O blog Falando Tech usa cookies de navegação. Ao continuar a navegação, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade.
A Dynatrace, plataforma líder em observabilidade baseada em Inteligência Artificial (IA), anuncia os resultados de uma pesquisa global independente com 842 Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e outros líderes seniores de tecnologia envolvidos em operações de TI e gerenciamento de DevOps em grandes organizações. O Relatório State of Observability 2025 da Dyantrace revela que, embora a adoção da IA esteja acelerando, as preocupações com a confiabilidade e a confiança tornam desafiadora a transição das iniciativas do conceito para a produção. Para lidar com isso, os líderes empresariais estão priorizando soluções de observabilidade para escalar seus projetos de Inteligência Artificial, com mais de dois terços (70%) afirmando que os orçamentos para observabilidade aumentaram no último ano.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
As principais conclusões do relatório incluem:
Adoção da IA
– 100% dos líderes empresariais entrevistados estão usando IA como parte de suas operações atualmente. Os principais casos de uso da Inteligência Artificial incluem gerenciamento de dados (57%), governança da IA (50%) e operações de segurança (46%).
– Casos de uso da IA, como sustentabilidade (27%) e gerenciamento de logs (29%), apresentam oportunidades promissoras para as organizações expandirem a adoção e obterem maior eficiência e Retorno sobre o Investimento (ROI).
– As duas principais categorias em que os líderes empresariais preveem que a automação baseada em IA agregue valor significativo são a detecção e resposta em tempo real a riscos de segurança (37%) e a detecção de anomalias (41%).
Governança, confiança e segurança da IA
– Um em cada quatro líderes empresariais acredita que melhorar a governança e a confiança na IA deve ser sua maior prioridade.
– Para os líderes responsáveis pela governança de dados, as duas principais áreas de preocupação com a confiabilidade da IA estão relacionadas à qualidade e previsibilidade dos dados (50%) e à privacidade dos dados (45%).
– Mais de dois terços (69%) das decisões baseadas em IA ainda incluem processos com intervenção humana para verificar a precisão.
– Quase todos (98%) os líderes empresariais relataram usar Inteligência Artificial para gerenciar a conformidade de segurança de alguma forma, com 69% observando um aumento nos orçamentos para detecção de ameaças baseada em IA no ano passado e esperando um aumento nos orçamentos no próximo ano.
“Software e aplicações de TI corporativos devem evoluir da simples adição de Inteligência Artificial aos sistemas existentes para a criação de experiências verdadeiramente nativas de IA”, diz Alois Reitbauer, Estrategista-Chefe de Tecnologia da Dynatrace. “Essa mudança traz novos desafios para a observabilidade, pois as organizações devem garantir que seus sistemas baseados em Inteligência Artificial sejam transparentes, confiáveis e escaláveis. A observabilidade se torna a base fundamental, fornecendo a inteligência compartilhada necessária para enfrentar esses desafios, tomar decisões mais inteligentes e promover uma automação segura e eficiente em escala.”
Outras conclusões do relatório incluem:
– Mais de 50% dos líderes empresariais acreditam que as soluções automatizadas de observabilidade em tempo real irão melhorar a experiência do cliente no próximo ano.
– 46% dos líderes empresariais acreditam que o maior ROI da observabilidade baseada em Inteligência Artificial virá da otimização das configurações dos modelos de IA.
– Até 2030, 50% dos líderes empresariais esperam ter adotado recursos de criptografia de dados, de avaliações de risco e de detecção de ameaças baseados em IA.
– 70% dos entrevistados afirmam que os orçamentos para observabilidade aumentaram no último ano, e três quartos (75%) esperam que os orçamentos aumentem no próximo ano fiscal.
“A observabilidade está mudando de relatar a telemetria sobre a integridade das aplicações para informar as decisões que orientam os negócios”, complementa Reitbauer. “À medida que mais dessas decisões são apoiadas pela IA, a observabilidade se torna a chave para liberar todo o potencial do suporte à decisão orientado pela Inteligência Artificial, fornecendo o contexto confiável, as proteções e os ciclos de feedback de que os líderes precisam para agir com confiança em escala.”
Este relatório é baseado em uma pesquisa global realizada pela Qualtrics e encomendada pela Dynatrace com 842 CIOs, CTOs e outros líderes seniores de tecnologia envolvidos em operações de TI e gerenciamento de DevOps em grandes empresas com receita anual igual ou superior a US$ 100 milhões. A amostra incluiu 206 entrevistados nos Estados Unidos, 125 na Alemanha, 129 na França, 130 na Espanha, 128 na Itália e 124 no Japão.