A Maratona da Transformação Digital

Transformação Digital
Imagem:

Há alguns anos decidi começar a correr. Não apenas pelo exercício, mas principalmente por querer ser parte de um grupo em particular – o dos corredores. Minha meta, logo de início, era completar a mais famosa corrida de rua do País, a São Silvestre, com todas as suas subidas e descidas. Simples, não é? O que eu não tinha ideia, até então, era o que significava aquela decisão, com todos os desafios que precisaria superar, as mudanças que teria de fazer, o tempo e o esforço para alcançar meu objetivo e muito mais. 

O fim dessa minha jornada, para antecipar, é que consegui. Não sem antes ter passado por alguns imprevistos e adaptações para melhorar minha performance e garantir o fôlego até o metro final. Hoje, sigo correndo e alcançando bons resultados.  

Mas você já deve estar se perguntando uma coisa: o que é, afinal, que essa minha história tem a ver com a Transformação Digital de sua empresa? Para começar, a digitalização dos negócios, assim como começar a praticar a corrida de rua, é uma decisão aparentemente simples, mas que envolve muito mais coisas do que o conceito em si pode sugerir. 

De forma prática, o sucesso em uma estratégia de Transformação Digital exige uma profunda mudança cultural das organizações. Indo direto ao ponto, a verdade é que esse processo inclui uma série de desafios que nem sempre estão em páginas de revistas de negócios. Até porque a digitalização das operações e serviços é algo específico de cada empresa – não há receita pronta, embora dicas de outros corredores também possam ser úteis de vez em quando. 

Partindo deste ponto, o que ninguém conta para as empresas querendo efetivamente passar pela transformação digital: a primeira coisa é que não se trata de uma corrida de cem metros rasos. Está mais para uma maratona, com um caminho que demandará investimentos financeiros, treinamentos e capacitação do capital humano, ajuste da tecnologia, entre outros. Além disso, poderia citar quatro pontos fundamentais: 

1- Outra coisa é que toda mudança gera desconforto, e é preciso saber lidar com isso. Do mesmo jeito que minhas pernas doíam quando comecei a treinar, as alterações também tendem a incomodar as pessoas, que veem seus processos e lugares mudando. Ter um plano de longo prazo para qualquer processo de tomada de decisão é o melhor jeito de mostrar os benefícios a serem conquistados no fim do processo. 

2 – Investimento em tecnologia é parte da transformação digital (e não ela inteira). Meu relógio com GPS me ajuda a correr melhor, otimizando meu plano de treinos, mas ele não é a motivação que me acorda de madrugada. A tecnologia é o que habilita a inteligência e a melhora da performance, inclusive para capacitar sua força de trabalho. Por isso mesmo, use as ferramentas certas para entender e melhorar o máximo possível sua atuação. Foque em ferramentas que melhoram o seu processo. 

3 – Você tenderá a olhar para sua empresa e não para o objetivo do projeto (como a melhora da experiência de seus clientes, por exemplo). O que acontece é que, quando estamos focados em uma tarefa específica, é natural perder de vista para qual lugar estamos indo – ou seja, ao invés de seguir o plano, acabamos optando por resolver problemas do momento que pouco agregará para o futuro. É preciso ter disciplina e continuar treinando com foco.  

 

4 – No meio do caminho, é possível que você queira parar tudo, voltar aos processos e ao modelo anterior e achar que não é possível alcançar a transformação digital. Quando isso acontecer, lembre-se de que é possível buscar suas motivações. No mundo da corrida, existe uma “regra” de que todo corredor, em algum momento, acaba se perguntando o que é que ele está fazendo ali, sofrendo nos treinos e competições. É a chamada “regra dos 60%” – pois, normalmente, isso acontece em 60% do percurso de qualquer prova.  

Nessa hora, o líder deve olhar em volta e achar uma motivação. Para mim, por exemplo, sempre me perguntam se vale a pena passar por tudo isso e digo que cada quilometro valeu a pena. O mesmo certamente acontece às empresas que se propõem a passar por um processo de evolução e mudança cultural.  

Os benefícios de seguir este caminho são inúmeros e incluem, entre outros pontos, a criação de uma empresa cada vez mais ágil e capaz de atender as tendências do mercado e dos negócios. Além disso, a digitalização permite avançar as gestões da cadeia de fornecedores, com controle maior sobre as linhas produtivas. 

Outro ganho, sem dúvida, é que a companhia será mais sustentável. Essa sustentabilidade, porém, não diz respeito apenas ao meio ambiente – ela inclui a melhoria da lucratividade da empresa, uma gestão mais eficaz e a chance de contribuir com as responsabilidades sociais que não podem ser esquecidas. Tudo isso se reflete, evidentemente, na satisfação e experiência dos clientes, simplificação dos processos, agilidade e construção de novas vantagens competitivas às empresas alinhadas a essa realidade.  

A transformação digital, como se vê, é um processo complexo e contínuo. Antes de embarcar em uma jornada de transformação digital, portanto, o caminho é criar uma estratégia que elimine os obstáculos, entenda seu negócio e não esconda seus problemas, garantindo assim um sucesso digital. 

A transformação é o resultado de um esforço que combina Pessoas, Processos e Tecnologia. Eles movem-se lado a lado para formar os elementos fundamentais da mudança. Faça investimentos em tecnologia com soluções que, de fato, gerem valor e isso proporcionará o ganho real tanto para a organização quanto para seus clientes. 

Assim como uma maratona, o processo de transformação digital é um desafio, mas que pode ser facilmente atingido com o uso de plataformas digitais 3D. O segredo do sucesso é sempre ter o apoio de tecnologias, pois elas são fundamentais para nos levar a um outro patamar. Da mesma forma como os treinos podem ser melhorados com a ajuda de sistemas, as empresas que usam plataformas de três dimensões conseguem simular e testar na tela do computador produtos antes mesmo deles serem produzidos. A tecnologia para a indústria da renascença já está disponível e certamente quem souber melhor explorar os recursos disponíveis sairá à frente dos concorrentes e vencerá a maratona. 

Por Joao Vicente, Consultor Sênior de processos de negócios da Dassault Systèmes para a América Latina 

*Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


Leia também
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas
Saiba quais são as melhores estratégias para gerenciar equipes de trabalho remotas

À medida que a tendência do trabalho remoto tem se consolidado, os líderes empresariais precisam de preparar os seus negócios […]

Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas
Descubra os 5 benefícios da solução DAM para otimizar a gestão digital das empresas

A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, […]

3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade
3 dicas de como usar as redes sociais para impulsionar a criatividade

Buscar inspiração nas redes sociais é uma das maneiras de impulsionar a criatividade, basta saber aproveitar os recursos disponíveis.

Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade
Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a produtividade

Aprimore sua eficiência com a Inteligência Artificial Generativa. Automatize tarefas, libere profissionais e impulsione a produtividade

Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023
Conheça 5 dicas importantes antes de adotar o trabalho híbrido em 2023

As empresas brasileiras ainda têm dificuldade de se adaptar ou até de entender o que é o trabalho híbrido. Uma pesquisa realizada pela Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, mostra que em 2022, 56% das empresas nacionais já haviam adotado o traba