Notícias

Opera sai na frente e se torna o primeiro navegador a adicionar suporte integrado ao TikTok

Usuários poderão agora acessar a rede social direto na barra lateral do navegador para desktop

A Opera anunciou hoje que está adicionando o TikTok à barra lateral de seu navegador de desktop para facilitar a navegação dos usuários. A integração da rede social na plataforma é resultado do aumento da popularidade do aplicativo  entre os usuários da Internet, bem como de uma forte demanda por esse recurso.

O navegador Opera – disponível para Windows, Mac e Linux – já possui vários mensageiros embutidos e plataformas de mídia social integradas na barra lateral. Agora, com a adição do TikTok, os usuários podem experimentar a plataforma de entretenimento diretamente no navegador. 

Continua após o anúncio

A adição do app é uma resposta às solicitações dos usuários: em uma pesquisa realizada pela Opera, 65% dos entrevistados da faixa etária de 18 a 35 anos que usavam a rede social disseram que adorariam ver o TikTok disponível em seus navegadores de desktop. O lançamento de hoje torna o Opera o único navegador a oferecer uma maneira de aproveitar a ferramenta sem abrir um aplicativo separado ou ter que pesquisar nas guias.

“O TikTok evoluiu de uma plataforma cheia de vídeos engraçados e curtos para uma fonte de entretenimento, notícias e inspiração. Com este lançamento, a Opera está respondendo às solicitações de nossos usuários para ter o TikTok na ponta dos dedos”, disse Joanna Czajka, diretora de produtos da Opera. “Normalmente, as pessoas que começaram a usar os mensageiros e as plataformas de mídia social disponíveis na barra lateral do Opera não querem voltar para um mundo sem isso”, acrescentou Czajka.

O levantamento da Opera descobriu ainda que, uma vez que as pessoas se tornam usuários da rede social, elas passam a classificar o TikTok como a plataforma de mídia social que acessam com mais frequência. Globalmente, 86% dos entrevistados ativos no TikTok usavam o app para encontrar entretenimento, notícias (35%) e para ficar por dentro das tendências (34%). Curiosamente, mais de dois terços usaram o TikTok para pesquisa de informações.

As principais razões que os entrevistados apresentaram para usar o TikTok no navegador de desktop foram a necessidade de desligar seus telefones, o desejo de assistir a vídeos de formato mais longo, como tutoriais ou palestras, e realizar pesquisas.

TikTok no Opera

A versão Web do TikTok permite que os usuários aproveitem o conteúdo envolvente da plataforma em uma tela grande. Além disso, os usuários do navegador Opera para desktop podem enviar o seu conteúdo para a rede social diretamente do navegador, permitindo que editem em uma tela maior antes de enviar seus vídeos.

“Ao construir nossos navegadores, sempre seguimos o que é popular entre nossos usuários, mas também tentamos aprender como, quando e onde as pessoas interagem com esses serviços de tendências ou plataformas de mídia social. O próximo passo em nosso processo de design é descobrir como um navegador pode participar disso de uma maneira que traga mais valor para nossos usuários. O foco das pessoas está sempre no que elas querem fazer, não em qual dispositivo. Talvez alguém queira cozinhar um ótimo jantar, assistindo a um tutorial no TikTok. Ter que desbloquear o telefone com as mãos gordurosas toda vez que a tela apaga enquanto você cozinha pode fazer com que a comida ou o telefone caiam no chão. Esse é, claro, um caso de uso específico em que o acesso em um laptop ajuda, mas as possibilidades são infinitas”, acrescentou Joanna Czajka, diretora de produto da Opera.

Além de evitar quedas de smartphones e ser mais conveniente para vídeos de formato mais longo ou postar conteúdo, o uso do TikTok no Opera tem o benefício adicional de ser uma maneira de usar a Web sem distrações: as pessoas decidem quando acessar seu “For You Feed” e podem verificar o fluxo de conteúdo e voltar facilmente à atividade anterior. O uso do navegador de desktop Opera também garante que a experiência de navegação permaneça privada e segura, com os usuários não compartilhando dados adicionais com os serviços que acessam além do que compartilharam com um site. Para um nível extra de privacidade e segurança, eles podem ainda ativar o recurso de bloqueador de anúncios ou usar a VPN integrada do navegador.

E, para utilizar a nova ferramenta, é fácil: o TikTok agora está disponível diretamente na barra lateral do Opera para novos usuários. Os usuários existentes do Opera podem ativá-lo clicando com o botão direito do mouse na barra lateral do navegador e ativando-o na seção "Mensageiros" da barra lateral. Feito isso, os usuários podem começar a usar a rede social no Opera. 

*Imagem: Divulgação / Opera


Leia também
Vivo anuncia parceria com a BH Airport para digitalizar operação do Aeroporto Internacional de BH com 5G e IoT

Vivo anuncia parceria com a BH Airport para digitalizar operação do Aeroporto Internacional de BH com 5G e IoT

A Vivo foi escolhida pela BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, para integrar um ecossistema...

SAC: novas regras começam a valer hoje

SAC: novas regras começam a valer hoje

A partir de hoje (03), prestadores de serviços deverão se adequar às novas regras do Serviço de Atendimento ao...

TeamViewer e Hyundai Motor Company selam parceria estratégica para acelerar a inovação digital em nova fábrica automotiva inteligente

TeamViewer e Hyundai Motor Company selam parceria estratégica para acelerar a inovação digital em nova fábrica automotiva inteligente

A TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de...

Claro e Embratel apresentam soluções de conectividade para agropecuária na 45ª Expointer

Claro e Embratel apresentam soluções de conectividade para agropecuária na 45ª Expointer

A Claro e a Embratel, empresa responsável pelas soluções corporativas da operadora, participam da 45ª edição...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário