SketchUp lança atualização com novas funcionalidades

SketchUp lança atualização com novas funcionalidades
Imagem: Divulgação / Ilustração SketchUp

Software acaba de tornar muito mais fácil o trabalho em colaboração com usuários do Revit

SketchUp, software profissional para projetos 3D da Trimble, empresa global de tecnologia, está lançando sua versão 2023 com atualizações pedidas por seus usuários. A principal delas é o novo importador de arquivos Revit, que conecta as duas ferramentas poupando horas de trabalho com uma importação rápida e precisa.

Com o novo Importador Revit, o SketchUp para Desktop permite colaboração e comunicação eficientes entre as duas plataformas. As estruturas do modelo são preservadas na importação, traduzindo as famílias e categorias do Revit em componentes e tags no SketchUp, e os níveis do primeiro em seções no segundo. Além disso, cores e transparências de materiais são respeitadas, e o arquivo é otimizado para facilitar a manipulação das geometrias, reduzindo seu tamanho.

Como se trata de uma funcionalidade nativa, e não um plugin, a usabilidade é fluida e intuitiva, sem a necessidade de qualquer tipo de treinamento. O usuário pode simplesmente arrastar um arquivo do Revit para o SketchUp ou, a partir do SketchUp, clicar em Arquivo, Importar Modelo Revit, e selecionar o arquivo para importação.

“O novo Importador Revit no SketchUp acelerou meu processo de importação e limpeza do modelo de dois dias para algumas poucas horas, mesmo em modelos complexos”, conta Carl Goodiel, Gerente VDC que experimentou a nova funcionalidade em Beta. “Nós amamos esse importador. Nos poupou muito tempo e, para minha surpresa, o tamanho do arquivo resultante é bem menor do que o obtido por outros métodos. Esse importador se tornou essencial para nossos fluxos de trabalho”, conta Shyam Singh da GLMV Architecture.

A versão 2023 do SketchUp traz ainda novas ferramentas para reduzir erros e facilitar a modelagem, como o Flip, que permitirá pré-visualizar e realizar inversões e espelhamentos no modelo de forma precisa, garantindo a simetria. No LayOut, a novidade também está relacionada à interoperabilidade: o gerenciamento de arquivos DWG importados como referências. O usuário agora pode visualizar todas as referências externas, receber notificações a respeito de eventuais necessidades de atualização, relinkar ou removê-las, isso tudo garantindo a integridade dos pesos de linha, escalas e janelas de exibição.

O Importador Revit está disponível no plano de assinatura Studio do SketchUp, sem qualquer custo adicional.


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]