Gartner indica que remessas mundiais de PCs caíram 12,6% no segundo trimestre de 2022

Remessas mundiais de PCs caíram em 2022
Imagem:

Resultado é a maior queda do mercado global de PCs para um único trimestre nos últimos nove anos

Segundo uma pesquisa do Gartner, remessas mundiais de PCs totalizaram 72 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, número que representa uma queda de 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o maior declínio em nove anos para o mercado global de PCs. Segundo analistas, a redução é causada por uma série de fatores incluindo desafios geopolíticos, econômicos e da cadeia de suprimentos que afetam todos os mercados regionais. 

“O declínio observado no primeiro trimestre de 2022 acelerou no segundo trimestre, impulsionado pela instabilidade geopolítica causada pela invasão russa à Ucrânia, além da pressão inflacionária nos gastos e pela queda acentuada na demanda por Chromebooks”, diz Mikako Kitagawa, Diretor de Pesquisa do Gartner. As interrupções na cadeia de suprimentos também continuaram, mas a principal causa dos atrasos na entrega de PCs deixou de ser a falta de componentes, se concentrando nas interrupções logísticas. 

Os compradores corporativos continuaram a experimentar prazos de entrega mais longos do que o normal, mas esse cenário começou a melhorar no final do segundo trimestre, parcialmente devido à reabertura das principais cidades da China no meio do trimestre. 

Para manter os lucros à medida que a inflação aumenta os custos, a indústria de PCs acresce os preços médios de venda (ASPs) apesar do enfraquecimento da demanda. A redução na oferta de Chromebooks, que tendem a ter preços baixos, e a mudança para produtos premium também influenciaram o ASP médio. No entanto, um aumento no estoque pode causar um declínio do valor médio, pois os fornecedores tentarão diminuir o estoque. 

Os três principais fornecedores do mercado mundial de PCs sofreram declínios nas remessas de PCs no segundo trimestre de 2022, mas sua classificação permaneceu inalterada. A combinação de queda de 27,5% da HP e de 5,2% da Dell permitiu que a própria Dell chegasse a 0,3 ponto percentual em relação a HP em participação de mercado. A Apple foi o único fornecedor a registrar crescimento no segundo trimestre de 2022, impulsionado pela popularidade do dispositivo M1. 

Entre os fabricantes, a pesquisa do Gartner indica que as remessas mundiais de PCs da Lenovo caíram na comparação ano a ano, implicando no terceiro trimestre consecutivo de declínio para a empresa. No entanto, a empresa cresceu 2% em sua participação no mercado mundial de desktops, em parte devido a melhorias em sua cadeia de suprimentos na EMEA (Europa, Oriente Médio e África). A HP teve um declínio de 27,5% no segundo trimestre de 2022, principalmente em consequência da acentuada queda nas vendas de Chromebooks. No caso da Dell, as remessas diminuíram ano a ano pela primeira vez, desde o terceiro trimestre de 2020, em todas as principais regiões, exceto na América Latina, onde a empresa registrou um crescimento de 6,5%. Apesar do declínio geral, a participação de mercado da Dell aumentou 1% em comparação a um ano atrás.   

Visão geral regional — O mercado de PCs dos Estados Unidos caiu 17,5% no segundo trimestre de 2022. Embora o mercado tenha registrado um crescimento nas remessas de desktops e laptops, esse crescimento foi compensado por um declínio de 50% ano a ano nas vendas de Chromebooks. A Dell garantiu o primeiro lugar no mercado de PCs nos Estados Unidos com 27,2% de participação. Apesar de uma queda de 43,5% no número de remessa, a HP ocupou a segunda posição com 22,3% de participação de mercado. 

O mercado de PCs da EMEA foi o mais atingido no segundo trimestre de 2022, com uma queda de 18% nas remessas, atingindo apenas 17,8 milhões de unidades. “Este é um grande revés no volume total após dois anos de crescimento muito forte estimulado pelo COVID-19 e pelo interesse renovado no segmento de PCs entre os consumidores e o segmento educacional”, diz Kitagawa. “O abandono das operações na Rússia devido à guerra na Ucrânia teve um impacto ainda maior no mercado, já que as remessas de PCs russos para os principais fornecedores costumavam contribuir entre 5-10% do volume total de PCs da EMEA.” 

A região da EMEA também teve um declínio de 20% nas remessas de notebooks, enquanto as remessas de Chromebooks tiveram queda acima de 50% na comparação ano a ano. Este é o resultado de uma demanda geral lenta de consumidores em muitos países da EMEA, lutando com aumentos de preços em muitos produtos, especialmente de combustível e energia. Um nível muito alto de inflação afetará negativamente o poder de compra do consumidor no segundo semestre de 2022 e possivelmente no primeiro semestre de 2023. 

O mercado da Ásia-Pacífico (excluindo o Japão) caiu 5,2% no segundo trimestre de 2022, impulsionado por um declínio de 16% nas vendas na China. A política de zero Covid-19 chinesa impactou drasticamente a economia com bloqueios em Xangai, interrompendo transportadoras, impactando a logística e quaisquer pedidos e entregas online durante o período. 

Por outro lado, o mercado japonês caiu 10,8% no segundo trimestre de 2022. O declínio foi parcialmente impactado pela forte desvalorização do iene japonês. Os preços dos PCs aumentaram constantemente como reflexo do fraco valor da moeda. Outros fatores de influência incluem o aumento dos custos de combustível e o impacto temporário do bloqueio na China, reduzindo os gastos com TI em geral. 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
Estratégias não Omnichannel ameaçam crescimento de negócios e relevância no mercado
Estratégias não Omnichannel ameaçam crescimento de negócios e relevância no mercado

No atual cenário de comércio global, os consumidores desempenham o papel central na elaboração de estratégias de vendas das empresas. […]

Avanços do mercado solar e perspectivas para 2024
Avanços do mercado solar e perspectivas para 2024

O papel do armazenamento de energia na transição para fontes renováveis O mercado de armazenamento de energia desempenha um papel […]

Santander Universidades oferece 75 mil bolsas de programação pelo Santander Bootcamp 2024
Santander Universidades oferece 75 mil bolsas de programação pelo Santander Bootcamp 2024

O Santander Universidades está com as inscrições abertas para o Santander Bootcamp 2024. Em sua quarta edição, o programa 100% […]

Mercado Tech em 2024: O que as empresas esperam dos profissionais?
Mercado Tech em 2024: O que as empresas esperam dos profissionais?

As empresas de tecnologia estão cada vez mais em busca de talentos que não só possuam competências técnicas aprimoradas, mas […]

Por que apostar na automação e integração dos softwares?
Por que apostar na automação e integração dos softwares?

As empresas desenvolvedoras de softwares apostam cada vez mais na automação e na integração das suas ferramentas como um diferencial […]