Notícias

Vivo anuncia parceria com a BH Airport para digitalizar operação do Aeroporto Internacional de BH com 5G e IoT

Parceria terá início com o novo laboratório 5G e abre caminho para uma operação aeroportuária mais automatizada, a partir de soluções baseadas em Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data

A Vivo foi escolhida pela BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, para integrar um ecossistema de inovação na operação do terminal mineiro. A parceria terá início com o fornecimento de conectividade 5G para o novo laboratório de testes, a ser construído dentro das instalações do aeroporto. Com inauguração prevista para o próximo ano, a iniciativa contempla o desenvolvimento de aplicações em logística, segurança e mobilidade, com foco em ampliar, por exemplo, a eficiência de soluções de reconhecimento facial, escaneamento de bagagens, rastreamento de malas em tempo real, dentre outras inovações.

Continua após o anúncio

“Temos uma minicidade instalada no nosso terminal, com uma gama de serviços como estacionamento, lojas, logística de carga, segurança e estação de tratamento de esgoto, onde transitam cerca de 40 mil pessoas por dia”, assinala o CEO da BH Airport, Kleber Meira. “Nosso objetivo é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente smart city, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança”, revela. “Contar com a Vivo nesse sentido é abrir caminho para um mundo de possibilidades”, reforça Kleber Meira.

A iniciativa de construção do projeto do Centro de Inovação transformará o aeroporto em um hub que contará com a participação de empresas de tecnologia, indústrias, startups e universidades, propiciando um cenário rico de compartilhamento de informações, provas de conceito, pesquisa e desenvolvimento. Para a Vivo, a parceria fomentará ideias e novas oportunidades de negócios, refletindo em maior sustentabilidade e melhores experiencias para a sociedade como um todo.

“A Vivo é cofundadora do novo laboratório 5G e, ao lado da BH Airport, vai viabilizar a integração do nosso ecossistema digital no ambiente aeroportuário, aumentando a eficiência e oferecendo mais inteligência à operação”, explica o diretor de Operações da Telefónica Tech IoTCo, Diego Aguiar. “Com esse hub, queremos atrair a atenção de empresas que tenham a inovação em sua estratégia para cocriação e engajar a participação de universidades na liderança de pesquisas”, complementa. “Nossa atuação no mercado nacional nos credencia para sermos os principais orquestradores desse ambiente digital que orbitam IoT, Big Data e Analytics”, destaca Diego Aguiar.

O ecossistema projetado pela Vivo introduz e estimula a exploração de serviços e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT), viabilizando tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas, a partir do uso de ferramentas de Big Data e inteligência artificial embarcadas nos dispositivos conectados. “Colocaremos à disposição da operação e ao hub um portfólio de soluções que geram mais eficiência por meio de uma operação mais automatizada. São soluções de gerenciamento de frotas, gestão de equipes operacionais e facilities, eficiência energética, assim como soluções de marketing de proximidade através de wifi e sinalização digital”, enumera Aguiar.

Além do 5G, cuja baixa latência será um importante diferencial na automação da operação aeroportuária, a infraestrutura de conexão oferecida inclui também as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT, seja no campo ou indústria. O aeroporto poderá optar pela tecnologia que melhor atende as suas necessidades, garantindo aos dispositivos conectados maior autonomia de bateria, operações mais eficientes e sustentáveis, além da segurança de poder contar com uma rede dedicada. 

*Imagem: Freepik


Leia também
Opera sai na frente e se torna o primeiro navegador a adicionar suporte integrado ao TikTok

Opera sai na frente e se torna o primeiro navegador a adicionar suporte integrado ao TikTok

A Opera anunciou hoje que está adicionando o TikTok à barra lateral de seu navegador de desktop para facilitar a...

SAC: novas regras começam a valer hoje

SAC: novas regras começam a valer hoje

A partir de hoje (03), prestadores de serviços deverão se adequar às novas regras do Serviço de Atendimento ao...

TeamViewer e Hyundai Motor Company selam parceria estratégica para acelerar a inovação digital em nova fábrica automotiva inteligente

TeamViewer e Hyundai Motor Company selam parceria estratégica para acelerar a inovação digital em nova fábrica automotiva inteligente

A TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de...

Claro e Embratel apresentam soluções de conectividade para agropecuária na 45ª Expointer

Claro e Embratel apresentam soluções de conectividade para agropecuária na 45ª Expointer

A Claro e a Embratel, empresa responsável pelas soluções corporativas da operadora, participam da 45ª edição...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário