3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade

Como usar as redes sociais
Imagem: SilverV / Canva

Buscar inspiração nas redes sociais é uma das maneiras de impulsionar a criatividade, basta saber aproveitar os recursos disponíveis. Há inúmeras plataformas de social media de compartilhamento de textos, vídeos e fotos, entre elas, Instagram, Pinterest, Youtube, TikTok, Medium e os blogs, onde os usuários podem encontrar diferentes formas de expressão criativa, estilos, tendências e ideias inovadoras. Veja três dicas de como as redes sociais podem ajudar a estimular a criatividade! 

1 – Construa relacionamentos e compartilhe ideias 

O principal objetivo de uma rede social é construir relacionamento entre as pessoas, como uma grande comunidade virtual. Quando o foco é no processo criativo, portanto, é ótimo para aprimorar habilidades de escrita, como também para fornecer novas perspectivas e insights sobre os próprios textos. Aliás, o compartilhamento de ideias pode levar a colaborações criativas em conjunto entre os usuários. Para relacionamento e inspiração, é possível estabelecer contato com artistas, escritores e profissionais do mundo inteiro, compartilhar pensamentos e trabalhos para receber feedbacks, sugestões, elogios. 

2 – Participe de concursos culturais 

Os desafios oferecidos nas redes sociais, sejam eles concursos de escrita criativa até projetos de temas variados, permitem aos usuários participar de competições, que premiam com a possibilidade de publicação de um trabalho e o compartilhamento de um projeto com outras pessoas. 

3 – Aprenda uma nova atividade com aulas e tutoriais 

Outra forma de aguçar a criatividade é aprender uma atividade nova. As redes sociais estão repletas de aulas, tutoriais e dicas, especialmente em plataformas de vídeo, como o Youtube. Você pode aprender o passo a passo da escrita narrativa para romances, fazer artesanatos com materiais recicláveis, pintar e até aprender outro idioma. 

Se as redes sociais podem desempenhar um papel significativo para estimular a criatividade, é preciso lembrar que usá-las em excesso pode ter um efeito contrário. Por isso estabelecer limites saudáveis para evitar distrações é o ideal. O equilíbrio é fundamental para garantir que a criatividade seja estimulada de forma produtiva. 

*Por William Costa, fundador da App Universo 

 


Leia também