Licenças educacionais de SOLIDWORKS são doadas pela Dassault Systèmes para alunos do SENAI CIMATEC

Laboratório de informática
Imagem:

Dassault Systèmes anuncia acordo para a doação de 300 licenças educacionais do software SOLIDWORKS para os alunos de graduação e dos cursos técnicos do SENAI CIMATEC. Realizada com apoio da 4i Engenharia, a ação faz parte do programa de educação SOLIDWORKS, que tem como objetivo ajudar estudantes de todo o mundo a encontrar as melhores oportunidades de trabalho e de desenvolvimento profissional em CAD/CAE e CAM.

“A aproximação entre instituições de ensino e pesquisa como o CIMATEC e empresas de tecnologia e inovação, como a Dassault Systèmes e a 4i Engenharia, certamente nos ajudará a reforçar nosso trabalho de formação dos alunos, que é de suma importância para o crescimento econômico e desenvolvimento do Nordeste”, destaca Valter Beal, Professor Associado e Líder Técnico em Mecânica do SENAI CIMATEC.

“O SENAI CIMATEC é uma das principais instituições de educação técnica e superior para a formação de profissionais para a indústria no Brasil hoje e nossa expectativa é contribuir para que esses jovens estejam preparados para atuar nas fábricas do futuro, com as tecnologias mais avançadas para superar os desafios das operações”, afirma Alejandro Chocolat, Managing Director da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina. “A parceria com a instituição baiana reforça o trabalho da companhia no País, em especial no Nordeste, apresentando os diferenciais competitivos do SOLIDWORKS para um número cada vez maior de novos profissionais”.

Ao integrar o modelo virtual com a realidade da execução por meio do SOLIDWORKS, a Dassault Systèmes fornece mais agilidade às indústrias de todos os portes e segmentos do mercado global. “Os alunos terão acesso a uma das mais modernas tecnologias do mundo, que possibilita a visualização de produtos e até testes na tela do computador antes mesmo deles serem produzidos, e outras tendências do mercado industrial, incluindo Design Thinking, Internet das Coisas, simulação e antecipação de resultados”, diz Mario Belesi, SOLIDWORKS Director da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina. 

A parceria com o SENAI CIMATEC ajudará a Dassault Systèmes a compartilhar ainda mais seu conhecimento em tecnologia 3D e contribuir para uma formação focada na digitalização da Indústria, que já é uma realidade para as maiores empresas do Brasil e do mundo.

Para Valter Beal e Saulo Figliuolo, representantes do SENAI CIMATEC, a novidade é fruto de uma história de longa data. Os líderes do projeto explicam que a instituição já utiliza a tecnologia da Dassault Systèmes no desenvolvimento de projetos de inovação, assim como nos laboratórios de aula. Agora, porém, o acordo trará a oportunidade de flexibilizar o uso das licenças para que os estudantes possam aprender também em casa, facilitando o ensino, ao criar uma nova dinâmica e permitir que os estudantes possam ir muito além do que é repassado em sala de aula. Além disso, a possibilidade certificação ainda fará com que os alunos sejam ainda mais competitivos no mercado de trabalho.

Vale destacar que parceria é resultado, também, do esforço da 4i Engenharia, revenda oficial da SOLIDWORKS na região e que atua com o desenvolvimento de tecnologias e na representação das principais soluções de engenharia utilizados a nível global.

“Estamos trabalhando para oferecer ao mercado do Nordeste uma mão de obra cada vez mais preparada, além de condições mais favoráveis à entrada dos estudantes no mercado brasileiro e mundial”, afirma Túlio Cerviño, Diretor-Executivo da empresa.

A doação das licenças reforça um dos objetivos principais da 4i Engenharia, que é a aproximação entre mercado e instituições de ensino da região, proporcionando mais conhecimento sobre o principal conjunto de soluções de software de engenharia do mundo aos alunos.

“Os alunos terão acesso ao centro de certificação 3DEXPERIENCE, na web, e poderão realizar provas de certificação de uso das soluções SOLIDWORKS, as quais vão possibilitar que empregadores do mundo todo os encontrem, visto que muitas empresas buscam por profissionais capacitados em ferramentas de engenharia de projeto e as certificações da SOLIDWORKS chancelam o domínio das ferramentas em diversos assuntos buscados pelas empresas”, diz o Diretor Técnico da 4i Engenharia, Waldemar Medeiros.

Com as ferramentas do portfólio SOLIDWORKS à disposição, os alunos do SENAI CIMATEC farão parte de uma comunidade global com mais de 6 milhões de universitários em todo o mundo. Os estudantes terão a possibilidade de aprender sobre desenvolvimento de projetos, simulação realística e fabricação em todas as aulas – na instituição e em suas casas. Eles também passam a ter a chance de obter certificados de proficiência gratuitos no SOLIDWORKS.

Para os alunos da instituição, a parceria é relevante, ao permitir que centenas de estudantes tenham um contato ainda maior com o SOLIDWORKS e se diferenciem no mercado de trabalho.

“Meu contato com o SOLIDWORKS teve início no segundo semestre de faculdade e não parou até hoje. Com o seu imenso arsenal de ferramentas, o software entrega ao engenheiro a oportunidade de criar projetos e produtos com extrema qualidade, em pouco tempo. Por ser um dos conjuntos de software mais utilizado pelas empresas que trabalham com engenharia, conhecer o SOLIDWORKS me deu destaque para entrar no mercado de trabalho”, afirma Bruno Rodrigues, ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica do SENAI CIMATEC. “O SOLIDWORKS na mão dos estudantes é a garantia de novas tecnologias no futuro”, diz. 

 

*Imagem: Pixabay/Harald Landsrath

 

Leia também
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas

À medida que a tendência do trabalho remoto tem se consolidado, os líderes empresariais precisam de preparar os seus negócios […]

Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas
Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas

A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, […]

3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade
3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade

Buscar inspiração nas redes sociais é uma das maneiras de impulsionar a criatividade, basta saber aproveitar os recursos disponíveis.

Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade
Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade

Aprimore sua eficiência com a Inteligência Artificial Generativa. Automatize tarefas, libere profissionais e impulsione a produtividade

Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023
Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023

As empresas brasileiras ainda têm dificuldade de se adaptar ou até de entender o que é o trabalho híbrido. Uma pesquisa realizada pela Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, mostra que em 2022, 56% das empresas nacionais já haviam adotado o traba