Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas

Home Office
Imagem: Freepik

À medida que a tendência do trabalho remoto tem se consolidado, os líderes empresariais precisam de preparar os seus negócios para evoluir com as regulamentações em constante mudança. 

Para termos uma ideia do avanço do trabalho remoto, dados da Deel, empresa global de recursos humanos, mostram que houve crescimento de 97% no número de brasileiros contratados por companhias de outros países dentro da plataforma entre junho de 2022 e junho deste ano, posicionando o Brasil no top 5 de países com mais pessoas contratadas, após EUA, Filipinas, Argentina e Reino Unido.

Mas o trabalho remoto não é necessariamente uma simples mudança do modelo tradicional; ele difere significativamente do gerenciamento de equipe tradicional, exigindo novos estilos de comunicação, tecnologia e processo. Pensando nisso, a Deel mostra quais são as melhores estratégias  capazes de auxiliar as companhias  na gestão de equipes remotas. 

  1. Flexibilidade: Incorporar a flexibilidade por meio de modelos de trabalho remoto e híbrido proporciona aos colaboradores a liberdade de ajustar seus horários conforme suas necessidades pessoais. Atualmente, a flexibilidade é considerada o benefício mais motivador para os colaboradores globalmente. De acordo com uma pesquisa da HP, os trabalhadores de escritório do Brasil estão dispostos a ter seus salários reduzidos em até 16% se puderem trabalhar em uma empresa que os permita ter maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A flexibilidade não apenas atrai os melhores talentos, mas também reduz os custos de recrutamento e impulsiona a produtividade.
  2. Sistema Global de Informações de Recursos Humanos: a adoção de um sistema de informação, também conhecido como HRIS, auxilia as empresas a gerenciar e automatizar os processos centrais de RH, garantindo conformidade e otimizando os procedimentos de Recursos Humanos e folha de pagamento. Essa abordagem simplifica e desburocratiza a administração global da força de trabalho. Isso permite que os profissionais de RH concentrem seus esforços mais estratégicos na adoção do trabalho remoto. 
  3. Ambientes de trabalho flexíveis: a utilização de espaços de coworking não apenas se revela mais acessível do que firmar contratos de aluguel para escritórios comerciais, mas também pode apresentar uma solução para o isolamento frequentemente experimentado por trabalhadores remotos. Enquanto trabalhar em casa pode ser solitário, a escolha por um espaço de coworking possibilita que esses profissionais interajam com outras pessoas, promovendo uma sensação de pertencimento a uma comunidade.
  4. Contratações por meio do banco de talentos global: O banco de talentos global ajuda as organizações, principalmente as globais,  a identificar profissionais qualificados em qualquer parte do mundo, mais alinhados com as necessidades do seu projeto.
  5. TI consolidado: Simplificar ferramentas tecnológicas ajuda a evitar ineficiências, inconsistências de dados e custos ocultos. O uso de sistemas integrados, como software de folha de pagamento desenvolvido para equipes globais, pode atuar como um forte aliado para reduzir despesas.
  6. Oferta de ações: Oferecer opções de ações pode ser uma forma de atrair e reter talentos, alinhando incentivos com o sucesso da empresa, oferecendo alternativas a salários elevados para que o colaborador tenha o real sentimento de “dono” da companhia.
  7.  Experiência dos colaboradores: Desde o início da pandemia de COVID-19, promover o bem-estar dos trabalhadores tornou-se parte da estratégia de negócios de muitas organizações. Investir no engajamento e no bem-estar dos funcionários visa reduzir a rotatividade e impulsionar a produtividade, por isso a importância de fomentar a cultura de confiança e colaboração. Ao liderar uma equipe virtual com diferentes fusos horários, utilizar a comunicação escrita e assíncrona ajuda a aprimorar a eficiência da equipe.
  8. Redução de reuniões: Diminuir reuniões desnecessárias para economizar tempo e produtividade é de suma importância. Uma pesquisa da American Psychological Association Logo mostra que mesmo interrupções breves podem custar até 40% do tempo produtivo de alguém. Para reduzir reuniões que poderiam ser um e- mail, aproveite as ferramentas de mensagens diretas para uma comunicação eficaz.
  9. Integração automatizada: Um software de integração para acelerar o processo e definir expectativas claras para os membros remotos da equipe pode aumentar a produtividade e economizar custos. Ao entregar a responsabilidade administrativa a um software de integração, os gerentes de contratação têm mais tempo para se concentrar na orientação e em outras tarefas.

“Gerenciar equipes remotas pode ser um desafio para gestores acostumados com os modelos tradicionais de trabalho. Ao oferecer liberdade e flexibilidade aos colaboradores, muitos desafios podem surgir. Por isso, utilizar as ferramentas corretas para o gerenciamento das equipes é a melhor maneira de garantir a melhor performance para os trabalhadores remotos”, afirma Stefana Zaric, especialista em marketing de conteúdo da Deel. 


Leia também
Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas
Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas

A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, […]

3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade
3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade

Buscar inspiração nas redes sociais é uma das maneiras de impulsionar a criatividade, basta saber aproveitar os recursos disponíveis.

Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade
Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade

Aprimore sua eficiência com a Inteligência Artificial Generativa. Automatize tarefas, libere profissionais e impulsione a produtividade

Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023
Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023

As empresas brasileiras ainda têm dificuldade de se adaptar ou até de entender o que é o trabalho híbrido. Uma pesquisa realizada pela Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, mostra que em 2022, 56% das empresas nacionais já haviam adotado o traba

6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados
6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados

Pilhas desorganizadas de correspondências, contas e outros documentos em papel podem realmente obstruir um espaço de trabalho produtivo.