Gartner alerta que apenas 48% das iniciativas digitais atendem ou superam as metas de resultados de negócios 

Pesquisa Gartner revela que só 48% das iniciativas digitais superam metas. "Vanguarda Digital" lidera com 71% de sucesso nos resultados

Mercado Tech
Imagem: Freepik (Pikaso) / Falando Tech

De acordo com a pesquisa mundial do Gartner, apenas 48% das iniciativas digitais realizadas nas empresas atendem ou superam as metas de resultados de negócios. Mais de 3.100 CIOs (Chief Executive Officers) e executivos de tecnologia, além de mais de 1.100 executivos de C-Level de outras áreas (CxOs) participaram da pesquisa que constatou, também, que um pequeno grupo de CIOs e CxOs, conhecido como a “Vanguarda Digital”, conseguiu apresentar a maior taxa de sucesso, com 71% das iniciativas digitais atendendo ou superando as metas e atingindo os resultados previstos. 

“Essa Vanguarda Digital se diferencia do restante dos CIOs e de executivos de C-Level porque compartilham a responsabilidade pela entrega digital,” afirma Raf Gelders, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “CIOs e CxOs são igualmente responsáveis, responsabilizáveis e envolvidos na entrega das soluções digitais de que suas empresas necessitam. Isso representa uma mudança radical em relação ao paradigma tradicional de entrega de TI e de ‘patrocínio de projetos’ empresariais que predominam na maioria das empresas.” 

A pesquisa  2025 Gartner CIO and Technology Executive Survey coletou dados de 3.186 CIOs e executivos de tecnologia em 88 países de empresas de todos os principais setores, representando aproximadamente US$ 17,6 trilhões em receitas/orçamentos do setor público e US$ 351 bilhões em gastos com TI. Esta pesquisa foi complementada com insights de 1.126 líderes executivos que que atuam em outras diretorias (CxOs), fora da área de TI. 

Os CxOs da Vanguarda Digital se destacam dos demais CxOs, pois dedicam mais tempo e recursos pessoais à entrega digital. Eles compartilham a responsabilidade pelo trabalho digital de ponta a ponta com seus CIOs e alocam 35% de suas equipes que são da área de negócios para trabalhar com tecnologia (contra 21% dos demais CxOs). Eles também trabalham muito próximos da área de TI, reunindo-se com seus CIOs pelo menos quatro vezes mais do que os outros executivos. 

“Por trás de cada executivo da Vanguarda Digital há também um CIO da Vanguarda Digital orientando e capacitando os líderes e suas equipes para construírem juntos a entrega digital junto com o time de tecnologia”, diz Jaime Capella, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Os CIOs da Vanguarda Digital incentivam seus pares a se tornarem também diferenciados. Esses CIOs facilitam para que seus CxOs liderem a área digital com eles e para que as equipes da área de negócios desenvolvam soluções digitais em conjunto com a TI.” 

“O sucesso dos CIOs agora depende do sucesso de seus CxOs”, destaca Capella. “Para ter êxito na próxima fase das iniciativas digitais, os CIOs precisam que seus pares trabalhem em conjunto e co-liderem com eles. Então, seus destinos estão entrelaçados: um não pode ter sucesso sem o outro.” 

CIOs buscam plataformas atraentes e fáceis de usar para todos os tecnólogos

Mais de 80% dos CIOs entrevistados na 2025 Gartner CIO and Technology Executive Survey afirmam que esperam aumentar seus investimentos em 2025 em recursos e tecnologias robustas, como cibersegurança, Inteligência Artificial (IA), IA Generativa, Business Intelligence, soluções de analytics e tecnologias de integração de APIs (mecanismos de comunicação entre componentes de software). 

“Os CIOs da Vanguarda Digital não investem nessas tecnologias para serem utilizadas apenas pela área de TI. Eles também as tornam fáceis de usar por outros executivos, tecnólogos potenciais fora da TI”, acrescenta Gelders. “Em média, temos 26% dos funcionários das áreas de negócios dedicados à construção, implementação ou gestão de tecnologia. Muitas dessas tecnologias contribuem naturalmente para aliviar a carga de trabalho em toda a empresa, acelerando o tempo de entrada no mercado e a geração de valor, promovendo a responsabilidade dos CxOs.” 

Na outra extremidade do espectro, 43% dos CIOs indicam que esperam reduzir o investimento em infraestrutura de legado e em tecnologias de Data Center. Essa tendência tem se tornado mais comum nos últimos anos, principalmente devido à migração para soluções baseadas em Nuvem. Isso se compara com 33% que pretendem aumentar esses investimentos, em parte por terem adquirido infraestrutura on-premises para experimentar e produzir soluções de IA Generativa. 

Desenvolvimento de habilidades de liderança em tecnologia e digital por todos os tecnólogos

Apenas 16% dos CIOs entrevistados priorizam a formação de uma força de trabalho em tecnologia em toda a empresa (além de seus próprios departamentos de TI) em 2025. Isso limitará a capacidade da empresa de extrair o máximo de seus investimentos digitais, condenando-as a perpetuar o baixo número (48%) de iniciativas digitais que atingem ou superam as metas de resultados de negócios. 

Além disso, apenas 18% dos CIOs afirmam que irão priorizar o compartilhamento de liderança em tecnologia com outras áreas de negócios, um requisito essencial para expandir a vanguarda digital. 

“Os CIOs da Vanguarda Digital planejam as necessidades de habilidades digitais não apenas para a equipe de TI, mas também para todos os tecnólogos potenciais e atuais de suas empresas”, afirma Gelders. 

Dois terços dos CIOs da Vanguarda Digital (contra 22% dos demais CIOs) vão além e ajudam as áreas de negócios a preverem suas próprias necessidades de habilidades digitais entre os funcionários da área. 

Mais informações podem ser encontradas em “2025 CIO and Technology Executive Agenda: Grow The Digital Vanguard.”

*Fonte: Gartner


Leia também