Produtividade

7 motivos para inserir chatbot na sua empresa

Automatização, relacionamento com cliente e agilidade são alguns dos benefícios da estratégia que usa inteligência virtual para não perder a personalização do atendimento

Uma forte tendência nas empresas para agilizar o atendimento ao cliente é o chatbot. O software possibilita que um robô faça interação com o usuário, responda perguntas e solucione problemas. Muitas pessoas podem pensar naquele atendimento monótono e robotizado, porém, com o avanço da tecnologia, a ferramenta pode ser humanizada e personalizada. 

Continua após o anúncio

Mensagens de voz e texto podem facilitar o dia a dia das grandes corporações. Com uma diversidade de usos, desde SAC até explicar as dúvidas nas redes sociais, o chatbot é um mecanismo que automatiza processos e facilita o atendimento. "É possível ter o registro das informações e o atendimento unificado, integrando outros sistemas. O chatbot é um facilitador, podendo ser por texto ou voz", explica Raquel Naves, gestora User Experience da Nexcore, empresa especializada em Omnichannel

Para compreender essa facilidade digital, confira alguns dos benefícios da utilização de um robô inteligente. 

1. Chatbot pode auxiliar no SAC 

Esse mecanismo pode sanar dúvidas e agilizar o atendimento. Questões comuns e repetitivas podem ser resolvidas pelo chatbot. Os funcionários sempre serão fundamentais para problemas mais complexos, porém, para resolução de dificuldades do cotidiano, o software irá otimizar o trabalho dos colaboradores e simplificar a vida dos clientes. 

2. Pesquisa de satisfação 

Com perguntas personalizadas e direcionadas, o chatbot pode ajudar a entender se o cliente está satisfeito. Além disso, a pesquisa pode auxiliar a compreender como o usuário enxerga o negócio. "Caso o cliente não esteja satisfeito, esse mecanismo fará perguntas e colherá informações que possam direcionar as soluções ou melhorias que a empresa possa oferecer", explica a gestora. 

3. Relacionamento com o cliente 

Estar constantemente presente na vida do cliente é uma das estratégias de conteúdo de marketing. Para oferecer conteúdos e interagir com o público, o bot é uma alternativa de relacionamento com o usuário. "A relação com o cliente é muito importante para ter fidelização, engajamento e satisfação. A tecnologia pode ajudar nessa ação tão relevante para as companhias", afirma Raquel. 

4. Agilidade no atendimento e 24/7 

Nenhum cliente gosta de ficar esperando muito tempo por uma resposta. O software consegue realizar muitos atendimentos em um período reduzido. "Consequentemente, o usuário ficará muito satisfeito por ter um atendimento rápido", destaca a gestora User Experience. Além disso, o bot pode funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. O usuário esclarece suas dúvidas no momento em que quiser e prossegue com o processo de compra, trazendo praticidade para o consumidor e também para a companhia.  

5. Personalização 

A partir do entendimento do perfil do cliente, é possível personalizar o atendimento para que seja de forma mais humanizada. "Ninguém gosta de falar com um robô, mas a humanização passa pela compreensão de quem é o consumidor e as características dele", comenta Raquel. 

6. Pós-venda 

O mecanismo digital pode acompanhar o cliente durante sua jornada compra. E, com isso, confirmar a satisfação do cliente, responder dúvidas e ofertar mais produtos. "A tecnologia ajuda a empresa a estar presente desde a compra até o pós-venda, garantindo a satisfação do consumidor", diz. 

7. Agendamentos e pagamentos 

software também viabiliza agendamentos. A partir da personalização, o cliente consegue pedir um boleto para pagamento pelo chatbot. "Esse mecanismo oportuniza o relacionamento com o cliente, esclarecer dúvidas e também automatizar processos que poderiam demandar mais tempo, como agendamentos e pagamentos. Dessa forma, o bot pode fazer todas essas atividades em um espaço curto de tempo", finaliza. 

 

*Imagem: Pixabay


Leia também
6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados

6 dicas para começar o ano com arquivos e documentos organizados

Pilhas desorganizadas de correspondências, contas e outros documentos em papel podem realmente obstruir um espaço de trabalho produtivo....

Como a geointeligência, em conjunto com a análise de dados, pode ajudar as empresas a reduzir custos operacionais

Como a geointeligência, em conjunto com a análise de dados, pode ajudar as empresas a reduzir custos operacionais

Você sabia que a velocidade de aceleração, frenagem e outras atividades realizadas por um motorista podem ser monitoradas? Ou que...

Desafios para otimizar o trabalho na Era Digital

Desafios para otimizar o trabalho na Era Digital

Nestes tempos em que a mudança é a única certeza, cada vez mais a indústria global se vê...

Conheça os 11 aplicativos que todo síndico deve usar para facilitar o dia a dia no trabalho

Conheça os 11 aplicativos que todo síndico deve usar para facilitar o dia a dia no trabalho

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil. Na verdade, essa atividade pode ser comparada a...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário