Festivais nacionais e locais: Quais são os efeitos sociais e culturais?

Gislayne Araripe
Imagem: divulgação

O Brasil é palco de uma ampla variedade de atrações que celebram a arte e a expressão cultural. Os festivais locais valorizam não apenas as tradições regionais, mas também os artistas e suas obras, o que é benéfico para categoria e potencializa ainda mais o trabalho de quem vive da cultura. Já as festividades maiores, quase que de cunho nacional, são potentes e de grande repercussão, proporcionando momentos de entretenimento, mas também desempenhando um papel importante no enriquecimento da cultura brasileira e na promoção do desenvolvimento econômico e turístico. 

Segundo aponta a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o segmento movimentou, em média, R$ 57 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2023, ou seja, 14,4% a mais que em 2022. Se olharmos para o ano como um todo, podemos observar shows e festivais de grande repercussão, o que corresponde a inúmeros ingressos vendidos. As festividades locais também não ficaram para trás, pois com a volta total do setor pós-pandemia, as famílias puderam curtir sem flexibilização o que de melhor pode ser oferecido por suas cidades e estados. 

Os festivais culturais também desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da riqueza cultural brasileira. Cada região do país possui suas próprias tradições, expressões artísticas e manifestações únicas. Festivais de rock, cultura negra, atrações com foco em programação feminina e festa juninas são exemplos de eventos que celebram a diversidade, unindo pessoas de diferentes origens em torno de experiências compartilhadas. 

Essas festividades fornecem aos artistas locais oportunidades únicas. Músicos, artistas plásticos, dançarinos e outros profissionais das artes têm a possibilidade de se destacarem, ganhar visibilidade e estabelecer conexões na indústria. Esses eventos impulsionam as carreiras individuais e contribuem para o crescimento da cena artística nas regiões.  

Além da contribuição cultural, os festivais desempenham um papel relativo na economia local, pois atraem turistas, impulsionam o comércio e geram empregos temporários, por exemplo. Restaurantes, hotéis, lojas de artesanato e diversos outros setores se beneficiam do aumento do fluxo de visitantes durante as atrações, transformando esses eventos em impulsionadores econômicos para as comunidades que recebem as celebrações. 

De acordo com levantamento do Observatório Itaú Cultural, no quarto trimestre de 2022, este mercado gerou 7,4 milhões de empregos formais e informais no Brasil, o que corresponde a 7% do total de trabalhadores da economia. 

Podemos citar também que os festivais culturais têm o poder de unir comunidades. Ao participar desses eventos, as pessoas podem se conectar, trocar experiências e fortalecer os laços sociais. Isso é crucial para a construção de uma sociedade mais coesa e inclusiva.  

Os impactos dos festivais culturais nacionais e locais vão muito além do entretenimento, pois além do papel de perpetuar a cultura e tradições, conta com a missão de fornecer para os artistas maiores reconhecimentos, auxilia na economia das cidades e emprega milhares de pessoas todos os anos. Dessa forma, é impreenchível não olhar com bons olhos para toda essa organização. Valorizar a categoria é cuidar da arte. 

*Por Gislayne Araripe, Diretora Comercial da Beplauze. 


Leia também
Como a IA e a visão computacional estão impulsionando o futuro do varejo
Como a IA e a visão computacional estão impulsionando o futuro do varejo

O setor de varejo enfrentou várias mudanças nos últimos anos, incluindo o aumento do comércio online, a digitalização dentro das […]

A importância da segurança cibernética na manufatura
A importância da segurança cibernética na manufatura

Desde o advento da Revolução Industrial, a indústria de manufatura tem estado na vanguarda da inovação, em uma incessante busca […]

Varejo 2024: expectativa e tendências
Varejo 2024: expectativa e tendências

O comércio, considerado um dos principais motores essenciais para movimentar a economia mundial e conectar países, reserva para 2024 expectativas […]

Muito além de empregos, LinkedIn é hub de oportunidades de negócios
Muito além de empregos, LinkedIn é hub de oportunidades de negócios

Conhecido por ser uma plataforma de procura de emprego e networking profissional, o LinkedIn evoluiu significativamente nos últimos anos. No […]

Refletindo sobre o marketing de influência em 2024
Refletindo sobre o marketing de influência em 2024

À medida que nos aproximamos de 2024, o cenário nacional e internacional do marketing de influência passa por transformações significativas, impulsionadas […]