SketchUp lança atualização com novas funcionalidades

SketchUp lança atualização com novas funcionalidades
Imagem: Divulgação / Ilustração SketchUp

Software acaba de tornar muito mais fácil o trabalho em colaboração com usuários do Revit

SketchUp, software profissional para projetos 3D da Trimble, empresa global de tecnologia, está lançando sua versão 2023 com atualizações pedidas por seus usuários. A principal delas é o novo importador de arquivos Revit, que conecta as duas ferramentas poupando horas de trabalho com uma importação rápida e precisa.

Com o novo Importador Revit, o SketchUp para Desktop permite colaboração e comunicação eficientes entre as duas plataformas. As estruturas do modelo são preservadas na importação, traduzindo as famílias e categorias do Revit em componentes e tags no SketchUp, e os níveis do primeiro em seções no segundo. Além disso, cores e transparências de materiais são respeitadas, e o arquivo é otimizado para facilitar a manipulação das geometrias, reduzindo seu tamanho.

Como se trata de uma funcionalidade nativa, e não um plugin, a usabilidade é fluida e intuitiva, sem a necessidade de qualquer tipo de treinamento. O usuário pode simplesmente arrastar um arquivo do Revit para o SketchUp ou, a partir do SketchUp, clicar em Arquivo, Importar Modelo Revit, e selecionar o arquivo para importação.

“O novo Importador Revit no SketchUp acelerou meu processo de importação e limpeza do modelo de dois dias para algumas poucas horas, mesmo em modelos complexos”, conta Carl Goodiel, Gerente VDC que experimentou a nova funcionalidade em Beta. “Nós amamos esse importador. Nos poupou muito tempo e, para minha surpresa, o tamanho do arquivo resultante é bem menor do que o obtido por outros métodos. Esse importador se tornou essencial para nossos fluxos de trabalho”, conta Shyam Singh da GLMV Architecture.

A versão 2023 do SketchUp traz ainda novas ferramentas para reduzir erros e facilitar a modelagem, como o Flip, que permitirá pré-visualizar e realizar inversões e espelhamentos no modelo de forma precisa, garantindo a simetria. No LayOut, a novidade também está relacionada à interoperabilidade: o gerenciamento de arquivos DWG importados como referências. O usuário agora pode visualizar todas as referências externas, receber notificações a respeito de eventuais necessidades de atualização, relinkar ou removê-las, isso tudo garantindo a integridade dos pesos de linha, escalas e janelas de exibição.

O Importador Revit está disponível no plano de assinatura Studio do SketchUp, sem qualquer custo adicional.


Leia também