Inteligência artificial: uma travessia em sua etapa inicial

Adoção de IA nas empresas impulsiona transformação digital, mas MPMEs enfrentam desafios com curva de aprendizado e implementação tecnológica

Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produto, Inovação & Parcerias Estratégicas na Cirion Technologies
Alejandro Girardotti – Imagem: divulgação

A Inteligência Artificial (IA) está surgindo como um dos motores mais poderosos da transformação digital nas empresas. No entanto, sua adoção enfrenta desafios parecidos com os que muitas organizações enfrentaram com novas tecnologias, como a migração para o faturamento eletrônico, entre outras. É um processo repleto de benefícios claros, como a otimização, a segurança e uma maior capacidade analítica, mas que também implicou em uma curva de aprendizado acentuada, especialmente para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Todos nós já vivemos a experiência de lidar com processos manuais e antiquados, como preencher formulários com papel e lápis em estabelecimentos comerciais, o que evidencia uma lacuna significativa entre a inovação tecnológica disponível e sua implementação no dia a dia das empresas. A IA, diferentemente de outros avanços, não só progride a uma velocidade vertiginosa como também tem a capacidade de transformar cada área de uma empresa: desde o serviço ao cliente e marketing até a contabilidade, recursos humanos e processos legais.

Essa tecnologia está sendo incorporada aos próprios fundamentos das operações comerciais, mas o ritmo acelerado de seu desenvolvimento está deixando muitas empresas em uma espécie de limbo. Segundo o relatório ‘A inteligência artificial na América Latina’, do MIT Technology Review, cerca de 20% das empresas enfrentam o desafio de encontrar talento adequado neste campo, e para mais de 10%, falta o conhecimento necessário para aproveitar seus benefícios ao máximo. Além disso, quase 12% dos negócios sinalizam dificuldades relacionadas a custos de implementação e metade das empresas ainda não utiliza sistemas de métricas para avaliar o impacto real de seus investimentos em IA.

Estes números são preocupantes, sobretudo quando consideramos que o estudo foi baseado em pesquisas com líderes empresariais e entrevistas com diretores tecnológicos e de negócios em países como México, Colômbia, Brasil, Perú, Argentina e Chile. Isto sugere que o panorama poderia ser ainda mais crítico para as MPMEs, aumentando a lacuna entre estas e as grandes empresas.

Na Cirion Technologies, entendemos que a inteligência artificial não é só mais uma tecnologia e sim um habilitador fundamental para o futuro sucesso das empresas. Por isto, desenvolvemos uma plataforma robusta que facilita a implementação de soluções de IA atendendo às demandas de processamento de dados, armazenamento e segurança na nuvem. Nossa infraestrutura avançada permite às organizações escalar suas operações de IA sem se preocupar com capacidade ou segurança, oferecendo um ambiente confiável e eficiente para implementar essas inovações.

Além disso, nosso foco não se limita a fornecer infraestrutura; oferecemos um acompanhamento especializado que orienta as empresas a cada passo do processo de transformação digital. Com a Cirion, as organizações não só otimizam seus recursos como também contam com o apoio técnico necessário para identificar as frentes de trabalho mais críticas e priorizar seus investimentos de forma estratégica.

A inteligência artificial é uma travessia em sua etapa inicial e a Cirion está disponível para fornecer a plataforma e o suporte que as empresas precisam para percorrê-la com sucesso. Não se trata apenas de adotar uma tecnologia, mas também de construir uma vantagem competitiva sustentável em um ambiente corporativo cada vez mais complexo e digitalizado.

Autor: Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produto, Inovação & Parcerias Estratégicas na Cirion Technologies.


Leia também