Tendências para o e-commerce em 2024

e-commerce
Imagem: Freepik

O ano de 2023 foi recheado de novidades e tendências que impactaram os negócios dos varejistas, principalmente quando analisamos o recorte do varejo digital. Há um ano, escrevi um artigo para essa coluna onde analisei as tendências que viriam a ocorrer em 2023. Naquela oportunidade, comentei muito sobre a necessidade que os consumidores estão tendo de buscar experiências que tornem a jornada de compra algo mais agradável e disse que as tecnologias iriam ditar as tendências do mercado à medida que elas evoluem. É impossível analisar como foi o ano sem mencionar a Inteligência Artificial, e a forma com que os negócios buscaram adotá-la para otimizar o relacionamento da marca com o cliente.

Para não perder o costume, é hora de pararmos para ponderar o que o e-commerce pode esperar para o ano de 2024 e quais serão os desafios e caminhos que os varejistas terão de encarar para poder contemplar as necessidades de seus clientes, que mudam de maneira frequente.

Um dos pontos que trouxe no texto sobre 2023 dizia respeito aos canais de compra que os consumidores optavam, destacando o fato de que muitos priorizam experiências que unificam o digital e o físico. Hoje, podemos dizer que a linha que distingue esses dois pontos de contato que o cliente possui com as marcas é tênue. 

Por meio de estratégias omnichannel, que vêm sendo uma tendência cada vez mais forte com o passar do tempo, os consumidores conseguem contar com soluções tecnológicas que existem nos dois ambientes, como, por exemplo, uma vitrine online em uma loja física de roupas. 

Esse é um ponto que deve ser levado em conta, afinal essa geração é composta por mais de 50 milhões de pessoas. Outro aspecto que os varejistas devem se atentar para o próximo ano é relacionado às formas de pagamento. Uma pesquisa realizada pela Worldpay destacou que as formas mais populares de pagamento, no caso o cartão de crédito e as carteiras digitais, apresentaram um crescimento de 43% e 17% respectivamente. É muito bom poder oferecer essas opções para o consumidor, porém, diversificar e oferecer um leque maior pode ser um diferencial para a marca.

Opções como o PIX são bem-vindas aos olhos do cliente, mas além disso, tendências como o cashback também servem como grande chamariz para os negócios. É possível também que no decorrer do ano, novos métodos e bônus sejam implementados nos negócios, então é sempre bom se manter em dia quanto à frente que diz respeito às transações financeiras.

A utilização de ERPs também é tendência olhando do ponto de vista dos gestores. Poder contar com um sistema completo que otimiza a gestão do negócio pode ser a chave para começar o ano com o pé direito, uma vez que, segundo um levantamento realizado pela Gartner a produtividade de empresas que contam com tecnologias desse tipo aumenta em até 25%.

Por fim, minha aposta como a principal tendência para 2024 é o crescimento do e-commerce de forma geral. A mesma pesquisa realizada pela Worldpay, citada anteriormente, destaca que o comércio eletrônico no Brasil crescerá 57% no ano que vem. Isso só destaca a força e as oportunidades que esse recorte do varejo nacional proporciona para aqueles que desejam alcançar o sonho de empreender, sempre de maneira conjunta com os avanços tecnológicos.

*Por Daniella Doyle

Daniella Doyle
Créditos: divulgação / Bling

Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da LWSA. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros. Hoje é responsável pela gestão de desempenho, marketing de produtos, marketing de crescimento, branding e marketing digital do Bling.


Leia também
A visão do aluguel inteligente para um futuro sustentável
A visão do aluguel inteligente para um futuro sustentável

No mundo empresarial contemporâneo, a busca por soluções sustentáveis e eficientes está se tornando cada vez mais prioritária. Nesse contexto, […]

Tecnologia transformadora: o papel da inteligência artificial na evolução dos testes de software
Tecnologia transformadora: o papel da inteligência artificial na evolução dos testes de software

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diversas áreas do nosso cotidiano: desde sistemas de reconhecimento por […]

A Terceira onda: Como a IA pode transformar os sistemas de gerenciamento de vídeo
A Terceira onda: Como a IA pode transformar os sistemas de gerenciamento de vídeo

O crescente interesse por inteligência artificial no setor de segurança física pode significar que os sistemas de gerenciamentos de vídeos […]

Demissões x Contratações: a situação das empresas no primeiro trimestre de 2024
Demissões x Contratações: a situação das empresas no primeiro trimestre de 2024

O primeiro trimestre está próximo de ser fechado e os números oficiais ainda não saíram, mas fazendo uma análise da […]

Dá para otimizar recursos de TI com pouco orçamento?
Dá para otimizar recursos de TI com pouco orçamento?

Você já percebeu o quão desafiador pode ser otimizar recursos de TI com um orçamento limitado? Talvez você esteja convivendo […]