Cultura de inovação e os benefícios para sua empresa

Por: Colaborador externo Leitura 5 min 19 Jun, 2021 Produtividade 0 1.133

Ao pensar em inovação, geralmente, associamos à introdução de novos serviços ou produtos, especialmente quando se trata do mundo de negócios. Quando o assunto é melhoria nas empresas, vale reforçar que a inovação pode ter relação direta com a mudança na arquitetura emocional da equipe. Ou seja, tudo está diretamente relacionado à cultura de organização.

Começando pelo fato de que inovação compreende uso de novas tecnologias, aperfeiçoamento de métodos de trabalho, novas formas de atendimento e melhoria de sistemas e processos, nada melhor para um case de sucesso e crescimento do que o apoio de toda a equipe. 

Continua após o anúncio

Quando falamos em cultura de inovação, sempre surgem dúvidas pertinentes, e a primeira e maior delas é direcionada aos benefícios. Afinal, o que a cultura de inovação pode acrescentar para o seu negócio? Muito além de produtos, ela também serve para desenvolver práticas e otimizar a eficiência da empresa, tanto quanto o desempenho.

Como desenvolver a cultura de inovação?

Como quase tudo na vida, o primeiro passo é o incentivo. No mundo dos negócios, não poderia ser diferente. Os colaboradores devem ser incentivados a explorar e dividir suas ideias, e pensamentos. Aqui, vale lembrar que a inovação abre espaço para incertezas, erros e acertos, portanto, é natural que haja medo e receios. 

Sendo assim, o ideal é que a empresa tenha uma liderança que reforce positivamente, e mostre que inovar abrange erros, acertos e constante aprendizado. Além de pontuar e reforçar como a falta de inovação pode acarretar em danos, às vezes irreversíveis, para a conjuntura e desenvolvimento da empresa. 

Equipe pautada na diversidade de perspectivas

Apesar do incentivo, é importante que sua equipe seja composta por profissionais que abracem a visão da empresa e compactuem com os seus valores, mas que não tenham a obrigação de seguir a mesma linha de pensamento. Equipes com perspectivas e origens diversas, além de fomentar discussões saudáveis e apresentarem conjuntos alternativos de abordagens e ideias, enriquecem e facilitam o espectro e a criação de um ambiente inovador.

Dinâmica de iniciativa

A maior parte das ideias, ao pensar em crescimento corporativo e lucros, vêm das pessoas que estão diretamente imersas na empresa, ou seja, sua equipe. Ninguém melhor para o trabalho proativo e suas iniciativas do que quem já está na linha de frente do atendimento, processos, exploração de novos mercados, análise de concorrência e qualquer outra área que sua organização englobe. 

Os melhores cases de sucesso quanto à inovação como método estrategista vêm do fato de que algumas empresas aproveitam a criatividade, energia e insights de sua equipe — que ocorrem, ocasionalmente, enquanto cada um realiza sua devida função.

Ou seja, no fim das contas, o primeiro passo é, de fato, empoderar sua equipe para que ela proponha ideias para a inovação da empresa. 

Concentração e coletividade 

A melhor maneira de manter uma equipe empoderada é propondo um ambiente desafiador que, ao mesmo tempo, realce a importância do indivíduo e do trabalho em equipe para a resolução de problemas. Uma empresa organizada com base na cultura de inovação corrobora para o reconhecimento do seu time na busca de resultados, além de valorizar o potencial criativo individual independente do esquema hierárquico.

Benefícios da cultura de inovação

Eficiência com recursos 

Ao pensar em aumento de produtividade e garantia na efetividade de negócios, a redução de custos, sem comprometer a qualidade do serviço é essencial. Portanto, é necessário um gestor qualificado para analisar e avaliar as despesas operacionais e administrativas para, dessa forma, conhecer o que pode vir a afetar o orçamento. 

Assim é possível definir estratégias que possibilitem melhor otimização dos gastos, como, por exemplo, adotar a automatização de processos, troca de fornecedores, negociações necessárias e afins. Tudo, claro, partindo do pressuposto que cada ação deve ser estudada e realizada de forma que não impacte negativamente a empresa.

Investimento tecnológico 

Investir em tecnologia para informatizar e automatizar os processos é a melhor maneira de reduzir custos e aumentar a produtividade, que é revertida em maiores lucros.

Sistemas de gestão integrada possibilitam ao gestor de projetos acompanhar todas as etapas de execução do planejamento e, em tempo real, tomar as melhores decisões.

Vale destacar que ao reduzir os custos é extremamente importante analisar os prós e contras, de forma que a qualidade do seu projeto nunca seja comprometida, o que impacta diretamente na satisfação do cliente e no resultado global da organização.

Por exemplo, a Smurfit Kappa desenvolveu uma ferramenta conhecida como Magic Hat, ela é capaz de analisar diversos aspectos da cadeia de distribuição com o objetivo de encontrar a melhor embalagem custo x benefício. Assim, eles podem ofertar uma embalagem de papelão cujo custo total é otimizado para as necessidades de cada cliente.

Outro exemplo já aderido por algumas empresas é a criação de banco de dados a fim de organizar e armazenar um conjunto de informações que se relacionam entre si. 

Relacionamento com fornecedores

É possível cortar gastos significativos ao realizar uma boa pesquisa de fornecedores — mas o foco  não pode ser apenas por preço. É preciso ter muita atenção na escolha para que a busca por uma solução não se transforme em um verdadeiro pesadelo, caindo na metáfora "o barato sai caro". Pesquisar o histórico de novos fornecedores é imprescindível, evitando expor o seu negócio a uma aventura que pode ter consequências extremamente negativas.

Outro problema é a acomodação ou a predileção da equipe de orçamentos por determinados fornecedores, o que inviabiliza a análise de outras propostas que, talvez, representam melhores ofertas e que agregam valor ao negócio.

Inovação vai além de novos produtos: e? uma estratégia de sobrevivência e competitividade. Em um mundo onde a informação é amplamente disponível e a comparação entre concorrentes é facilmente realizada, empresas com cultura de inovar certamente se destacam.

Isso acontece porque essas organizações criam valor continuamente e passam a ser percebidas como parceiros estratégicos para os seus clientes. A capacidade de inovar, e não somente uma inovação específica, se torna uma competência essencial do negócio. 

*Foto de Pixabay no Pexels

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    Nenhum comentário no momento

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2021 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ