3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade

Como usar as redes sociais
Imagem: SilverV / Canva

Buscar inspiração nas redes sociais é uma das maneiras de impulsionar a criatividade, basta saber aproveitar os recursos disponíveis. Há inúmeras plataformas de social media de compartilhamento de textos, vídeos e fotos, entre elas, Instagram, Pinterest, Youtube, TikTok, Medium e os blogs, onde os usuários podem encontrar diferentes formas de expressão criativa, estilos, tendências e ideias inovadoras. Veja três dicas de como as redes sociais podem ajudar a estimular a criatividade! 

1 – Construa relacionamentos e compartilhe ideias 

O principal objetivo de uma rede social é construir relacionamento entre as pessoas, como uma grande comunidade virtual. Quando o foco é no processo criativo, portanto, é ótimo para aprimorar habilidades de escrita, como também para fornecer novas perspectivas e insights sobre os próprios textos. Aliás, o compartilhamento de ideias pode levar a colaborações criativas em conjunto entre os usuários. Para relacionamento e inspiração, é possível estabelecer contato com artistas, escritores e profissionais do mundo inteiro, compartilhar pensamentos e trabalhos para receber feedbacks, sugestões, elogios. 

2 – Participe de concursos culturais 

Os desafios oferecidos nas redes sociais, sejam eles concursos de escrita criativa até projetos de temas variados, permitem aos usuários participar de competições, que premiam com a possibilidade de publicação de um trabalho e o compartilhamento de um projeto com outras pessoas. 

3 – Aprenda uma nova atividade com aulas e tutoriais 

Outra forma de aguçar a criatividade é aprender uma atividade nova. As redes sociais estão repletas de aulas, tutoriais e dicas, especialmente em plataformas de vídeo, como o Youtube. Você pode aprender o passo a passo da escrita narrativa para romances, fazer artesanatos com materiais recicláveis, pintar e até aprender outro idioma. 

Se as redes sociais podem desempenhar um papel significativo para estimular a criatividade, é preciso lembrar que usá-las em excesso pode ter um efeito contrário. Por isso estabelecer limites saudáveis para evitar distrações é o ideal. O equilíbrio é fundamental para garantir que a criatividade seja estimulada de forma produtiva. 

*Por William Costa, fundador da App Universo 

 


Leia também
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas

À medida que a tendência do trabalho remoto tem se consolidado, os líderes empresariais precisam de preparar os seus negócios […]

Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas
Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas

A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, […]

Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade
Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade

Aprimore sua eficiência com a Inteligência Artificial Generativa. Automatize tarefas, libere profissionais e impulsione a produtividade

Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023
Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023

As empresas brasileiras ainda têm dificuldade de se adaptar ou até de entender o que é o trabalho híbrido. Uma pesquisa realizada pela Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, mostra que em 2022, 56% das empresas nacionais já haviam adotado o traba

6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados
6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados

Pilhas desorganizadas de correspondências, contas e outros documentos em papel podem realmente obstruir um espaço de trabalho produtivo.