Páscoa: estratégias de vendas para alavancar resultados

Carrinho com ovos de páscoa
Imagem: MicroStockHub / Canva

Comércios que vendem ovo, chocolate e doces variados podem aumentar o faturamento aplicando táticas de Marketing Digital

A Páscoa está chegando, mas ainda dá tempo de autônomos e pequenos e médios empreendedores aplicarem técnicas de marketing digital para alavancar os resultados no período mais saboroso do ano. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela panificadora estadunidense St. Pierre, três de cada cinco pessoas afirma que o humor melhora com boa comida. Então que tal garantir alegria para o público, enquanto potencializa os resultados? 

Para isso, algumas estratégias simples podem ser aplicadas nos dias que antecedem a data. A equipe da KingHost preparou um passo a passo completo para PMEs e autônomos. 

  • Estude o comportamento do cliente 

Para vender bem um produto é fundamental conhecer o público. Isso significa entender as características, gostos e desejos, já que impacta não somente na definição de estratégia, mas também na construção de marca como um todo. 

Qual é a média de valores que estão dispostos a investir? Qual é a forma de pagamento? O que procuram na hora de comprar doces na Páscoa? Quais são as maiores dores? 

Obtenha essas respostas antes de pensar em investir em estratégias de marketing ou mídias pagas. 

 

  • Considere trabalhar o Marketing de Conteúdo 

Quando tiver um levantamento detalhado e completo, considere trabalhar o marketing de conteúdo. Com publicações temáticas, linguagem solta e expressões divertidas, mas que tenham conexão com sua marca, é possível atingir o público de maneira eficiente. 

A equipe da KingHost aconselha movimentar bem as mídias sociais, principalmente com anúncios, mas avaliar a possibilidade de pensar em materiais para o site, com postagens de blog e materiais ricos, como guias e ebooks, pois garantem resultados duradouros (porém a médio-longo prazo). 

 

  • Entenda que o design é importante 

O chocolate pode ser uma delícia, mas o que vende mesmo é a apresentação. Portanto, além de produzir doces lindos, as imagens também precisam ter qualidade e produção. 

Caso sejam desenvolvidas artes de divulgação, a dica fundamental é pensar em legibilidade. Portanto, crie frases diretas, parágrafos curtos e insira elementos visuais. 

 

  • Engaje com os seguidores 

Uma coisa é fato: a maneira de consumir conteúdo mudou. As empresas não devem construir monólogos, mas criar storytellings envolventes e manter diálogo constante com o público-alvo. 

Sendo assim, é fundamental interagir com quem comenta, gosta e participa nos canais de comunicação. A partir disso é feita uma construção de laços tão fortes que clientes deixam de ser só clientes e se tornam verdadeiros fãs e defensores da loja e produto. 

 

  • Preocupe-se em proporcionar experiências 

Não só em datas comemorativas, mas em todos os dias do ano, a mensagem que fica é só uma: a experiência é o que fideliza e proporciona satisfação. Faça cada atendimento ainda mais especial. 

Foque no bom humor e individualização. As pessoas gostam de se sentir queridas e mostrar o quanto são significativas para um negócio é o diferencial. 

 

  • Faça um check-up nas mídias sociais e no site 

A manutenção é a chave para o bom funcionamento. Faça uma busca no site e procure páginas com erro, confira a velocidade de carregamento e se os certificados de segurança estão ativos. Certifique-se que o site está preparado para aguentar um possível aumento de acessos. 

Quanto às redes sociais, faça destaques com as principais informações e planeje campanhas direcionadas para potencializar seus resultados. 

Datas comemorativas colocam negócios em evidência e você vai querer estar preparado quando receber acesso de clientes. 

 

  • Avalie retorno das ações

Por fim, mensure o retorno sobre os esforços. Analise o crescimento em comparação a anos anteriores e também defina o que será feito a partir dos resultados. 

A empresa precisa continuar aplicando estratégias de marketing digital o ano inteiro para garantir sucesso. Entender os acertos e erros ajuda a otimizar o investimento e a criar planejamentos mais assertivos. 

 

Fonte: KingHost


Leia também
5 dicas para desenhar seu orçamento anual de Marketing
5 dicas para desenhar seu orçamento anual de Marketing

Definir, no início do ano, como um orçamento de Marketing será gerido ao longo de 12 meses exige planejamento, análise […]

O Marketing na Era da Experiência 3D
O Marketing na Era da Experiência 3D

Nesse cenário concorrido, ganhar a consideração dos clientes se tornou um imenso desafio para os departamentos de Marketing. Saiba mais no blog!

E-mail marketing empresarial: 5 aplicativos gratuitos que auxiliam no contato
E-mail marketing empresarial: 5 aplicativos gratuitos que auxiliam no contato

Ao pensar em como adquirir os melhores resultados para uma empresa, sempre nos esforçamos para fazer o melhor, principalmente se […]

Marketing olfativo: O que é e como funciona no varejo?
Marketing olfativo: O que é e como funciona no varejo?

Pensando em consolidar sua marca de maneira emocional e se diferenciar no mercado? Vem saber mais sobre essa ferramenta. CONTINUA […]

Cinco dicas para criar uma cultura de dados em empresas de marketing
Cinco dicas para criar uma cultura de dados em empresas de marketing

Com a ascensão de novas formas de publicidade e vendas, as organizações de marketing precisam mais do que nunca buscar […]