5 dicas para desenhar seu orçamento anual de Marketing

Daniel Guinezi - CEO da Uncover
Imagem: divulgação / Uncover / Daniel Guinezi

Definir, no início do ano, como um orçamento de Marketing será gerido ao longo de 12 meses exige planejamento, análise contínua e definição de mensuração de resultados.  Daniel Guinezi, CEO da Uncover, levantou 5 perguntas que todo líder deve questionar antes de desenhar o seu orçamento anual de marketing, a fim de evitar conflitos financeiros. Confira!

1) Qual é a alocação ideal por etapa do funil?

Há quem diga que o modelo de funil está morto, mas o fato é que ele ainda é muito importante para organizar os investimentos em marketing conforme um objetivo específico. Awareness, consideração e conversão permanecem conceitos relevantes, e cada um têm uma natureza diferente. É preciso, portanto, compreender como essas etapas interagem no curto e no longo-prazo para definir a alocação ideal.

2) Quais canais de mídia estão saturados?

É muito comum vermos até 20% do orçamento sendo desperdiçado com canais de mídia saturados. Isso pode ser melhorado observando a curva de saturação, que relaciona investimento vs. vendas por canal. Nesta curva, os ganhos potenciais e os desperdícios (ou sub investimentos) são revelados. 

 3) Qual é o retorno incremental dos canais de mídia digital?

A atribuição por last-click é boa para otimizar investimentos no nível granular, por exemplo, na análise de campanhas específicas, mas deve ser levada em conta com ressalvas na hora de analisar qual o retorno que cada canal traz. Mais fundamental aqui é ter estimativas precisas de incrementalidade e saturação para cada estratégia de mídia, tendo em vista que incrementalidade é a capacidade do marketing de gerar um aumento nos indicadores-chave de desempenho do negócio em comparação com a venda natural, aquela que independe do marketing.

4) Como serei impactado pelas variáveis de mercado?

Nenhuma empresa existe no vácuo. Isso significa que analisar externalidades e cenários possíveis é obrigatório. Toda empresa pode ser impactada por fatores diversos como desemprego, viradas na macroeconomia, interesse na categoria e concorrência. É fundamental estudar para prever e mitigar o impacto destes fatores na hora de se definir o esforço necessário de investimentos.

5) Quanto crescimento meu budget consegue gerar?

De maneira geral, investimento em mídia representa entre 5% e 40% das vendas totais, a depender do estágio e natureza do negócio. É preciso saber a relação entre volume total investido em marketing vs. previsão de vendas para determinar um montante que viabilize alcançar as metas colocadas.

Todo orçamento deve ser revalidado ao longo do ano para ajustes de rotas, claro. Mas, refletir sobre essas questões no início de cada ciclo previne dores de cabeças futuras e palpites sem embasamento.


Leia também
Páscoa: estratégias de vendas para alavancar resultados
Páscoa: estratégias de vendas para alavancar resultados

Maximize seus resultados na Páscoa com estratégias simples de marketing digital. Entenda seu público, trabalhe o marketing de conteúdo, preocupe-se com design, engaje seus seguidores, proporcione experiências e avalie o retorno

O Marketing na Era da Experiência 3D
O Marketing na Era da Experiência 3D

Nesse cenário concorrido, ganhar a consideração dos clientes se tornou um imenso desafio para os departamentos de Marketing. Saiba mais no blog!

E-mail marketing empresarial: 5 aplicativos gratuitos que auxiliam no contato
E-mail marketing empresarial: 5 aplicativos gratuitos que auxiliam no contato

Ao pensar em como adquirir os melhores resultados para uma empresa, sempre nos esforçamos para fazer o melhor, principalmente se […]

Marketing olfativo: O que é e como funciona no varejo?
Marketing olfativo: O que é e como funciona no varejo?

Pensando em consolidar sua marca de maneira emocional e se diferenciar no mercado? Vem saber mais sobre essa ferramenta. Cheirinho […]

Cinco dicas para criar uma cultura de dados em empresas de marketing
Cinco dicas para criar uma cultura de dados em empresas de marketing

Com a ascensão de novas formas de publicidade e vendas, as organizações de marketing precisam mais do que nunca buscar […]