresa global de recursos humanos, mostram que houve crescimento de 97% no número de brasileiros contratados por companhias de outros países dentro da plataforma entre junho de 2022 e junho deste ano, posicionando o Brasil no top 5 de países com mais pessoas contratadas, após EUA, Filipinas, Argentina e Reino Unido.
Mas o trabalho remoto não é necessariamente uma simples mudança do modelo tradicional; ele difere significativamente do gerenciamento de equipe tradicional, exigindo novos estilos de comunicação, tecnologia e processo. Pensando nisso, a Deel mostra quais são as melhores estratégias capazes de auxiliar as companhias na gestão de equipes remotas.
Flexibilidade: Incorporar a flexibilidade por meio de modelos de trabalho remoto e híbrido proporciona aos colaboradores a liberdade de ajustar seus horários conforme suas necessidades pessoais. Atualmente, a flexibilidade é considerada o benefício mais motivador para os colaboradores globalmente. De acordo com uma pesquisa da HP, os trabalhadores de escritório do Brasil estão dispostos a ter seus salários reduzidos em até 16% se puderem trabalhar em uma empresa que os permita ter maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A flexibilidade não apenas atrai os melhores talentos, mas também reduz os custos de recrutamento e impulsiona a produtividade.
Sistema Global de Informações de Recursos Humanos: a adoção de um sistema de informação, também conhecido como HRIS, auxilia as empresas a gerenciar e automatizar os processos centrais de RH, garantindo conformidade e otimizando os procedimentos de Recursos Humanos e folha de pagamento. Essa abordagem simplifica e desburocratiza a administração global da força de trabalho. Isso permite que os profissionais de RH concentrem seus esforços mais estratégicos na adoção do trabalho remoto.
Ambientes de trabalho flexíveis: a utilização de espaços de coworking não apenas se revela mais acessível do que firmar contratos de aluguel para escritórios comerciais, mas também pode apresentar uma solução para o isolamento frequentemente experimentado por trabalhadores remotos. Enquanto trabalhar em casa pode ser solitário, a escolha por um espaço de coworking possibilita que esses profissionais interajam com outras pessoas, promovendo uma sensação de pertencimento a uma comunidade.
Contratações por meio do banco de talentos global: O banco de talentos global ajuda as organizações, principalmente as globais, a identificar profissionais qualificados em qualquer parte do mundo, mais alinhados com as necessidades do seu projeto.
TI consolidado: Simplificar ferramentas tecnológicas ajuda a evitar ineficiências, inconsistências de dados e custos ocultos. O uso de sistemas integrados, como software de folha de pagamento desenvolvido para equipes globais, pode atuar como um forte aliado para reduzir despesas.
Oferta de ações: Oferecer opções de ações pode ser uma forma de atrair e reter talentos, alinhando incentivos com o sucesso da empresa, oferecendo alternativas a salários elevados para que o colaborador tenha o real sentimento de “dono” da companhia.
Experiência dos colaboradores: Desde o início da pandemia de COVID-19, promover o bem-estar dos trabalhadores tornou-se parte da estratégia de negócios de muitas organizações. Investir no engajamento e no bem-estar dos funcionários visa reduzir a rotatividade e impulsionar a produtividade, por isso a importância de fomentar a cultura de confiança e colaboração. Ao liderar uma equipe virtual com diferentes fusos horários, utilizar a comunicação escrita e assíncrona ajuda a aprimorar a eficiência da equipe.
Redução de reuniões: Diminuir reuniões desnecessárias para economizar tempo e produtividade é de suma importância. Uma pesquisa da American Psychological Association Logo mostra que mesmo interrupções breves podem custar até 40% do tempo produtivo de alguém. Para reduzir reuniões que poderiam ser um e- mail, aproveite as ferramentas de mensagens diretas para uma comunicação eficaz.
Integração automatizada: Um software de integração para acelerar o processo e definir expectativas claras para os membros remotos da equipe pode aumentar a produtividade e economizar custos. Ao entregar a responsabilidade administrativa a um software de integração, os gerentes de contratação têm mais tempo para se concentrar na orientação e em outras tarefas.
“Gerenciar equipes remotas pode ser um desafio para gestores acostumados com os modelos tradicionais de trabalho. Ao oferecer liberdade e flexibilidade aos colaboradores, muitos desafios podem surgir. Por isso, utilizar as ferramentas corretas para o gerenciamento das equipes é a melhor maneira de garantir a melhor performance para os trabalhadores remotos”, afirma Stefana Zaric, especialista em marketing de conteúdo da Deel.